INSTALANDO KIT VERÃO NO CORSA SEDAN 2002

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
mcf_marcelo
:: Millennium ::
Mensagens: 130
Registrado em: Domingo 07 2007f Outubro 2007 03:49:31 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

INSTALANDO KIT VERÃO NO CORSA SEDAN 2002

Mensagem por mcf_marcelo »

Srs. Boa Noite

bom por precaução instalei a tal cebolão para controlar melhor a temperatura, como meu radiador tem entrada para colocar cebolão não precisei instalar o tal do T na mangueira do motor e ficou um serviço limpo e discreto.
Porem vem agora as duvidas o mecânico cortou o fio da ventoinha e ligou um rele indo para o cebolão e por sua vez indo para bateria
não sei se esta certo mas vamos lá meu painel de temperatura tem valores 0 \ 90 \ 100 \vermelho ,depois da instalação a ventoinha aciona em 90 e 91 ou 92, mas custa a desligar acho que fica acionado enquanto dirijo tenho a impressão que a temperatura só se mantem
estaria correto?
Alguém pode me ajudar como esta duvida
desde já agradeço


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o sistema é projetado e testado pra funcionar em todos os climas, sem engenharia dos donos......

o sistema original é um verdadeiro conjunto musical, tudo funciona em equilíbrio, o funcionamento da ventoinha relacionada c a temperatura da agua, da abertura da termostática e assim vai....vc fazer uma engenharia em um ponto so não resolve e nem alivia....
se por esse cebolão a ventoinha so desliga com menos de 80C é uma situação q nunca vai acontecer, e depois de acionada realmente não vai desligar....precisa ver como foi feita a engenharia q pode ser q depois de desligado o carro essa ventoinha ainda se mantenha funcionando drenando bateria inutilmente....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


mcf_marcelo
:: Millennium ::
Mensagens: 130
Registrado em: Domingo 07 2007f Outubro 2007 03:49:31 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mcf_marcelo »

Ta entendi sobre a engenharia, porem devemos ajudar ela as vezes ainda mais quando você percebe que seu carro esta em perfeito
funcionamento e mesmo assim seu carro sobe a temperatura.
Então sim a ventoinha desliga 10 segundos depois que desligo o carro, então esta certo a gambi?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o carro não esta perfeito se sobe a temperatura, se sobe mais q deveria tem um problema, ai a engenharia toda pra tapear, sendo assim, não ta nada certo....certo seria resolver inicialmente corrigindo o q tem de errado, e não fazendo outra coisa errada pra tapear o primeiro erro....."ah mas não ta errado, desliga qnd desligo o carro", é mas qnd arma não para mais? ta certo isso?

vamos dizer, esta funcionando.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Tenho um tópico sobre Kit verão (não lembro o nome correto), mas a instalação funciona mais como um alarme/alerta, pois não atua dentro da faixa de trabalho do motor (+-92° a +- 98°C), ele funciona acima do limite superior, ou seja, com 99/100°C.

Se chegar a acionar o cebolão do meu kit, duas coisas acontecem:
1 - Liga (ou mantém ligada),a ventoinha maior com a velocidade alta.
2 - Acende um alarme luminoso (um dia vai também ser sonoro), no painel

Veja que o kit não foi instalado em substituição ao sistema normal e nem atua dentro da faixa de trabalho normal do motor...se acionou, é porque a engenharia projetada pelo fabricante não está funcionando em algum ponto...e preciso pesquisar a causa e fazer a correção necessária.

Condeno qualquer instalação, tipo kit verão, em substituição ou em paralelo (dentro da mesma faixa), ao sistema do fabricante.


mcf_marcelo
:: Millennium ::
Mensagens: 130
Registrado em: Domingo 07 2007f Outubro 2007 03:49:31 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mcf_marcelo »

Ok entendi

Até que enfim alguém pode me informar algo, já voltei meu sistema para funcionar no sistema original, só coloque porque acho que
esta subindo muito a temperatura mesmo todos mecânicos falando que esta normal o funcionamento tenho receio de confiar e queimar junta de bobeira.
Meu carro esta acionando a ventoinha +- em 98 e depois de bem aquecido chega 100 ou seja no zero do 100 mas a ventoinha aciona normal não sei se esta correto esta é minha duvida.
amanha vou verificar se o sistema esta funcionando normal junto com o aparelho.
Mas valeu
Qto ao amigo engenheiro não me leve a mal mas não esto atras de aulas de engenharia pois se vc não tem como ajudar por favor.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mcf_marcelo escreveu:Ok entendi

