Ola, meu corsa é um GL 1.6 MPFI de 1996.
PROBLEMA 1: baixando agua mas nao vejo pingos de agua embaixo do carro, o que pode ser, mesmo sem ligar o motor tipo, encho o reservatorio e 8 horas depois o liquido desce 1/3 do reservatorio e sem pingar agua por baixo do carro.
OBS: dentro do reservatorio de agua o liquido refrigerante cheira muito forte a gasolina tipo cheiro de escapamento
OBS2: quando acelero o liquido refrigerante do reservatorio de agua não borbulha, fica parado normal
PROBLEMA 2: motor engasgando muito (ponto porto esta normal), somente quando ando e troco de macha e quanto mais reduzida a marcha mais ele engasga e tem dificuldade, piora de manha quando ligo pela primeira vez do dia, quando precisa de retomar ele engasga demais mas quando esta numa velocidade boa e vou de 4 e 5 ele anda normal, (obs: bobina não é, esta tenho corrente das 4 velas ate a bobina normal)
PROBLEMA 3: vazando oleo na parte de cima do motor
OBS: tirei o cabo de vela da vela e percebi que tem vestigios de oleo por cima da vela, acho que pelo oleo estar vazando na parte de cima do motor (não sei se esta afetando o funcionamento da vela estes vestigios de oleo) ou pode ser outro problema
OBRIGADO DESDE JA POR ALGUEM QUE PUDER ME AJUDAR, QUE JA TEVE UM PROBLEMA PARECIDO COM MESMO CORSA DE MAIS OU MENOS A MESMA IDADE DO MEU OU PESSOAS MAIS EXPERIENTES E PROFISSIONAIS.
Pq está engasgando demais e baixando agua?
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Se vc tem algum conhecimento, ferramentas e gosta de mexer, a gente pode ir te dando dicas para diversos testes de modo a identificar o(s) problema(s), caso contrário é melhor levar primeiro a um especialista em arrefecimento e resolver este vazamento, em seguida a um reparador com conhecimento de injeção para ver o engasgo, o vazamento de óleo e o alarme de injeção.
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Ola amigo, muito obrigado pela resposta e sim tenho algum conhecimento de mecanica em outras palavras um entusiasta de mecanica com algumas noções. As coisas que estao no meu alcance em relação à ferramentas e tempo de execução tento me virar em alguns reparos e sim se voces puderem me dar algumas dicas de mecanica que nao exigem tanta infra estrutura e ferramentas especializadas eu quero tentar resolver meus problemas.Bange escreveu:Se vc tem algum conhecimento, ferramentas e gosta de mexer, a gente pode ir te dando dicas para diversos testes de modo a identificar o(s) problema(s), caso contrário é melhor levar primeiro a um especialista em arrefecimento e resolver este vazamento, em seguida a um reparador com conhecimento de injeção para ver o engasgo, o vazamento de óleo e o alarme de injeção.
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Pelo que indicou parece-me que a junta do cabeçote queimou (rompeu). Isso explicaria todos os problemas:
1° Água baixando e não pingando pra "fora do motor", é bem provável que esteja indo para dentro do cilindro, fazendo assim o carro falhar já respondendo a 2° dúvida, um dos modos de verificar isso em casa é ver se tem excesso de água saindo pelo escapamento, outra forma seria com o equipamento que tem micro-camera olhar dentro do cilindro e ver se tem água.
2° Oleo vazando pela junta da tampa de válvulas em motor GM é meio padrão, dá para trocar a junta da tampa e ver se resolve, as vezes tem casos que só trocando a tampa de válvulas porque a mesma empena, o ter oleo por "fora da vela" de fato procede ser desse vazamento, se fosse na parte que fica "dentro do motor" a conversa já seria outra.
Aconselho a fazer essas verificações iniciais em casa, não tendo certeza do que é seria bom levar em um mecanico que tenha a ferramenta para pressurizar o sistema de arrefecimento e catar o defeito, tudo começa por ai.
1° Água baixando e não pingando pra "fora do motor", é bem provável que esteja indo para dentro do cilindro, fazendo assim o carro falhar já respondendo a 2° dúvida, um dos modos de verificar isso em casa é ver se tem excesso de água saindo pelo escapamento, outra forma seria com o equipamento que tem micro-camera olhar dentro do cilindro e ver se tem água.
