Consumo de óleo / Velas sujas

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
eversojr
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Quarta-feira 28 2015f Outubro 2015 10:18:08 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Consumo de óleo / Velas sujas

Mensagem por eversojr »

Tenho um corsa 1.8 flex de ano 2004, e está com está com cerca de 97mil km. Na ultima troca de óleo, ele consumiu quase 2 litros em 5.000km (usando o 15w40). A média foi 400ml a cada mil rodados. Tinha um vazamento do filtro de óleo, mas não chegava a gotejar. Eu estava suspeitando que seriam os retentores de válvula, pois o antigo dono deixou o carro bastante tempo sem uso, tanto que antes de eu pega-lo, ele trocou praticamente todo o comando que estava com desgaste, mas os vedadores não foram substituídos.
Semana passada levei a um mecânico que possui a ferramenta para troca (sem precisar retirar o cabeçote) e ele disse que não haveria a necessidade de troca, pois o motor não faz fumaça e o escapamento está seco. O carro nunca apresentou fumaça nem quando usava o óleo 5w30. Até que hoje tirei as velas para verificar e estavam nesse estado (fotos). Tem fotos de 3 velas. As que estavam sujas eram as do 2º e 3º cilindro.
http://imgur.com/a/89r4g
Nesse caso é possível que sejam realmente os retentores, ou algum problema no cabeçote? Ou seriam os anéis?

Obrigado
Daniel Wiesel
:: Piquet ::
Mensagens: 268
Registrado em: Sexta-feira 29 2005f Abril 2005 12:17:01 AM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por Daniel Wiesel »

Retentores de válvula faz o veiculo fumar na primeira partida do dia, geralmente não gera um consumo de oleo alto igual o relatado,
Mas como vc disse que não foi trocado, compensa mandar trocar os retentores por ser um serviço bem mais em conta que troca o jg de pistão ,
Caso não seja isso a causa pelo menos o cabeçote fica descartado
julhao_2008
:: Millennium ::
Mensagens: 130
Registrado em: Quarta-feira 26 2014f Março 2014 03:45:06 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI MILLENIUM 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por julhao_2008 »

Bom dia,

O consumo de óleo está muito alto, mais que manutenção foi essa? Trocou o comando e não mandou o cabeçote para uma retifica fazer as trocas de retentores e banho quimico e também os balancins?

Pode ser que seja somente o cabeçote, mas com esse consumo tem uma probabilidade muito grande de ser também a parte de baixo...
eversojr
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Quarta-feira 28 2015f Outubro 2015 10:18:08 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eversojr »

julhao_2008 escreveu:Bom dia,

O consumo de óleo está muito alto, mais que manutenção foi essa? Trocou o comando e não mandou o cabeçote para uma retifica fazer as trocas de retentores e banho quimico e também os balancins?

Pode ser que seja somente o cabeçote, mas com esse consumo tem uma probabilidade muito grande de ser também a parte de baixo...

Sim. Meu mecânico falou a mesma coisa. Deixei ele na oficina para trocar os anéis e bronzinas, brunir os cilindros e retificar o cabeçote.
julhao_2008
:: Millennium ::
Mensagens: 130
Registrado em: Quarta-feira 26 2014f Março 2014 03:45:06 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI MILLENIUM 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por julhao_2008 »

eversojr escreveu:
julhao_2008 escreveu:Bom dia,

O consumo de óleo está muito alto, mais que manutenção foi essa? Trocou o comando e não mandou o cabeçote para uma retifica fazer as trocas de retentores e banho quimico e também os balancins?

Pode ser que seja somente o cabeçote, mas com esse consumo tem uma probabilidade muito grande de ser também a parte de baixo...

Sim. Meu mecânico falou a mesma coisa. Deixei ele na oficina para trocar os anéis e bronzinas, brunir os cilindros e retificar o cabeçote.

Bom dia,

Não se esqueça de mandar o virabrequim para um passe na retifica, porque se não com os pistões com taxa mais alta sem folga vai gerar mais atrito nas bronzinas que por sua vez não estaram completamente assentadas no vira desgastado e deformado ai o seu vira quebra é batata...

Depois posta o resultado... Abraços...
Daniel Wiesel
:: Piquet ::
Mensagens: 268
Registrado em: Sexta-feira 29 2005f Abril 2005 12:17:01 AM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por Daniel Wiesel »

Se tem um serviço que não faço na minha oficina é a troca somente dos aneis, logo vai começar bater "saia" , pois é uma baita mão de obra pra depois de um tempo o cliente voltar e falar que o motor ta ruidoso.
Se vc estiver ciente e assumir o risco , faça somente aneis ,mas..... eu trocaria o kit e bronzinas de biela.
O julhão no comentario acima disse a opção de retificar o vira, com isso seria melhor ja realizar a retifica completa do motor a M.O seria praticamente a mesma, mas teria a garantia de motor
julhao_2008
:: Millennium ::
Mensagens: 130
Registrado em: Quarta-feira 26 2014f Março 2014 03:45:06 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI MILLENIUM 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por julhao_2008 »

Daniel Wiesel escreveu:Se tem um serviço que não faço na minha oficina é a troca somente dos aneis, logo vai começar bater "saia" , pois é uma baita mão de obra pra depois de um tempo o cliente voltar e falar que o motor ta ruidoso.
Se vc estiver ciente e assumir o risco , faça somente aneis ,mas..... eu trocaria o kit e bronzinas de biela.
O julhão no comentario acima disse a opção de retificar o vira, com isso seria melhor ja realizar a retifica completa do motor a M.O seria praticamente a mesma, mas teria a garantia de motor
Pod crer, mais o correto é isso mesmo...

Se for mexer em baixo tem que mandar o bloco pra retifica conferir ovulação, dar um passe no virabrequim e temperar ele e trocar as bronzinas e bomba de óleo.

Esse mecânicos tem muito o termo "meia sola", faz o cabeçote e troca os aneis e poem as bronzinas em cima do vira todo rasgado, depois explode o motor ai e tem que gastar tudo denovo...

:o :o :o
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”