Carro que dá partida e não liga. O que era? Motor de Passo. Resolvido!

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
killwinters
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Sexta-feira 05 2015f Junho 2015 07:56:58 PM
Localização: Bom Conselho - PE
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Carro que dá partida e não liga. O que era? Motor de Passo. Resolvido!

Mensagem por killwinters »

Boa tarde meu povo!
Depois de mexer e mexer mexer, ACHEI!
Meu carro ligava bem pela manhã frio depois não ligava mais só apertando o acelerador um pouquinho!
Troquei tudo, passo, lambda,agua,rpm,borboleta, bicos, pressao e bomba.
E o defeito coisa de maluco kkkkk
Tava na motor de passo! Mas ele tava OK, perfeito! testado! O problema era o seguinte era como se o lugar onde ele fica tivesse mais baixo do que deve ser. Quando desparafusava e levantava o motor de passo um pouquinho o carro ligava. Ai colocou uma borrachinha ao redor dele só para ele levantar um pouquinho e o carro FINALMENTE LIGOU NORMAL! :mrgreen: No Fim eu ganhei! kkkk
Espero que ajude outras pessoas! Para fazer o teste se é isso é so desparafusar o motor de passo e levantar uma besteirinha e pedir para outra pessoa da a partida.
Wassant*01
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Sábado 17 2016f Dezembro 2016 05:41:38 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Wassant*01 »

Que borracha é essa, é um anel o'ring que fica dentro do furo onde vai o atuador? Ou algo externo que vc colocou no flange onde ele vai montado?

Enviado de meu C6503 usando Tapatalk
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

eu procuraria o defeito e consertaria, não ia inventar essa engenharia q não existe original como solução do problema....
garanto q o povo troca simplesmente tirando um e colocando outro, ninguém para nem pra olhar onde se apoia a ponta do motor de passo qnt mais os detalhes principais da cavidade....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Estranho...pode ter ocorrido uma baita coincidência...

O motor de passo tem um curso bem maior que a sua cavidade...a ECU atua nele para regular a ML nos 850 (ou em outra rotação dependendo do motor), e mesmo que aquele O-ring tenha ficado viciado, para menos, a coisa se auto ajusta...

Como se ajusta o motor de passo?

Em Corsas antigos, basta acelerar além de 3500 RPM e desligar a chave...ao ligar novamente, aguarde uns 30s para triscar o motor...pronto a ECU vai ajustar a rotação certa e ponto final...esta informação (posição), ficará gravada em memória até um resset ou um novo procedimento para reajuste.

Pode ter ocorrido o seguinte: aquele dente da engrenagem a partir do qual ela (a ECU), sabe que é o zero (fechado), tenha se quebrado e ao alterar a profundidade com uma arruela ou O-ring mais gordo, a profundidade de fechamento se modifica...mas como não foi feito um novo procedimento de reajuste, ela foi enganada (por sorte para um resultado satisfatório), ou se foi feito, aquele dente quebrado ficou em outra posição que não influencia o resultado final.
killwinters
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Sexta-feira 05 2015f Junho 2015 07:56:58 PM
Localização: Bom Conselho - PE
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por killwinters »

kkkkkk rapaz já faz tempo que venho procurando!
nesse mesmo dia testei outro motorzinho de passo e nada. Sensor de RPM nada. Fora o que já coloquei até hoje né. 3 bicos, 1 sensor de borboleta delph e 1 lambda delph, o motor de passo, regulador de pressão, sensorzim da água, limpeza de tbi e o MAP! E quando fez isso ligou! Não se conta as vezes que já resetei tbm a ECU! enfim eu agora posso viver em paz com minha gambiarra kkkkk além que vou vender ele próximo mês para mim chega de quebrar cabeça. Agora vou de honda fit
killwinters
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Sexta-feira 05 2015f Junho 2015 07:56:58 PM
Localização: Bom Conselho - PE
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por killwinters »

Bange escreveu:Estranho...pode ter ocorrido uma baita coincidência...

O motor de passo tem um curso bem maior que a sua cavidade...a ECU atua nele para regular a ML nos 850 (ou em outra rotação dependendo do motor), e mesmo que aquele O-ring tenha ficado viciado, para menos, a coisa se auto ajusta...

