Pq está engasgando demais e baixando agua?

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luckpr
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Re: Pq está engasgando demais e baixando agua?

Mensagem por luckpr »

Bange escreveu:Bom, então até agora temos:

Temperatura > resolvido
Aceleração > resolvido

Vamos ver os códigos...

Em todas as informações de "tensão alta" ou "tensão baixa", na realidade significa:
Tensão alta > a tensão ultrapassou um determinado limite programado na ECU, significando um defeito no componente ou (mais comum), circuito aberto, onde o mais comum é uma abertura no fio/chicote ou no conector (mau encaixado, com oxidação, zinabre, etc...).

Tensão baixa < a tensão esperada pelo sistema (ECU), está abaixo do esperado, significando um defeito no componente ou (mais comum), curto no fio/chicote.

Como fazer um teste?

Retire o conector do sensor da temperatura do ar admitido...ao retirar, irá gerar um alarme/código 71...se for dado um curto nos terminais, irá gerar o alarme/código 69. Em cada um dos casos, para o alarme ficar gravado é necessário a permanência da situação por um tempo de 30 segundos.

Retire o conector da temperatura da ECU (abaixo da bobina), além da ventoinha ligar imediatamente, irá gerar o código/alarme 15...se for dado um curto nos terminais, irá gerar o código/alarme 14.
Obs.:
1 - A ECU é protegida, portanto não tenha medo de dar o curto nos fios.
2 - Este teste pressupõe um sistema normal (nenhum alarme inicial).
3 - A tensão gerada pela ECU em um dos fios, se estiver entre 4,9 e 5,1 está normal...isto em vazio/desconectado...se o conector estiver conectado, a tensão irá variar de acordo com a temperatura lida pelo sensor (entre 1 e 4,5V)
4 - Quando o teste estiver na fase de curto, o código NÃO pode mudar sem que o curto seja retirado, assim, aproveite o momento para futucar, esticar, torcer o chicote...se a situação mudar, existe problema com o fio/chicote.
5 - Há casos em que o mau contato não é no conector junto ao sensor e sim no conector junto a ECU.

Será que estes alarmes não foram gerados quando vc estava testando a ventoinha ou limpando o TBI?

Deixe tudo conectado, ressete a ECU e ande por um tempo...se os alarmes retornarem, os testes são estes acima...se passarem nos testes, o defeito estará nos sensores.
Bange, desde já lhe agradeço e a todos aqui pela ajuda nas respostas e principalmente pela atenção e paciencia. Esta comunidade é muito solidaria e assim como eu existem outros que desesperadamente procuram por informações valiosas que só podem encontrar aqui por pessoas experientes e muito gente de boa como voce e os demais. Estarei participando ativamente quando surgir oportunidades que eu possa ajudar outros leigos e inexperientes como eu, que agora ganheis mais um pouco de conhecimento e experiencia graças à ajuda e motivação que voces me deram.

Estarei prosseguindo fazendo o teste...
julhao_2008
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Mensagem por julhao_2008 »

Bom dia,

O cabeçote não danifica tanto porque é de alumínio, o que pode danificar é o bloco do motor que é de ferro fundido. Mais se as galerias estivessem muito finas por causa de corrosão creio que seu mecânico teria avisado...

O Corsinha do meu primo ele comprou e os donos antigos provavelmente nunca usaram, ai começou a misturar agua com óleo, quando tiraram o cabeçote estava tudo corroído, mesmo assim ele comprou um cabeçote novo na GM e junta nova, só de montar e colocar a água já começou a vazar, ele teve que comprar um bloco novo pago 3.500 dilmas na GM e mais 600 do cabeçote.
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murilo.victor
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Mensagem por murilo.victor »

Boa noite, sou novo aqui e proprietário recente de um corsa 2p ano 2000 mpfi com ar.
Vamos la.
Comprei o carro recentemente ciente da necessidade de fazer a parte de baixo do motor do mesmo, pois esta apresentando vazamento de óleo, mas nada super..
Seguindo as recomendações de manter o nível de óleo tudo ok, até o dia do procedimento. Mas esse fim de semana acabei descuidando da água dando atenção somente ao óleo, faltou água mas o motor não super aqueceu, estava andando em média 80km/h quando um estouro, como se fosse uma mangueira ligada a um compressor ocorrer, andei cerca de mais uns 1000m e o carro simplesmente parou, não vazou água, não deu fumaceira e o óleo não apresentou borra esbranquiçada, completei a água e a mesma vazou toda no mesmo momento, o carro ta encostado até segunda feira, será algo muito sério, ou só alguma mangueira?

Desde já agradeço.
Bange
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Mensagem por Bange »

Primeiro que "fazer a parte de baixo" é um jargão para retífica...vazamento de óleo não é motivo para tal e sim para a troca de algum retentor ou junta do carter...

Quanto ao vazamento de água...se estourou foi devido a um excesso de pressão ...mas onde estouru? O mais provável é que seja em alguma conexão de mangueira...isso tem que ser verificado "in loco"...reparando-se o vazamento e pondo o motor para funcionar é que se pode iniciar uma avaliação quanto ao possível estrago em junta, empeno de cabeçote e coisas do gênero.
julhao_2008
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Mensagem por julhao_2008 »

Bom dia,

O grande problema é que as vezes a agua sem circyular direito por problemas na Bomba ou na Termostatica, nem chega a mostrar superaquecimento no painel e você frita o motor do mesmo geito...

Agora tem que reparar esse vazamento e ligar o carro pra ver como vai se comportar e detalhe se você vai fazer a parte de baixo, já faz a parte de cima também, mesmo estando boa a parte de cima é baratinho pra se fazer e você vai ter um motor totalmente novo.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

nem deu tempo ver os vapores de agua q ainda tinha......pelo barulho em primeiro momento se imagina q seja alguma mangueira mesmo....pela idade e mal trato no carro, deve ter muito mais mangueiras na eminencia de explodir....

fazer motor por vazamento é nova, mas já q baixa óleo e agua a coisa não esta fácil, realmente pode ser caso de retifica, se não forem problemas bem isolados....mas não tem como adivinhar a distancia.....
Rua não é disputa, é convivência.
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julhao_2008
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Mensagem por julhao_2008 »

Bange escreveu:Primeiro que "fazer a parte de baixo" é um jargão para retífica...vazamento de óleo não é motivo para tal e sim para a troca de algum retentor ou junta do carter...

Quanto ao vazamento de água...se estourou foi devido a um excesso de pressão ...mas onde estouru? O mais provável é que seja em alguma conexão de mangueira...isso tem que ser verificado "in loco"...reparando-se o vazamento e pondo o motor para funcionar é que se pode iniciar uma avaliação quanto ao possível estrago em junta, empeno de cabeçote e coisas do gênero.
Concordo...

Inclusive se você for em uma retifica e falar que seu motor está com vazamento de óleo, eles vão falar assim "Vazamento de óleo é sinal de que o motor já necessita de uma retifica".
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