O que será um ronco aos 3 mil rpm? Alguém sabe o que pode ser?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Sonnyy
:: Millennium ::
Mensagens: 148
Registrado em: Terça-feira 28 2012f Agosto 2012 07:39:21 PM
Localização: Ponta Grossa - PR
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

O que será um ronco aos 3 mil rpm? Alguém sabe o que pode ser?

Mensagem por Sonnyy »

Eai galera então estou com um barulho bem chato por sinal aos quando desacelero e chega bem certinho em 3 mil rpm, notei que faz com o carro andando e em todas as marchas independente da velocidade.
Suspeito de escape, coxim, mas um mecânico me disse que poderia ser catalisador entupido ai fiquei na dúvida.
É um classic 2012 com 48000 km.
Segue um video parecido se não igual ao barulho que acontece no meu é tipo um ronco.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=IQMnE0G ... e=youtu.be[/youtube]

Reparem o ronco que o motor faz gostaria de saber se alguém ja passou por isso e sabe o que pode ser? Desde já agradeço.
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Sonnyy,

Já andei em alguns Classics como o seu e uns tinham um ronco mais encorpado e outros mais limpos e lisos. Todos estavam com quilometragem mais baixas e mais altas, mas nada me incomodava.

Experimente andar em outros para comparar com o seu, se estiver realmente disposto a mexer, comece com os coxins que podem ter cedido.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Sonnyy
:: Millennium ::
Mensagens: 148
Registrado em: Terça-feira 28 2012f Agosto 2012 07:39:21 PM
Localização: Ponta Grossa - PR
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Sonnyy »

É um ronco parecido com vibração só não sei se é o silencioso traseiro ou coxins, sei que o coxim do meio que vai proximo ao assoalho está bem cansado pelo que percebi vou trocar esse coxim que ja foi solicitado pelo mecânico e vou analisar se o barulho vai persistir.
Assim que trocar volto aqui relatar como ficou e se resolveu ou não.
julhao_2008
:: Millennium ::
Mensagens: 130
Registrado em: Quarta-feira 26 2014f Março 2014 03:45:06 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI MILLENIUM 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por julhao_2008 »

Bom dia,

Esse ronco é do escape, bem no meio do escape entre o catalisador e o intermediário existe um peso de ferro que na verdade é um contra peso, esses contra pesos costumam ser retirados ao realizar a troca do intermediário pois os ratos falam "Não serve pra nada isso", resumindo o escape fica desbalanceado e causa esse ronco horrível.
Sonnyy
:: Millennium ::
Mensagens: 148
Registrado em: Terça-feira 28 2012f Agosto 2012 07:39:21 PM
Localização: Ponta Grossa - PR
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Sonnyy »

julhao_2008 escreveu:Bom dia,

Esse ronco é do escape, bem no meio do escape entre o catalisador e o intermediário existe um peso de ferro que na verdade é um contra peso, esses contra pesos costumam ser retirados ao realizar a troca do intermediário pois os ratos falam "Não serve pra nada isso", resumindo o escape fica desbalanceado e causa esse ronco horrível.

Boa tarde olha eu ja tive o corsa mais antigo e sei do q vc está falando porém ai que está o problema porque meu classic não tem o intermediário e nem esse contra peso no tubo de eacape ele constitui de coletor de escape em seguida catalisador junto ao coletor dai sai um tubo, proximo ao Carter tem o flexivel q é uma malha depois o tubo fica maior e vai até o silencioso traseiro q acaba o sistema de escape ai q complica fazer o diagnóstico pois suspeito do silencioso traseiro, mas estou em duvida entre câmbio, coxim, ou silencioso traseiro?
julhao_2008
:: Millennium ::
Mensagens: 130
Registrado em: Quarta-feira 26 2014f Março 2014 03:45:06 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI MILLENIUM 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por julhao_2008 »

Sonnyy escreveu:
julhao_2008 escreveu:Bom dia,

Esse ronco é do escape, bem no meio do escape entre o catalisador e o intermediário existe um peso de ferro que na verdade é um contra peso, esses contra pesos costumam ser retirados ao realizar a troca do intermediário pois os ratos falam "Não serve pra nada isso", resumindo o escape fica desbalanceado e causa esse ronco horrível.