Como se ajusta o motor de passo?

Em Corsas antigos, basta acelerar além de 3500 RPM e desligar a chave...ao ligar novamente, aguarde uns 30s para triscar o motor...pronto a ECU vai ajustar a rotação certa e ponto final...esta informação (posição), ficará gravada em memória até um resset ou um novo procedimento para reajuste.

Pode ter ocorrido o seguinte: aquele dente da engrenagem a partir do qual ela (a ECU), sabe que é o zero (fechado), tenha se quebrado e ao alterar a profundidade com uma arruela ou O-ring mais gordo, a profundidade de fechamento se modifica...mas como não foi feito um novo procedimento de reajuste, ela foi enganada (por sorte para um resultado satisfatório), ou se foi feito, aquele dente quebrado ficou em outra posição que não influencia o resultado final.
PS: Você tbm me ensinou essa do ajuste e tbm não foi! Coisa do capiroto esse carro kkkk
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

killwinters escreveu:kkkkkk rapaz já faz tempo que venho procurando!
nesse mesmo dia testei outro motorzinho de passo e nada. Sensor de RPM nada. Fora o que já coloquei até hoje né. 3 bicos, 1 sensor de borboleta delph e 1 lambda delph, o motor de passo, regulador de pressão, sensorzim da água, limpeza de tbi e o MAP! E quando fez isso ligou! Não se conta as vezes que já resetei tbm a ECU! enfim eu agora posso viver em paz com minha gambiarra kkkkk além que vou vender ele próximo mês para mim chega de quebrar cabeça. Agora vou de honda fit
Pô, agora que o carro ficou bom e vc passou a conhecer muito mais sobre ele, vai trocar por outro e voltar a estaca ZERO de conhecimento!
killwinters
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Sexta-feira 05 2015f Junho 2015 07:56:58 PM
Localização: Bom Conselho - PE
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por killwinters »

Bange escreveu:
killwinters escreveu:kkkkkk rapaz já faz tempo que venho procurando!
nesse mesmo dia testei outro motorzinho de passo e nada. Sensor de RPM nada. Fora o que já coloquei até hoje né. 3 bicos, 1 sensor de borboleta delph e 1 lambda delph, o motor de passo, regulador de pressão, sensorzim da água, limpeza de tbi e o MAP! E quando fez isso ligou! Não se conta as vezes que já resetei tbm a ECU! enfim eu agora posso viver em paz com minha gambiarra kkkkk além que vou vender ele próximo mês para mim chega de quebrar cabeça. Agora vou de honda fit
Pô, agora que o carro ficou bom e vc passou a conhecer muito mais sobre ele, vai trocar por outro e voltar a estaca ZERO de conhecimento!
Se ele não tivesse a alma de um ASTRA dentro dele e não arrumasse algo para fazer todo Mês até que ia mas não tem jeito! Quem comprar vai escapar pode ter certeza. Motor zero cabaço 13 mil de rodado, uma porrada de sensor e ar zero que ONTEM já vi que vou precisar trocar rolamento do compressor! Ai pra mim já deu. Não tive sorte! Só gastei com força mais de 7 mil já se foi!
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

:lol: :lol: :lol: mas carro é isso mesmo, até zero dá despesa...vc deu foi azar de cair tudo no seu colo devido ao descaso do(s) dono(s) anteriores com as manutenções regulares.
killwinters
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Sexta-feira 05 2015f Junho 2015 07:56:58 PM
Localização: Bom Conselho - PE
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por killwinters »

Bange escreveu::lol: :lol: :lol: mas carro é isso mesmo, até zero dá despesa...vc deu foi azar de cair tudo no seu colo devido ao descaso do(s) dono(s) anteriores com as manutenções regulares.
Também acho! Mas uma das coisas que ta me forçando mesmo trocar é as viagens... To precisando de economia e o corsa com 4 pessoas + ar é igual a furo no bolso! faz 12 com ar ligado. E não anda. Também é um carro de proposta urbana. E aqui onde moro é muita serra ai não ajuda. MAS ao menos vou vender de consciência limpa, Achei o defeito kkkkk :twisted: :twisted: :twisted:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”