Barulho no motor

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
SilvaCleyton
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Segunda-feira 30 2016f Maio 2016 09:18:54 AM
Localização: Sumaré - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Barulho no motor

Mensagem por SilvaCleyton »

Olá amigos, sou novo aqui no fórum, e ainda não encontrei algo relacionado a minha dúvida...
A pouco tempo comprei um Corsa Classic Life 1.0 VHCE Flexpower ano 2009 o mesmo está com 85 mil km...
Assim que peguei ele estava com um pequeno barulho de tec tec tec ouvido melhor de dentro do veículo com os vidros fechados, mas bem baixo, detalhe que este barulho aumenta com a rotação do motor mesmo com motor quente ele persiste...
Após uma troca de óleo, colocando um óleo mais fino 5w40 ACDelco visto que antes estava com F1 Master 15w40, entao eu vi que o barulho aumentou...
então quando fui trocar a correia dentada, como manutenção de segurança após a compra do carro foi feita a troca do óleo e dos filtros e em seguida a correia dentada e o tensor, pedi para que o mecânico ouvisse aquele barulho no motor que me parecia vir da área das polias...
olhando o motor e analisando o barulho o mecânico informou que poderia ser folga nos mancais, o mesmo pegou uma ferramenta, com o carro suspenso no macaco hidráulico e puxou a polia de baixo para ele, e em seguida empurrou a mesma de volta, me informando que seria a folga nos mancais e que seria necessário fazer o motor.

Amigos, peço a ajuda de vocês, pois é o meu primeiro carro, não entendo muito de mecânica...
Ja fiz algumas pesquisas relacionadas, mas permaneço com dúvidas.

Desde já agradeço a ajuda e um salve a todos!! :D
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Mancal tem folga mesmo, precisa ver se está dentro da tolerância, se era bem visível o movimento é provável que realmente esteja folgado demais, certeza só medindo a folga.

O óleo correto, indicado no manual, pro seu carro é o 5w30. O uso de óleos mais grossos pode ter dificultado a lubrificação nas pequenas folgas do motor e provocado desgaste prematuro.

Certeza da causa só abrindo, medindo e vendo. Pode ser borra entupindo as canulas de lubrificação dos mancais, enfim. Se já usavam óleo errado não duvidaria das trocas sendo feitas em prazos errados.
SilvaCleyton
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Segunda-feira 30 2016f Maio 2016 09:18:54 AM
Localização: Sumaré - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por SilvaCleyton »

awaked escreveu:Mancal tem folga mesmo, precisa ver se está dentro da tolerância, se era bem visível o movimento é provável que realmente esteja folgado demais, certeza só medindo a folga.

O óleo correto, indicado no manual, pro seu carro é o 5w30. O uso de óleos mais grossos pode ter dificultado a lubrificação nas pequenas folgas do motor e provocado desgaste prematuro.

Certeza da causa só abrindo, medindo e vendo. Pode ser borra entupindo as canulas de lubrificação dos mancais, enfim. Se já usavam óleo errado não duvidaria das trocas sendo feitas em prazos errados.

Verdade, Awaked!
Falei com outro mecânico e ele me disse que a causa do tec tec tec pode não ser a folga... pode ser pino, biela e até mesmo saia de pistão...
E pra ter certeza só abrindo o motor, pois esse tec tec tec pode ser de um problema pequeno até um problema maior...

Outro mecânico disse que não acha bom o óleo 5w30 ACDelco e disse que um óleo mais grosso preencheria as folgas e diminuiria o barulho..

complicado é que cada um deles fala uma coisa... :roll:

Será que é perigoso continuar utilizando o carro com esse tec tec tec ?
Não estou com $$ no momento, talvez daqui a alguns meses eu possa mexer no motor...
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

O óleo 5w30 é o indicado no manual. Se é AC Delco, Lubrax, Havoline, Ipiranga, Motul... não tem problema.
A fábrica definiu essa viscosidade, não entendo porque mudar isso, aliás, entendo, pra trazer problemas e acabar acontecendo o que provavelmente houve no seu carro.

Não vai pelo que "falam", vai pelo manual do carro, o que a fábrica e os engenheiros que fizeram o motor dizem.

Não dá pra saber se é perigoso depende o que é de fato, pode ficar só no barulho ou pode quebrar, loteria.
ThiagoClarone
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 14 2016f Abril 2016 11:15:53 PM
Localização: Cabreúva - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por ThiagoClarone »

Como eu faço para fazer postagem?

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
SilvaCleyton
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Segunda-feira 30 2016f Maio 2016 09:18:54 AM
Localização: Sumaré - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por SilvaCleyton »

awaked escreveu:O óleo 5w30 é o indicado no manual. Se é AC Delco, Lubrax, Havoline, Ipiranga, Motul... não tem problema.
A fábrica definiu essa viscosidade, não entendo porque mudar isso, aliás, entendo, pra trazer problemas e acabar acontecendo o que provavelmente houve no seu carro.

Não vai pelo que "falam", vai pelo manual do carro, o que a fábrica e os engenheiros que fizeram o motor dizem.

Não dá pra saber se é perigoso depende o que é de fato, pode ficar só no barulho ou pode quebrar, loteria.
Beleza Awaked!
Agradeço a atenção, vou tentar levar a um outro mecânico e ve o que ele fala...

Abraço!!
Carlos Vasconcellos
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Sábado 23 2013f Março 2013 01:22:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Carlos Vasconcellos »

Estou passando pelo mesmo problema, ontem troquei os tuchos, pois geralmente o problema é esse, o barulho continuou, levei até a retifica e o cara me disse que era uma folga no pino do pistão, minha sorte é que essa folga só está em 1 dos pistões. Ficou em 50dilmas na retifica e 150dilmas no mecânico.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Ex Corsa Wind 97
Ex Vectra 97
Atual Corsa wind 94
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

ThiagoClarone escreveu:Como eu faço para fazer postagem?

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
Já fez... rs.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Carlos Vasconcellos escreveu:Estou passando pelo mesmo problema, ontem troquei os tuchos, pois geralmente o problema é esse, o barulho continuou, levei até a retifica e o cara me disse que era uma folga no pino do pistão, minha sorte é que essa folga só está em 1 dos pistões. Ficou em 50dilmas na retifica e 150dilmas no mecânico.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
O cara cobrou 150 pra fazer isso? Casa com ele! Rs... brincadeiras a parte... cara como ele fez por esse custo?
Viu ele fazendo? Viu tudo?
Carlos Vasconcellos
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Sábado 23 2013f Março 2013 01:22:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Carlos Vasconcellos »

awaked escreveu:
Carlos Vasconcellos escreveu:Estou passando pelo mesmo problema, ontem troquei os tuchos, pois geralmente o problema é esse, o barulho continuou, levei até a retifica e o cara me disse que era uma folga no pino do pistão, minha sorte é que essa folga só está em 1 dos pistões. Ficou em 50dilmas na retifica e 150dilmas no mecânico.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
O cara cobrou 150 pra fazer isso? Casa com ele! Rs... brincadeiras a parte... cara como ele fez por esse custo?
Viu ele fazendo? Viu tudo?
Ele cobrou 200 só a mão de obra, mas aí eu chorei e como já faço sempre com ele todo tipo de serviço ele tirou 50. Vou levar amanhã pra ele fazer. Mando fotos por aqui

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Ex Corsa Wind 97
Ex Vectra 97
Atual Corsa wind 94
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”