2° Oleo vazando pela junta da tampa de válvulas em motor GM é meio padrão, dá para trocar a junta da tampa e ver se resolve, as vezes tem casos que só trocando a tampa de válvulas porque a mesma empena, o ter oleo por "fora da vela" de fato procede ser desse vazamento, se fosse na parte que fica "dentro do motor" a conversa já seria outra.
Aconselho a fazer essas verificações iniciais em casa, não tendo certeza do que é seria bom levar em um mecanico que tenha a ferramenta para pressurizar o sistema de arrefecimento e catar o defeito, tudo começa por ai.
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Em relação a junta de cabeçote queimada partindo desta suposição seria somente a troca das juntas ou dar mais atenção a outros fatores (já desencadeou outros problemas devido a isso?) ? Qual dica daria ao leva-lo no mecanico para diagnosticar o cabeçote?jankefarias escreveu:Pelo que indicou parece-me que a junta do cabeçote queimou (rompeu). Isso explicaria todos os problemas:
1° Água baixando e não pingando pra "fora do motor", é bem provável que esteja indo para dentro do cilindro, fazendo assim o carro falhar já respondendo a 2° dúvida, um dos modos de verificar isso em casa é ver se tem excesso de água saindo pelo escapamento, outra forma seria com o equipamento que tem micro-camera olhar dentro do cilindro e ver se tem água.
2° Oleo vazando pela junta da tampa de válvulas em motor GM é meio padrão, dá para trocar a junta da tampa e ver se resolve, as vezes tem casos que só trocando a tampa de válvulas porque a mesma empena, o ter oleo por "fora da vela" de fato procede ser desse vazamento, se fosse na parte que fica "dentro do motor" a conversa já seria outra.
Aconselho a fazer essas verificações iniciais em casa, não tendo certeza do que é seria bom levar em um mecanico que tenha a ferramenta para pressurizar o sistema de arrefecimento e catar o defeito, tudo começa por ai.
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Em relação a este video que vi onde o cara tinha trocado a junta do cabeçote 3 vezes porque tava baixando agua saindo pelo escapamento e misturando oleo com o sistema de arrefecimento simplesmente era o sistema de vacuo, veiculos GM principalmente corsa. Acha que valeria para meu diagnostico?jankefarias escreveu:Pelo que indicou parece-me que a junta do cabeçote queimou (rompeu). Isso explicaria todos os problemas:
1° Água baixando e não pingando pra "fora do motor", é bem provável que esteja indo para dentro do cilindro, fazendo assim o carro falhar já respondendo a 2° dúvida, um dos modos de verificar isso em casa é ver se tem excesso de água saindo pelo escapamento, outra forma seria com o equipamento que tem micro-camera olhar dentro do cilindro e ver se tem água.
2° Oleo vazando pela junta da tampa de válvulas em motor GM é meio padrão, dá para trocar a junta da tampa e ver se resolve, as vezes tem casos que só trocando a tampa de válvulas porque a mesma empena, o ter oleo por "fora da vela" de fato procede ser desse vazamento, se fosse na parte que fica "dentro do motor" a conversa já seria outra.
Aconselho a fazer essas verificações iniciais em casa, não tendo certeza do que é seria bom levar em um mecanico que tenha a ferramenta para pressurizar o sistema de arrefecimento e catar o defeito, tudo começa por ai.
video: https://www.youtube.com/watch?v=1ka_csB9k58 ---> DOUTOR CARRO
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luckpr escreveu:Em relação a este video que vi onde o cara tinha trocado a junta do cabeçote 3 vezes porque tava baixando agua saindo pelo escapamento e misturando oleo com o sistema de arrefecimento simplesmente era o sistema de vacuo, veiculos GM principalmente corsa. Acha que valeria para meu diagnostico?jankefarias escreveu:Pelo que indicou parece-me que a junta do cabeçote queimou (rompeu). Isso explicaria todos os problemas:
1° Água baixando e não pingando pra "fora do motor", é bem provável que esteja indo para dentro do cilindro, fazendo assim o carro falhar já respondendo a 2° dúvida, um dos modos de verificar isso em casa é ver se tem excesso de água saindo pelo escapamento, outra forma seria com o equipamento que tem micro-camera olhar dentro do cilindro e ver se tem água.
