Pq motor está fraco e lenta fica instável?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
Junior Kapp
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Segunda-feira 19 2015f Janeiro 2015 03:18:55 PM
Localização: Doutor Ulysses - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI 16V
Ano de fabricação: 1998

Pq motor está fraco e lenta fica instável?

Mensagem por Junior Kapp »

Boa tarde galera...espero estar no lugar certo para postar minha dúvida/preocupação.
Bom, vamos ao relatório, inicialmente devo citar que meu corsa é um sedan GLS 1.6 16v 1998.
Os pontos principais que estão me preocupando são os que estão a seguir, seguindo a ordem de acontecimento:
- motor fraco, subidas que subia em 3ª agora chega pedir 1ª, quando está em alta vai embora, anda bem...
- lenta não estabiliza, dou partida e a lenta fica la embaixo chegando por algumas vezes até morrer, por algumas vezes tenho que dar partida acelerando até a rotação subir, e por algumas vezes dou partida e estabiliza normal, em 1000rpm sem problemas, caso o qual aconteceu hoje, dei partida com o motor desligado desde ontem e pegou normalmente, estabilizou, depois de alguns segundos desliguei e em seguida dei partida denovo e a rotação ficou la embaixo até morrer.
- fumaça branca saindo do escapamento, inicialmente tive a impressão de que era proveniente de um combustível ruim que me obriguei a usar mais depois de mais dois tanques praticamente de combustível bom (aditivado) essa impressão saiu da minha cabeça. Essa fumaça branca não se dissipa rapidamente, ela se mantém até subir, com ela sai bastante água e tem um cheiro bem perceptível.
- barulho perto da polia (grande) da correia de acessórios, esse barulho aparece com frequência, é como fosse dois metais batendo um contra o outro e quando acelera as batidinhas aceleram junto.

Bom gente, citei essas quatro situações pq elas apareceram basicamente na mesma época, quase que simultâneas, é bom citar que, meu corsa não baixa óleo ( acompanho semanalmente pela vareta), a água raramente necessita de ser completada, a luz da injeção (aquela laranja) não acende (somente acende quando a lenta fica la embaixo, quando estabiliza logo apaga), o óleo é novo e o indicado... não sei o que pode ser, queria algumas dicas pra não ser passado pra traz por algum mexânico de onde moro...os quais diga-se de passagem são bem ruins...

Bom galera, alguém sabendo de algo ou que ja tenha passado por isso da um alô ae...abraço!!
Tranquilão feito água de poço!!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Pelo conjunto todo eu chutaria junta do cabeçote queimada.
mas tem que revisar, como estão as velas? O escape não está obstruído (testar)?
Avatar do usuário
Junior Kapp
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Segunda-feira 19 2015f Janeiro 2015 03:18:55 PM
Localização: Doutor Ulysses - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI 16V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Junior Kapp »

awaked escreveu:Pelo conjunto todo eu chutaria junta do cabeçote queimada.
mas tem que revisar, como estão as velas? O escape não está obstruído (testar)?
bom, caso a junta do cabeçote estivesse queimada teria baixa no reservatório de água, o que não acontece, as velas estão boas, são as especificadas e estão e boas condições, apresentam apenas uma certa carbonização, quanto ao escape está normal, não há obstrução nenhuma... estou bem preocupado, faz uns dias que ando pesquisando bastante esses sintomas e na maioria de minhas pesquisas indicam que o motor esta "fora do ponto"... o jeito é arriscar e deixar em um mecânico pra ver se pode ser isso mesmo, o problema dos "mexanicos" aqui é que saem trocando tudo, velas, cabos, bobina, bomba de combustível, filtro de tudo quanto é coisa, passa escâner, limpeza de bico, roda, parachoque e tudo mais :twisted: aí fica bem caro...tenho um certo apego ao meu belo sedan...primeiro carro...mas não posso exagerar nos gastos...
Tranquilão feito água de poço!!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Se ela queimar entre o cilindro e o arrefecimento entra água., mas ela pode queimar entre 2 cilindros, não baixa água nem estraga o óloe, mas a compressão vai pro espaço deixando o motor estranho.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Aqui um exemplo, a "queima" da junta foi entre 2 cilindros.

