Bange, desde já lhe agradeço e a todos aqui pela ajuda nas respostas e principalmente pela atenção e paciencia. Esta comunidade é muito solidaria e assim como eu existem outros que desesperadamente procuram por informações valiosas que só podem encontrar aqui por pessoas experientes e muito gente de boa como voce e os demais. Estarei participando ativamente quando surgir oportunidades que eu possa ajudar outros leigos e inexperientes como eu, que agora ganheis mais um pouco de conhecimento e experiencia graças à ajuda e motivação que voces me deram.Bange escreveu:Bom, então até agora temos:
Temperatura > resolvido
Aceleração > resolvido
Vamos ver os códigos...
Em todas as informações de "tensão alta" ou "tensão baixa", na realidade significa:
Tensão alta > a tensão ultrapassou um determinado limite programado na ECU, significando um defeito no componente ou (mais comum), circuito aberto, onde o mais comum é uma abertura no fio/chicote ou no conector (mau encaixado, com oxidação, zinabre, etc...).
Tensão baixa < a tensão esperada pelo sistema (ECU), está abaixo do esperado, significando um defeito no componente ou (mais comum), curto no fio/chicote.
Como fazer um teste?
Retire o conector do sensor da temperatura do ar admitido...ao retirar, irá gerar um alarme/código 71...se for dado um curto nos terminais, irá gerar o alarme/código 69. Em cada um dos casos, para o alarme ficar gravado é necessário a permanência da situação por um tempo de 30 segundos.
Retire o conector da temperatura da ECU (abaixo da bobina), além da ventoinha ligar imediatamente, irá gerar o código/alarme 15...se for dado um curto nos terminais, irá gerar o código/alarme 14.
Obs.:
1 - A ECU é protegida, portanto não tenha medo de dar o curto nos fios.
2 - Este teste pressupõe um sistema normal (nenhum alarme inicial).
3 - A tensão gerada pela ECU em um dos fios, se estiver entre 4,9 e 5,1 está normal...isto em vazio/desconectado...se o conector estiver conectado, a tensão irá variar de acordo com a temperatura lida pelo sensor (entre 1 e 4,5V)
4 - Quando o teste estiver na fase de curto, o código NÃO pode mudar sem que o curto seja retirado, assim, aproveite o momento para futucar, esticar, torcer o chicote...se a situação mudar, existe problema com o fio/chicote.
5 - Há casos em que o mau contato não é no conector junto ao sensor e sim no conector junto a ECU.
Será que estes alarmes não foram gerados quando vc estava testando a ventoinha ou limpando o TBI?
Deixe tudo conectado, ressete a ECU e ande por um tempo...se os alarmes retornarem, os testes são estes acima...se passarem nos testes, o defeito estará nos sensores.
Estarei prosseguindo fazendo o teste...