Até que enfim alguém pode me informar algo, já voltei meu sistema para funcionar no sistema original, só coloque porque acho que
esta subindo muito a temperatura mesmo todos mecânicos falando que esta normal o funcionamento tenho receio de confiar e queimar junta de bobeira.
Meu carro esta acionando a ventoinha +- em 98 e depois de bem aquecido chega 100 ou seja no zero do 100 mas a ventoinha aciona normal não sei se esta correto esta é minha duvida.
amanha vou verificar se o sistema esta funcionando normal junto com o aparelho.
Mas valeu
Qto ao amigo engenheiro não me leve a mal mas não esto atras de aulas de engenharia pois se vc não tem como ajudar por favor.
vc ainda não entender q eu falei umas 50 vezes q fez uma cagada, eu desisto pq nem desenhando.......
é por isso q adoro os espertos com suas brilhantes ideias q simplesmente *(&*&$%¨com tudo, igualzinho o autor do tópico ai, e não quer dar o braço a torcer da cagada q fez.....não espertão, o engenheiro de cagada é vc, não eu q to estragando um sistema super equilibrado....
é por isso q as vezes passo longos tempos sem entrar, pra não passar raiva....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Calmaê Marcelo, o SemControle tem razão ao falar das "engenharias" feitas ou por usuários ou por "mexânicos", pois de fato o sistema foi projetado e funciona bem...quando tudo está bem...mas aí colocam kit's, adaptações ou gambiarras, sem analisar o sistema original. A melhor opção é sempre corrigir o original, que é bom, mas às vezes falha e o prejuízo pode ser grande...

Se já é complicado opinar em um sistema complexo, sem ver/medir/avaliar, imagina com adaptações que não conhecemos como foi feita, sem esquema, valores, tensões, etc...!!!...mas vamos ao seu real problema, que é a elevação da temperatura...

A faixa normal de trabalho dos Corsas, para uma melhor performance e menor emissão de poluentes, vai de 90+-2°C até +-98°C...pode chegar aos 100°C? Pode...o que não pode é ficar lá ou passar e é pra isso que a ventilação forçada (ventoinha(s)) existe(em).

A temperatura está de fato subindo ou é um erro de leitura?

Se o seu motor tiver 2 sensores, primeiro temos que avaliar se o sensor específico do painel está informando corretamente (sim, sensores falham ou perdem as suas características...), a temperatura e também se o mostrador do painel não perdeu a sua calibragem...

Existem métodos técnicos para avaliar tanto o sensor quanto o mostrador e não é qualquer oficina que faz isto.

Se o seu motor tiver apenas 1 sensor, ele também pode ser avaliado tecnicamente pelo mesmo método, porém o mais comum é a sua substituição, que se não surtir efeito, não é ele e devemos retornar o velho e partir para outras análises...e não adianta colocar scaner, pois o scaner é um "papagaio", que repete o que a ECU está lendo do sensor...se o sensor estiver errado babou...pois irá enganar a ECU, e ela comandará o acionamento da(s) ventoinha(s) em temperaturas erradas (infelizmente sempre para mais), ou seja, se tinha que ligar a velocidade mais alta (ou 2), com 98°C, vai ligar com 100, 103, 105°C...vai depender do erro apresentado pelo sensor...mesmo assim, a temperatura tem que baixar, pois a (ou as) ventoinhas ligaram...vai demorar mais pra baixar, mas tem que baixar...caso o problema seja de desvio da característica do sensor.

Mas e se a temperatura continua alta? Aí deve-se partir para outras avaliações, como por ex.:

- a tampa do reservatório...ela pode não estar segurando a pressão...
-o fluxo do líquido do arrefecimento pode estar sendo menor devido a VT estar travando meio aberta, as aletas da bomba podem estar corroídas, o radiador pode estar com obstrução por detritos...
- o líquido do arrefecimento pode não estar na proporção indicada de aditivo...ou até sem aditivo...
- o fluxo de ar gerado pela(s) ventoinha(s), pode estar prejudicado por defeito (arrasto) na(s) mesma(s)...
-a colmeia do radiador pode estar com obstrução por sujeira ou amassada...
-a tensão que chega na(s) ventoinha(s), pode estar baixa (tensão baixa=menor velocidade=menor fluxo de ar), devido a relés ou conectores com mau contato...
- possível perda do líquido por vazamentos em conexões, tampões do motor, selo da bomba, suporte da VT...pela tampa, já dito acima...
- alguma fissura no cabeçote/junta...neste caso obrigatoriamente estará ocorrendo uma ou mais situações como: óleo na água, água no óleo, aumento absurdo de pressão no sistema (até com borbulhamento no expansor), água indo para a câmara de combustão...

Viu como a coisa é complexa? Muitos mecânicos, com pouco critério e/ou recursos em ferramental, instrumentos, saem trocando os vários itens envolvidos...uma hora acerta, mas seu bolso sofre...

Volta depois e diz pra gente qual foi a solução dada.


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Esses dias tem feito um calor bravo... com meu Wind tem funcionado normalmente o sistema de arrefecimento. Ventoínha liga com o marcador nos 95º (100º no radiador) e desliga aos 92º (95º no radiador). Com ajuda da Válvula Termostática o motor é mantido em sua temperatura operacional de 90º. Corsa opera em temperaturas altas, é normal. Minha opinião a respeito: Retirar o kit e manter a manutenção do sistema de arrefecimento em dia.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, eu fui na oficina aqui perto pra retirar os vazamentos, mas como mandei lavar o motor e não rodei muito, os merejos de óleo sumiram e o cara, muito corretamente, me pediu pra rodar um pouco mais para que seja verificado os pontos corretos...

Acabei descobrindo o meu tópico sobre "kit verão"....> http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?f=40&t=97597

Tem muita informação técnica e um pouco complicada para leigos, mas recomendo a leitura...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”