Imagem
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Mas tem que testar, tudo o que mencionou dá pra testar antes de trocar.
E não to dizendo que é a junta definitivamente, mas acontece, dá pra testar também, é só medir a compressão nos cilindros.
Avatar do usuário
Junior Kapp
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Segunda-feira 19 2015f Janeiro 2015 03:18:55 PM
Localização: Doutor Ulysses - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI 16V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Junior Kapp »

Boa awaked... foi uma das opções que vc deu acima, as benditas velas, aparentemente elas estavam boas, tanto que fazendo aquele teste de tirar cabo por cabo com o motor funcionando todas estavam em funcionamento mas provavelmente a queima não estava regular, como elas estavam um pouco carbonizadas eu resolvi pegar um jogo de velas de um celta que estava travado na oficina, coloquei paaah...funcionou redondinho, dei umas voltas pra tirar a dúvida, peguei umas subidas boas pra ver se aguentava e se comportou bem, tão bem quanto antes, a fumaceira parou e o tec tec que mencionei perto da polia da correia de acessórios também parou...minha preocupação foi tamanha pq eu completei com meu corsa os 200.000km....agora o caboco esta com 200k e o motor redondinho...valeu aí pela ajuda!! grande abraço!!
Tranquilão feito água de poço!!
DieguinhoBoyx
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 22 2016f Agosto 2016 08:07:04 PM
Localização: São Vicente - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por DieguinhoBoyx »

meu corsa também apresenta esses probleminhas troquei a polia do virabrequim ... porém meu corsa tem ar cond. ea polia que comprei é sem ar ... será que tem algo a ver?
Avatar do usuário
Junior Kapp
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Segunda-feira 19 2015f Janeiro 2015 03:18:55 PM
Localização: Doutor Ulysses - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI 16V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Junior Kapp »

Fala Dieguinho, não sei dizer meu amigo se tem diferença ...

Bom gente, minha alegria não durou muito...na troca das velas o carro voltou a funcionar bem por uns dias, aí um certo dia fui sair com o carro e booooooooommm...morreu...voltou a fraqueza e o alto consumo, troquei filtro de ar e combustivel, melhorou nas primeiras voltas mas boooooommmm denovo... estou ficando um tanto quanto preocupado...
No momento o meu corsa esta se comportando da seguinte forma;
Logo na primeira partida do dia ele liga normalmente, estabiliza a lenta, mas se eu logo desligar e ligar devolta ja não pega mais, só com o pé no acelerador mas daí adiante já não estabiliza mais a lenta, tem que ficar acelerando, e se caso na primeira partida for acelerar, o carro não responde, é como se quando acelera em vez de injetar combustível ele corta, aí o que eu tenho que fazer, dar partida novamente com o pé no acelerador e ficar acelerando na alta para o carro sair, forçando bastante mas anda, fraco pra caramba mas anda... aí após algumas voltas com o carro amarradão ele se solta e funciona normalmente, aí até segura na lenta na maioria das vezes, e sem contar que o consumo esta muuuito alto, mas digo muuuuito mesmo, caiu pra reserva que eu nem vi como...se alguém puder me dar mais algumas dicas, estamos aí...abraço à todos!!
Tranquilão feito água de poço!!
Avatar do usuário
Junior Kapp
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Segunda-feira 19 2015f Janeiro 2015 03:18:55 PM
Localização: Doutor Ulysses - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI 16V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Junior Kapp »

Bom galera, finalmente meu problema foi resolvido...durante este final de semana, mais precisamente no domingo foi a ultima volta que dei no meu possante, na segunda de manha ele ja não pegou mais, mas não pegou mesmo, só dava sinal e morria, fiquei nessa a segunda inteira, acabei me estressando e nem fui trabalhar, fiquei empenhado no carro, desmontei a parte da injeção, tirei os bicos e mandei pra limpeza, enquanto isso fui verificando mangueiras, aterramentos, sensores e estava tudo normal, scanner não detectou nenhuma anomalia (o scânner foi no sábado) peguei os bicos na oficina, montei eles até com uma certa esperança, quando dei partida paaaaaah...não funcionou, ficou na mesma coisa, com isso veio o desânimo novamente... na terça feira o mesmo cara que limpou os bicos pra mim apareceu em casa, e foi dar uma olhada no carro, com muito custo fizemos o bicho pegar, na maior da ruindade fui até a oficina dele, chegando la notamos que o motor em funcionamento a polia do virabrequim, aquela em que fica o sensor de rotação estava trabalhando oscilando, como se estivesse empenada, imaginamos que ali estava o problema, interferência no sensor de rotação, quando tiramos a polia paaaaah... nela também não era o problema mas sim na polia interna, aquela em que vai a correia dentada, a chaveta (acho que esse é o nome), aquele encaixe da polia no eixo do virabrequim tinha comido uns 3mm então a polia tinha quase que subido em cima do eixo tirando o carro totalmente do ponto...acertado este problema o carro voltou ao normal, todos os problemas que estava tendo desde o inicio, batida no motor, fumaça pelo escapamento, alto consumo, lenta instavel, motor fraco...todos sumiram com o concerto.
Fica a dica para alguém aí que possivelmente possa ter este problema...abraço a todos!!
Tranquilão feito água de poço!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”