Boa tarde olha eu ja tive o corsa mais antigo e sei do q vc está falando porém ai que está o problema porque meu classic não tem o intermediário e nem esse contra peso no tubo de eacape ele constitui de coletor de escape em seguida catalisador junto ao coletor dai sai um tubo, proximo ao Carter tem o flexivel q é uma malha depois o tubo fica maior e vai até o silencioso traseiro q acaba o sistema de escape ai q complica fazer o diagnóstico pois suspeito do silencioso traseiro, mas estou em duvida entre câmbio, coxim, ou silencioso traseiro?

Bom dia,


Ah tá o seu já é modelo novo com catalisador no próprio coletor né...

Cara pode ser que soltou a cerâmica dentro do catalisador ai fica vibrando, vai ter que tirar o catalisador e sacudir ele pra saber se é isso mesmo...
Sonnyy
:: Millennium ::
Mensagens: 148
Registrado em: Terça-feira 28 2012f Agosto 2012 07:39:21 PM
Localização: Ponta Grossa - PR
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Sonnyy »

julhao_2008 escreveu:
Sonnyy escreveu:
julhao_2008 escreveu:Bom dia,

Esse ronco é do escape, bem no meio do escape entre o catalisador e o intermediário existe um peso de ferro que na verdade é um contra peso, esses contra pesos costumam ser retirados ao realizar a troca do intermediário pois os ratos falam "Não serve pra nada isso", resumindo o escape fica desbalanceado e causa esse ronco horrível.

Boa tarde olha eu ja tive o corsa mais antigo e sei do q vc está falando porém ai que está o problema porque meu classic não tem o intermediário e nem esse contra peso no tubo de eacape ele constitui de coletor de escape em seguida catalisador junto ao coletor dai sai um tubo, proximo ao Carter tem o flexivel q é uma malha depois o tubo fica maior e vai até o silencioso traseiro q acaba o sistema de escape ai q complica fazer o diagnóstico pois suspeito do silencioso traseiro, mas estou em duvida entre câmbio, coxim, ou silencioso traseiro?

Bom dia,


Ah tá o seu já é modelo novo com catalisador no próprio coletor né...

Cara pode ser que soltou a cerâmica dentro do catalisador ai fica vibrando, vai ter que tirar o catalisador e sacudir ele pra saber se é isso mesmo...
Tomara que seja isso mesmo porque é complicado chegar no diagnóstico ainda mais com os mecânicos da minha cidade que na maioria das vezes não sabem nem o que estão fazendo.
Vo verificar o silencioso traseiro também porque estou desconfiado dele também.
julhao_2008
:: Millennium ::
Mensagens: 130
Registrado em: Quarta-feira 26 2014f Março 2014 03:45:06 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI MILLENIUM 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por julhao_2008 »

Então faz todo sentido, catalisador soltando pedaços acaba parando no intermediário e no silencioso causando barulho...

Em casa mesmo você consegue tirar todo o escape e dar uma boa analisada.
Sonnyy
:: Millennium ::
Mensagens: 148
Registrado em: Terça-feira 28 2012f Agosto 2012 07:39:21 PM
Localização: Ponta Grossa - PR
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Sonnyy »

julhao_2008 escreveu:Então faz todo sentido, catalisador soltando pedaços acaba parando no intermediário e no silencioso causando barulho...

Em casa mesmo você consegue tirar todo o escape e dar uma boa analisada.
Ja fiz a retirada do silencioso é bem simples porém não reparei nada de anormal como pedaços dentro ou miolo solto o que me gerou mais dúvida ainda. agora queria ver se consigo retirar o catalisador para analisar quanto a obstrução ou até mesmo pedaços soltos.
Será que preciso de torquímetro para apertar os prisioneiros que vai ao cabeçote ou só no bom senso consigo apertar?
julhao_2008
:: Millennium ::
Mensagens: 130
Registrado em: Quarta-feira 26 2014f Março 2014 03:45:06 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI MILLENIUM 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por julhao_2008 »

Bom dia,

Perfeito já eliminou uma...

Todos os parafusos do motor tem torque certo, mais em certas ocasiões não se faz necessário o mesmo, como por exemplo esse coletor, não precisa dar o torque correto só é preciso trocar a junta e sentir o aperto na mão mesmo...

Agora na troca de uma junta de cabeçote ou algum serviço que se faz necessário a retirada do cabeçote, ai sim não tem como apertar o cabeçote novamente sem o torque correto que fica uma caca e empena tudo...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”