2° Oleo vazando pela junta da tampa de válvulas em motor GM é meio padrão, dá para trocar a junta da tampa e ver se resolve, as vezes tem casos que só trocando a tampa de válvulas porque a mesma empena, o ter oleo por "fora da vela" de fato procede ser desse vazamento, se fosse na parte que fica "dentro do motor" a conversa já seria outra.
Aconselho a fazer essas verificações iniciais em casa, não tendo certeza do que é seria bom levar em um mecanico que tenha a ferramenta para pressurizar o sistema de arrefecimento e catar o defeito, tudo começa por ai.
video: https://www.youtube.com/watch?v=1ka_csB9k58 ---> DOUTOR CARRO
Nossa, vale sim a pena ver se não é esse o problema, vivendo e aprendendo essa ai não tinha visto ainda. Tente desligar aquela mangueira que ele mostra ali e fechar as duas pontas e usar o carro por um tempo se resolveu é só trocar aquela válvula ali do ar quente pelo que entendi.
Já o vazamento de óleo por cima é outro defeito independente, até de facil solução.
Qualquer dúvida e resultados vá postando ai que vamos tentando ajudar.
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fiz uma experiencia hoje, desconectei a sonda lambda do fio e andei com o carro durante 20 minutos e o que aconteceu? nada, o carro nao alterou em nada de como estava antes (unica alteração é que a luz de injeção permaneu acesa todo o tempo, antes ela acendia e desligava novamente), a suposição para o engasgamento e falta de desempenho na retomada seja a sonda lambda
em relação ao baixamento de agua inesperado, verificando por debaixo do carro consegui ver pingar um pouco de agua aos poucos, o pinco fica bem no meio do carro, nao veio da direção da bomba de agua entao ela nao e, tambem nao veijo da valvula de vacuo de aquecimento, nao sei se é mas inicialmente eu parto da suposição de vazamento pela junta do cabeçote
em relação ao baixamento de agua inesperado, verificando por debaixo do carro consegui ver pingar um pouco de agua aos poucos, o pinco fica bem no meio do carro, nao veio da direção da bomba de agua entao ela nao e, tambem nao veijo da valvula de vacuo de aquecimento, nao sei se é mas inicialmente eu parto da suposição de vazamento pela junta do cabeçote
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Se o seu motor tiver essa válvula, é bom revisar, mas eu creio que não seja este o caso, pois vc informou que o líquido baixa até com o motor parado num intervalo de 8 horas...sem vácuo não tem como o líquido sumir por ali...ou tem?
Quanto a ferramentas, fica difícil, pois sem algumas vc. terá que dispor de outros meios...ex.: Kit KA-036, para teste de vazamentos...vem com muitos adaptadores para diversos tipos de motores e marcas...testa não só a pressurização do sistema como a válvula da tampa do expansor...sem esta ferramenta, só se vc. tiver um compressor com manômetro e controle de vasão/pressão, fizer uma adaptação na tampa e testar o sistema...fizer uma adaptação num reservatório e testar a válvula da tampa...ou seja, tem que investir para fugir dos mexânicos.
Quem tem paixão por carros (não só da GM), investe no embelezamento, manutenção preventiva/corretiva, tempo em aprendizado e... ferramentas...ou leva em um bom profissional que resolva e cobre o justo pelo serviço.
Quanto a ferramentas, fica difícil, pois sem algumas vc. terá que dispor de outros meios...ex.: Kit KA-036, para teste de vazamentos...vem com muitos adaptadores para diversos tipos de motores e marcas...testa não só a pressurização do sistema como a válvula da tampa do expansor...sem esta ferramenta, só se vc. tiver um compressor com manômetro e controle de vasão/pressão, fizer uma adaptação na tampa e testar o sistema...fizer uma adaptação num reservatório e testar a válvula da tampa...ou seja, tem que investir para fugir dos mexânicos.
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