Motor queimando óleo. O que fazer?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
joão-paulo.fernandes
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quinta-feira 11 2016f Agosto 2016 01:20:01 PM
Localização: Uberaba - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Motor queimando óleo. O que fazer?

Mensagem por joão-paulo.fernandes »

Primeiramente boa noite pessoal.
Meu corsa é wind 4 portas, mpfi 1.0 ano 2000/2001....
Ele queima muito oléo passei a usar oleo 25w 60 semana passada e continua fumaçando. A fumaça até q n me incomoda, mas ele está com perda de potencia eu piso tudo ele demora atingir médio giro, e quando pega médio giro ai sim ele da um torque e fica "normal".
Um mecanico me informou que ele esta com compressão perfeita no cilindro 1 e 2, porém o 3 e 4 estão com baixa compressão.
Emfim, tenho em mente de trocar anéis e vedadores de válvulas, seria suficiente? pois não tenho dinheiro para retificar... o que me dizem.

Manutenção da semana passada:

Bomba de combustível - 135,00
Sensor de combustível - 68,00
tampa da bomba de combustível - 37,00
Limpeza de bico - 65,00
Correa dentada - 46,00
Tensor da correa dentada - 105,00
filtro de ar - 20,00
Filtro de óleo - 22,00
4 litros de óleo 25w 60 - 100,00
1 jogo de vela - 67,00
1 jogo de cabo de vela - 98,00
Radiador c/ ar - 300,00
Filtro de combustível - 20,00
Mão de obra - 340,00
Sub total: 1.423,00
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu não acho, tenho certeza, de que manutenção meia boca é custo e tempo dobrado...pois vai ter que refazer ou fazer o certo mais adiante.

O certo é reparar o problema e repor o motor em condições normais...abre, vê o que está ocorrendo e recupera...quem sabe não é só os retentores de válvula e carbonização na sede das válvulas? O que justificaria a queima e a perda de potência...
Avatar do usuário
joão-paulo.fernandes
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quinta-feira 11 2016f Agosto 2016 01:20:01 PM
Localização: Uberaba - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por joão-paulo.fernandes »

Acabei de descobrir um probleminha, que se encontra na sonda lambda...
Vou trocá-la amanhã. Isso tbm justificaria a perda de potencia? Lembrando que quando piso tudo ele demora atingir médio giro (demora muito mesmo), e quando pega médio giro ai sim ele da um torque e fica "normal".
Ou seria mais provável ser a descompressão em dois cilindros...?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Em teoria sim, pois com altos giros os gases passam tão rápido pela sonda que eu duvido que haja precisão ou que a ECU se aproveite da informação dela pra fazer alguma correção no combustível...mas eu acho que simplesmente abre a torneira e vai que vai...

Os problemas são distintos e o da taxa já está identificado (ao menos seu reparador disse...mas quais os valores encontrados?), para a potência pode ser que um ou alguns bicos não estejam com estanqueidade ou a ECU esteja recebendo informação de motor frio...daí vai trabalhar com mistura rica...tendendo a ficar normal quando a guela da borboleta fica bem aberta.
Avatar do usuário
joão-paulo.fernandes
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quinta-feira 11 2016f Agosto 2016 01:20:01 PM
Localização: Uberaba - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por joão-paulo.fernandes »

Segundo ele cilindro 1 e 2, deu 150. Já o 3 e 4 deram cerca de 100. Não sei qual seria a unidade de medida destes dados. Mas pessoal eu troquei de mecanico, e o novo me disse algo novo. Que seria a sonda lambda, e eu estou confiante nesta hipótese, apesar de ainda não ter trocado a peça. Porque a fumaça que sai pelo meu escapamento é puramente preta... eu acredito que eu esteja rodando com óleo 25w 60 atoa, até porque a fumaça não mudou nada, utilizando o original e este mais viscoso.... Agora é aguardar a troca desta peça volto novamente a informar vocês qual foi o resultado...
julhao_2008
:: Millennium ::
Mensagens: 130
Registrado em: Quarta-feira 26 2014f Março 2014 03:45:06 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI MILLENIUM 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por julhao_2008 »

Bom dia,

João você rodar com óleo grosso só vai agravar ainda mais os desgastes do seu motor, tem que ser avaliado porque perda de compressão não necessariamente pode ser no bloco, as vezes pode ser o cabeçote com válvulas cansadas e retentores estourados...

O mais correto seria retirar o cabeçote e avaliar, se tiver que trocar anel, retifica também o vira porque o pessoal tem mania de trocar os anéis e os mancais e não retifica o vira todo riscado e deformado, ai a taxa de compressão vai ficar alta vai forçar o vira e quebrar ele é batata.

Não sofra por antecipação é melhor voltar o óleo 20w50 e ir juntando dinheiro para se preparar para uma possível retifica na parte de baixo, mas pode ser só em cima também...
Avatar do usuário
joão-paulo.fernandes
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quinta-feira 11 2016f Agosto 2016 01:20:01 PM
Localização: Uberaba - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por joão-paulo.fernandes »

Obg Julhão_2008, O oleo original do corsa 2000 mpfi 1.0 é o 20w 50? Eu achava que fosse o 15w 40....
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

João, a taxa de compressão (prática), é medida conforme o link abaixo mostra e pode ser em PSI ou percentual...

https://www.youtube.com/watch?v=-m0MdP0OXoo

O cara é um pouco enrolado, mas percebe-se no segundo teste, o que é uma taxa fora do normal.

Quanto a valores, o medidor dele pode ter uma outra referência que não a de 100PSI...mas mesmo assim, tudo sinaliza que seu motor está com os cilindros 3 e 4 com uma taxa muito baixa.

Antes de comprar outra sonda, sugiro normalizar o problema da taxa...em seguida ver o restante...

E ponha o óleo correto para seu motor...
julhao_2008
:: Millennium ::
Mensagens: 130
Registrado em: Quarta-feira 26 2014f Março 2014 03:45:06 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI MILLENIUM 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por julhao_2008 »

Bom dia João,

Os óleo originais do modelo "Millenium" são:

15w40 // 15w50 // 20w40 // 20w50

Como seu motor já rodou bastante aconselho você a usar o 20w50

O meu é versão 2002 e quando comprei ele só tinha 58 mil rodados e de lá até hoje só uso o 20w50 e nunca tive problemas, atualmente ele está com 103 mil.
Avatar do usuário
joão-paulo.fernandes
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quinta-feira 11 2016f Agosto 2016 01:20:01 PM
Localização: Uberaba - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por joão-paulo.fernandes »

Pessoal eu vou começar eliminar hipóteses pelo mais barato, que seria a sonda... Eu não confio muito no que o mecanico disse a respeito dos cilindros, tanto é que mudei de mecanico... E volta a questão da cor da fumaça, se tivesse tao ruim assim os dois cilindros, ele estaria fumando branco... a menos que eu esteja enganado, pois tudo que sei aprendi na net pesquisando... A fumaça que ta saindo é preta reforçando...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”