Motor Fumando / Queimando Óleo

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
SD_PM_Mike
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 28 2015f Novembro 2015 09:01:48 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SD_PM_Mike »

Bom Dia,
Peguei o meu corsa ontem, e por incrivel que pareça ele parou de fumar. Como não entendo muito de mecânica, vou posta abaixo as peças que foram trocadas.
Antes, eu dava uma forte acelerada, e fumava bastante... até saia óleo do escapamento..
Agora, acelero bem mais e nem sai fumacinha.. hahha

Sei lá, mas acho que não fiz mal.. porque já vou passar pra frente o Corsinha.. e se estivesse fumando, iria perder muita grana na troca.. agora que não está fumando mais, não vou perder tanto.

Valew todos ai que ajudaram! :)

Segue abaixo a listagem de tudo que foi trocado. Sim, MO cara :o

Imagem
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Só estranho o preço das peças... algumas vendidas só em jogo e o cara só mexeu em 1 cilindro?

Mas eu, se não houvesse problemas de compressão, trocaria primeiro os retentores doas válvulas, pois abre-se no máximo a tampa dos tuchos e isso é baratíssimo...

Bom, fica ciente de que foi um meia sola...não, 1/4 de sola...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

algo muito superficial, melhor tocar fogo na nota pra não ficar tentando entender.....
anel todos, e pistão 1? q pistão std? sobremedida?

se vai passar pra frente, trate de passar o qnt antes, e não se esqueça q pode pegar um carro maquiado da mesma forma tmb....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
eversojr
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Quarta-feira 28 2015f Outubro 2015 10:18:08 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eversojr »

Aproveitando o tópico. Meu corsa é 2004/2005 1.8 (flex) com 94 mil kms. E ele está abaixando o nível do óleo. Desde a última troca (há 2 meses) com óleo 15w40 (estava usando o 5w30) eu rodei um pouco menos de 2mil km e o óleo já está na metade da vareta de medição. O motor aparenta estar sem problema algum (barulhos, falhas). Com o motor quente, mesmo subindo o giro até os 6mil rpm, não da nenhum sinal de fumaça. Também não há nenhum vazamento. Estava pensando em levar para trocar os retentores de válvulas, mas na primeira partida do dia também não sai fumaça do escapamento. Este consumo do óleo é normal? ::?
Há alguns dias fui na oficina para verificar o estado das velas. Estavam carbonizadas (o mecânico me falou que era por causa do combustível), mas não estavam sujas de óleo.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Óleo baixa por duas razões:
1 - Queima, visível ou invisível pela descarga
2 - Vaza, podendo pingar ou escorrer pelo fundo do carro.

Mas considere que no manual fala em um consumo de (acho?), 0,7l por cada 1000Km.
Este consumo não chega a ser visível pela descarga, mas ocorre e segundo o fabricante, é normal!!!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

É bem inusitado começar a "queimar" óleo depois de passar do 5w30 para o 15w40.
Pela km eu começaria pelo respiro do cárter, se for tampa metálica limpar, se for plástica trocar, verificar a mangueira quanto a entupimento... se esse respiro entope aumenta a pressão dentro do bloco e o motor acaba queimando mais óleo do que o normal.

Velas carbonizadas é problema de qualidade de combustível ou tem algo errado na queima. Teria que revisar o sistema.
eversojr
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Quarta-feira 28 2015f Outubro 2015 10:18:08 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eversojr »

Na verdade o consumo de óleo já acontecia com o uso do óleo 5w30, da mesma forma que agora. Mudei para o 15w40 por orientação do mecânico após trocar o retentor do comando, que estava com vazamento. Na tampa (plástica) tem duas mangueiras. No caso seria a menor?
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

A mangueira é a maior se não me engano, na realidade no meu Corsa só tinha um mangueira saindo da tampa de válvulas (onde abastece o óleo). Segue ela pra confirmar, uma ponta vai na tampa, a outra ponta vai no duto de ar entre a caixa do filtro de ar e o corpo de borboleta.
Cezinha Mairinque
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Terça-feira 09 2016f Agosto 2016 06:45:51 PM
Localização: Mairinque - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por Cezinha Mairinque »

Boa tarde,
Gostaria de saber se alguém já passou por isso, em uma simples troca de óleo que eu fiz hoje meu motor começou a fumar (fumaça branca). Mais acontece um seguinte eu fiz o motor faz seis meses tudo certinho, e nesse período não fumaciou, está com o retentor do volante ruim com um pequeno vazamento será que isso pode ter ajudado a gerar a fumaça. Ou colocaram outro tipo de óleo como um 5/30 ou 15/40.
Alguém pode me ajudar por favor.
Atenciosamente,
Cezinha Mairinque
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pelo vazamento do retentor do volante não justifica...agora o que foi feito exatamente no motor?
Cabeçote (em cima)? Retífica de camisa (no meio)? Retífica de VB (de baixo)? Qual a quilometragem do carro?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”