O comando de válvula quebrado, é necessario a troca de todo o kit?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
ogilsonjose
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 16 2016f Junho 2016 07:42:28 AM
Localização: Taubaté - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

O comando de válvula quebrado, é necessario a troca de todo o kit?

Mensagem por ogilsonjose »

Olá Bom dia,

Sou novo aqui no fórum. Recentemente adquiri em um negócio o Corsa Pickup 1.6 MPFI 1997

Nessa semana utilizando ele o comando de valvula quebrou aparentemente bem no meio. Enfim.

Levei ao Mecanico e ele quer trocar uma porrada de coisas no carro, quer fazer retifica no cabeçote e entre esses itens trocar o kit inteiro do comando de valvula. Ele me passou os motivos de trocar tudo.

O orçamento ficou um pouco salgado.

Dai a minha pergunta.

É realmente necessario trocar o kit inteiro, somente o comando e fazer a descarbonização|limpeza seria o suficiente? Digo isso principalmente pelo fato de claramente o antigo dono ter sido desleixado com o carro. Ao abrir a tampa de válvula, precisavam ver a beleza que estava dentro, eu assumo que devia ter feito essa olhada assim que peguei o carro mas nao fiz. Ou seja, estava imundo, com aquilo que se chamam de borra, ou seja, óleo nas paredes internas parecendo graxa dura, os furos da valvula entupidos. Com certeza o caboclo completava o óleo e não trocava ele na KM especificada, enfim.

O fato é que por causa desses pontos, não estou querendo fazer a retifica do cabeçote, pois, se eu faço a retifica do cabeçote e depois descubro que tenho que fazer do motor também, daí eu teria que refazer a retifica do cabeçote novamente certo para acompanhar o motor certo? É o que outro mecanico me passou.

Na minha situação qual, qual seria o recomendado por vcs?

Agradecido
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Complicado, o correto é fazer tudo, já faz parte de baixo e de cima e fica zerado.
Se tem borra demais assim no cabeçote... tem borra embaixo, pode ter galeria entupida embaixo, mesmo que limpe o cabeçote o óleo pode não subir direito. Vai aquecer mais do que devia, empena cabeçote... enfim. Vai sempre ficar no "SE".

Se der sorte faz o cabeçote e fica bom, se der azar faz o cabeçote e o problema se repete quebrando outro comando. Pelo descritivo foi provável falta de lubrificação.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Ah, sim! Está aí um caso onde o FLUSH poderia ter ajudado, antes de desmontar, sabendo que vai fazer cabeçote e tem que fazer (e se quebrou por empeno?) faz flush... retifica o cabeçote... tira o cárter, limpa trompa de aspiração... enfim. Mas o motor teria que estar funcionando ainda.

Flush depois da retifica pode sair pela culatra, pode soltar uma crosta da borra e entupir uma galeria no cabeçote que acabou de ser retificado e o problema recomeça.
jankefarias
:: ST ::
Mensagens: 950
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:45:13 PM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jankefarias »

De repente vale a pena até um motor novo de desmanche legal com nota....
faitao
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 18 2014f Setembro 2014 08:59:49 PM
Localização: Esteio - RS
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por faitao »

fala pessoal, tive o mesmo problema, o meu comando rachou no meio, segundo o mecanico provavelmente um tucho trancado teria sido o causador do problema. substitui todo o kit, com eixo, tuchos, balancins e calços, o motor estava 100% limpo, sem borras.
minha tristeza foi ao abrir o comando, verificar que o 4° cilindro desgastou a camisa de forma desparelha.
Montamos o motor, ficou 100%, sem nenhum barulhinho, mas aquele desgaste me deixou preocupado, então ele começou a "fumar", e minha wagon é GNV e por este motivo não passa na vistoria anual... moral da História: comprei um motor parcial novo da chevrolet, sou do RS e comprei em SP na Itororó, R$ 2.100,00 com bomba de oleo inclusa, R$ 200,00 a menos que uma retifica por aqui.
Como o comando é novo, vou verificar as guias de valvula, trocar os retentores e fazer assentamento, a bomba dágua e correia dentada e tensor são novos, agora é só montar, e irei fazer eu mesmo em casa. (desejem-me sorte)
Voltando ao assunto do comando, caro ogilsonjose troque o kit se possivel for (R$), se tiver que mais tarde fazer a parte de baixo saberá que está com o comando confiável.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

No caso do GNV é mais complicado, há desgaste prematuro mesmo. Ó GNV é seco, não lubrifica válvulas por exemplo. Etanol eu gosto mas sei que ele também não pe tão eficiente. A gasolina já acaba lubrificando muita coisa no caminho por onde passa.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”