[DÚVIDA] - Trocar Motor ou Reparar?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
DanielRego
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 20 2016f Novembro 2016 11:23:52 PM
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 16V 4P
Ano de fabricação: 2001

[DÚVIDA] - Trocar Motor ou Reparar?

Mensagem por DanielRego »

Amigos,
Boa noite!
Sou novo aqui e gostaria de uma ajuda muito valiosa de vocês.
Tenho um Corsa 1.0 16v que está parado a alguns meses na minha garagem. Não tive coragem de me desfazer pois foi meu primeiro carro, porém ele arrebentou a correia dentada e empenou as válvulas. Certamente esse serviço vai ficar bem caro. Surgiu a oportunidade de trocar o motor para o VHCE 1.0 ou para o ECONOFLEX 1.4. Dai então o dilema! Não sei o que faço. O que seria melhor e mais em conta?
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Bom, quanto à troca, acho vantagem somente se for o 1.4... mas teria que ter o motor completo, centralina, coletores, corpo de aceleração, bicos, etc.. etc... vai muita coisa..
Reparar, por outro lado, será uma caixa de surpresas... sabe-se lá o que mais sofreu nesse atropelamento de válvulas.. se marcou o pistão... como estão as bielas..
Melhor abrir o motor para ver direitinho e dái partir para a solução de melhor custo x benefício
Bruckmann
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 04 2016f Dezembro 2016 05:34:55 PM
Localização: Portão - RS
Modelo do veiculo: CORSA WAGON SUPER 1.0 MPFI 16V
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Bruckmann »

Véio, tenho um Corsa Super, 1.0 16v que está comigo faz mais de 9 anos, está com mais de 375000 km e já foi aberto uma vez com 225000km. Agora pretendo abrir novamente para reparar pois os pistões já estão com um pouco de folga e pretendo dar uma melhorada nele utilizando o mesmo bloco e cabeçote, de repente trocar pistões e virabrequim para 1.4 , conforme a possibilidade e a avaliação de um mecânico.

Há retificadores que fazem todos os concertos, te entregando o carro pronto. Assim tu gasta menos que largar em um mecânico e este encaminhar as peças para retifica. Apesar de haverem casos de mecânicos de confiança onde tu gastará quase o mesmo, com a vantagem de otimizar o serviço de desmontagem do motor, agregando outras correções sem gastar mais com nova mão de obra posteriormente.

No meu caso irei largar em um mecânico por querer alterar as características originais do carro, mas ainda estou em dúvida quanto a especificação que irei escolher, visto que para este motor ainda não consegui descobrir quais peças ele irá aceitar para as modificações, inclusive já li até da aplicação de componentes do motor 1.3 Argentino, porém, acho difícil encontrar tais peças e a real possibilidade de aplicá-las.

Atenciosamente,

Vagner
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

faça o reparo no seu motor......
o gasto q terá com um motor novo, o risco da procedência, o risco de precisar de reparos, passado isso o gasto com a legalização, já ficou mais caro q reparar seu motor.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
DanielRego
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 20 2016f Novembro 2016 11:23:52 PM
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 16V 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por DanielRego »

SemControle escreveu:faça o reparo no seu motor......
o gasto q terá com um motor novo, o risco da procedência, o risco de precisar de reparos, passado isso o gasto com a legalização, já ficou mais caro q reparar seu motor.....

Eu acho que vou fazer isso mesmo..
O motor é de boa procedência sim, com nota fiscal, revisado e tudo mais.
Eu estive pensando realmente nos custos com possíveis modificações que terão de serem feitas.. conversei com um mecânico de confiança que estimou o serviço+peças (fora o motor) em torno de R$ 1500,00. Acho que não irá valer a pena mesmo a troca..
julhao_2008
:: Millennium ::
Mensagens: 130
Registrado em: Quarta-feira 26 2014f Março 2014 03:45:06 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI MILLENIUM 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por julhao_2008 »

Bom dia Daniel,

O mais correto se for reparar o motor, é abrir e fazer tudo, porque as vezes você gasta 1500 roda 02 meses e começa a bater a parte de baixo, ou logo de cara quando abrir tiver pistão amassado ou furado, ou até mesmo empenamento de biela.

Se quer uma dica, já que vai gastar, abre e faz tudo...

Já com relação ao motor 1.4 é um motor de quase 100 cavalos, realmente é um motor muito valente e muito forte, ainda mais nesse cambio curto ai do seu 16v, iria ficar show de bola.

Não precisa adaptar nada em relação a sustentação do motor, é só tirar um e colocar o outro, mais o mais correto é comprar ele completo com central, chicote, painel e imobilizador. Ai você pega o esquema elétrico dos acessórios internos e vai adaptando o chicote.

Vai muito da coragem e determinação do aventureiro, mais o resultado final com certeza compensa.

Abraços...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”