[DÚVIDA] - Qual Óleo utilizar?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Trancado
Gondim2014
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 30 2016f Junho 2016 03:17:35 PM
Localização: Ituiutaba - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

[DÚVIDA] - Qual Óleo utilizar?

Mensagem por Gondim2014 »

Olá pessoal, feliz por fazer parte agora dessa família. Comprei um corsa wind 1.0 mpfi gasolina 97/98. Meu primeiro carro, comprei em Janeiro desse ano, muito satisfeito, já fiz algumas viagens nele, claro fiz alguns reparos, carro usado sempre tem detalhes ainda mais na estética. Na parte mecânica troquei todos os filtros, óleo do motor e do câmbio é a junta do reservatório do óleo do câmbio, troquei velas e cabo de velas, coloquei um radiador novo. Mais vamos lá, quando troquei o óleo rapaz do posto me recomendo o óleo semi sintético Ipiranga F1 Master Performance SL SAE 15W/40. MINHA DUVIDA É: ESSE OLEO É O CORRETO PARA ELE? VOU TROCAR AGORA COM DEZ MIL KM RECOMENDADO PELO RAPAZ DO POSTO, PODE MESMO TROCA COM DEZ MIL KM? Motor ta com 202 mil km, mais não raja, não fuma é a cada 15 dias verifico nível do óleo e não baixou. Escapamento ta sempre seco. Tirem minha dúvida a respeito do óleo se esse é o correto e se pode troca a cada dez mil. Abraço a todos.
Felipe Guillen
:: Millennium ::
Mensagens: 132
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 09:51:04 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Felipe Guillen »

Gondim2014 escreveu:Olá pessoal, feliz por fazer parte agora dessa família. Comprei um corsa wind 1.0 mpfi gasolina 97/98. Meu primeiro carro, comprei em Janeiro desse ano, muito satisfeito, já fiz algumas viagens nele, claro fiz alguns reparos, carro usado sempre tem detalhes ainda mais na estética. Na parte mecânica troquei todos os filtros, óleo do motor e do câmbio é a junta do reservatório do óleo do câmbio, troquei velas e cabo de velas, coloquei um radiador novo. Mais vamos lá, quando troquei o óleo rapaz do posto me recomendo o óleo semi sintético Ipiranga F1 Master Performance SL SAE 15W/40. MINHA DUVIDA É: ESSE OLEO É O CORRETO PARA ELE? VOU TROCAR AGORA COM DEZ MIL KM RECOMENDADO PELO RAPAZ DO POSTO, PODE MESMO TROCA COM DEZ MIL KM? Motor ta com 202 mil km, mais não raja, não fuma é a cada 15 dias verifico nível do óleo e não baixou. Escapamento ta sempre seco. Tirem minha dúvida a respeito do óleo se esse é o correto e se pode troca a cada dez mil. Abraço a todos.
Iae cara blz? Bem vindo ao clube!

Eu não sou o cara exato para responder, mas em relação ao período da troca, na minha opinião, um carro como o nosso que é usado, tem mais de 100 mil km, eu recomendaria trocar a cada 5 mil km.
Gondim2014
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 30 2016f Junho 2016 03:17:35 PM
Localização: Ituiutaba - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Gondim2014 »

Valeu pela dica, obrigado
Avatar do usuário
Marco Túlio
:: Moderador ::
Mensagens: 2300
Registrado em: Segunda-feira 29 2004f Dezembro 2003 03:46:59 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2016
Contato:

Mensagem por Marco Túlio »

Qualquer óleo por melhor que seja troque sempre com 5000 km. Troque o filtro também.

Enviado de meu SM-G530MU usando Tapatalk
Gondim2014
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 30 2016f Junho 2016 03:17:35 PM
Localização: Ituiutaba - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Gondim2014 »

Obrigado
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Felipe, frentista de posto nem sempre é a pessoa recomendada para indicar óleo...use o óleo recomendado pelo manual da montadora em termos de especificação técnica SAE (sempre igual) e API (pode ser superior), não sendo obrigatório nem o óleo da montadora (que não fabrica óleo nenhum), e nem o indicado (marca), por ela, mas tem que ser de um fabricante de renome internacional.

SAE tem ver com a viscosidade...nossos óleos são multiviscosos (para verão e inverno), ex.: SAE 15W40, SAE 10W30.
API tem a ver com a modernidade em temos de desempenho de funções e quanto maior a 2ª letra, melhor seu desempenho, ex.: SH, SJ, SL, SM, SN

Troque o óleo na mesma frequência indicada também pelo manual...

Observações:

Jamais avalie o nível do óleo com o motor quente (normalmente quando se para em um posto), pois ainda existe muito óleo que não retornou ao reservatório (cárter), prejudicando o nível correto e dando a impressão de estar abaixo do que deveria...normalmente o frentista recomenda acrescentar 0,5 ou 1 litro.

Acostume-se a monitorar o nível a cada 1000Km, ou 1 vêz por semana, antes de ligar para sair...aproveite e monitore também os níveis do arrefecimento, freio, DH e água do limpador...isto evita surpresas indesejáveis na viajem...e custos desnecessários para o bolso.

É comum recomendarem óleos mais viscosos quando se percebe uma "fumacinha" na descarga, porém aquela "fumacinha" é um aviso de que algo no motor precisa de manutenção (pode ser só os retentores das válvulas < R$ 50,00), e um óleo mais viscoso "pode" até resolver...mas lhe trará problemas imediatos no desempenho/consumo e mais adiante com custos de retífica mais elevados (de R$ 1.500,00 a 4.000,00).
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”