Pq a luz da injeção acende e apaga?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
David MS
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 26 2016f Junho 2016 12:33:32 AM
Localização: Taubaté - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1999

Pq a luz da injeção acende e apaga?

Mensagem por David MS »

Bom dia a todos.
Comprei um corsa wind mpfi 99 tem 1 mês, porém hoje começou a acender por alguns segundos a luz de injeção e depois apaga, aconteceu por volta de 3 vezes.
O que pode ser ou o que posso fazer?

Obrigado
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Se acende e apaga, em princípio o problema está intermitente, mas deve-se conhecer o tipo de alarme...se forem os códigos 44 e/ou 45, eles estão associados a mistura pobre/rica, de fato, ou a sonda já perdeu eficiência.

O melhor a fazer é deixar esvaziar o tanque e encher com gasolina aditivada (Pódium, Grid, V-power...), que são de melhor qualidade e normalmente não apresentam mais o problema...mas podem ser outros fatores e só uma análise com scaner é que decidirá.
Avatar do usuário
CidoCorsa
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 06 2009f Agosto 2009 09:22:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2016

Mensagem por CidoCorsa »

Boa tarde...

Tive um Corsa Wind 4p 98 que apresentava o mesmo problema...

Porém meu carro era mais grave. A marcha lenta era "quadrada" sempre ( o carro foi comprado zero assim).

A concessionária do Arujá, como todas, não resolveu a questão. Levei em uma oficina de confiança e troquei filtros de ocmbustível e ar, mais a sonda. Resolveu o pisca pisca da luz da injeção e melhorou um pouco a marcha lenta. Mas nunca foi perfeito. Desconfiei de entrada de ar falso em algum ponto da TBI, mas o scanner não acusou...

Talvez seja mesmo a sonda como o amigo aqui falou...

Boa sorte...

Cido
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Me parece que o scaner não acusa, diretamente, entrada falsa de ar (que pode ser até pela mangueira do servo freio).

Uma análise na tensão do sensor MAP, pode indicar algo nesse sentido.
Avatar do usuário
BrunoSantos1
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Segunda-feira 30 2016f Maio 2016 10:48:08 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por BrunoSantos1 »

Bom dia Pessoal,

Revivendo o tópico para não criar um novo, gostaria de ajuda com um problema no meu Corsa.

Tenho um Corsa 1.0 8v MPFI Super 96/97. Comprei o mesmo no dia 24/05/2016 com 149.350km.

Hoje, 16/12/2016, 153.830km totais, eu vindo ao trabalho, cerca de 10km diariamente (segunda a sexta) casa trabalho, no meio do caminho ascendeu e apagou rapidamente a luz da Injeção.

Esse carro havia feito isto em Junho, logo após eu fazer uma série de manutenções nele pós-compra (creio que costume normal, para eu poder controlar a troca de tudo certinho), e depois nunca mais fez, até hoje.

Esse carro foi trocado em 30/05:

Velas e Cabos de Velas (Bosch);
Correia dentada e Esticador (ref. AC DELCO);
Carcaça protetora da Correia Dentada (orig. GM);
Correia Poli-V e Esticador (correia esqueci marca e Esticador AC DELCO);
Válvula Termostática (esta na verdade colocada, pois não existia);
Filtro de Ar Motor (AC DELCO);
Óleo e Filtro de óleo (ref. Lubrax 20W50 e Filtro Frahm);
Rolamento do Alternador e Regulador de Tensão (Rolamento não lembro marca e regulador Bosch);
Pastilhas de Freio (cobreq);
Retirado Alarme Original e Instalado um PX 300 Positron.

No dia 15 de junho, foi visto bem na vistoria do DETRAN que havia um Vazamento de óleo próximo da Correia Dentada, não lembro o nome da peça. E um vazamento de água no Radiador. Ambos solucionados.

Em outubro, passei o scanner no carro com um mecânico e o único problema visto foi que a Pressão no Coletor de Admissão está ELEVADÍSSIMA, possivelmente indicando que o motor precisa ser retificado, bicos, sonda lambda tudo ok.

Em 2 de novembro, o carro queimou o alternador (ponte retificadora e Estator). Comprado um novo em ferro velho (R$300,00 Bosch 70A).

Agora no dia 10 de dezembro, foi trocado:

Mangueira do Suspiro (totalmente rasgada, vazando gasolina) (ref.: Original GM);
Escapamento Intermediário e Final (acreditem, o que estava no carro ainda era o original com 2 furos);
Mola Traseira (também ainda era a ORIGINAL de Fábrica, nunca mexida) (Reforçada COFAP(acho));
Copo Traseiro (fizeram uma adaptação de uma coisa de caixa de direção com arruela na suspensão traseira) (Original GM);
Amortecedor Dianteiro (REF.: AC DELCO);
Coxim, batente e coifa Dianteiro (Orignal GM).

O que pode ser? Limpeza de Bico, Limpeza de TBI?
Quanto custa em média Retificar esse Motorzinho MPFI?

Obrigado a Todos.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não me consta que o scaner possa definir, sem sombra de dúvida, uma necessidade de retífica...uma verificação na taxa de compressão sim, mas ainda pode ser assentamento de válvulas com carbonização. Se não há consumo de óleo além do especificado, a coisa fica restrita apenas ao conjunto do comando e se não houver troca de componentes o serviço não é tão caro.

Quanto ao alarme, tem que saber qual o código.
Avatar do usuário
BrunoSantos1
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Segunda-feira 30 2016f Maio 2016 10:48:08 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por BrunoSantos1 »

Bange escreveu:Não me consta que o scaner possa definir, sem sombra de dúvida, uma necessidade de retífica...uma verificação na taxa de compressão sim, mas ainda pode ser assentamento de válvulas com carbonização. Se não há consumo de óleo além do especificado, a coisa fica restrita apenas ao conjunto do comando e se não houver troca de componentes o serviço não é tão caro.
Opa, então, meu carro está mais ou menos "consumindo" 1l/1000km. Sendo que suspeita-se do Retentor de óleo das válvulas esteja meio ruim, porque o carro não fumaça andando, mas as vezes, e muito as vezes, tipo umas 5 vezes no mês, e somente quando está meio frio o carro sai uma fumaça branca que se dissipa no ar em 1 minuto.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A especificação é de 0,8l/1000km...no máximo...

Parte de seu consumo pode ser os retentores das válvulas, mas a medição da taxa de compressão é determinante para uma retífica.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”