Boa tarde, colaboradores!!
Tenho um Corsa sedan premium 1.4 Econoflex 2009/2009 que no ato da primeira partida do dia, independente de horario e do clima tempo, só pega depois da quarta ou quinta tentativa, isso quando o mesmo encontrasse abastecido no Etanol, porém, quando comprei, não era assim, passou a ficar assim depois de uma abastecida com gasolina e quando voltei para o etanol o mesmo apresenta este problema que já faz um pouco mais de 1 ano e meio, desde então venho tentando solucionar o problema, tenho oficina automotiva e já fiz os seguintes testes:
1° Teste de falhas da injeção com kaptor.com: Sistema OK (Nenhuma falha)
2° Eletronicamente (Kaptor.com: teste dos atuadores) testei também o relé, solenoite e motorzinho da partida frio (Tudo respondendo OK);
3° Manualmente testei o relé, solenoide e motorzinho da partida frio (Tudo OK);
4° Troquei as 2 sonda lambdas (Pós e Pré) por novas originais Delphi.
Troquei também o jogo de velas e cabo de velas por novas originais NGK.
Troquei também o sensor de temperatura da água.
Troquei também os filtros de ar e de combustível.
Fiz limpeza dos 4 bicos injetores na máquina.
Troquei o óleo e o filtro de óleo (Valendo lembrar que o óleo só coloco o recomendado SAE 5w30 API).
5° Teste intensidade da faísca da bobina (Bobina OK)
OBS: O problema continua!!!!
6° Com o kaptor.com fiz ajuste de combustível forçado para alcool, aparentemente na hora apresenta ter solucionado, porém, após fazer uma viagem de 150Km sem abastecer, no dia seguinte o problema volta o mesmo.
CONCLUSÃO:
Percebi que meu carro com este problema está gastando mais, percebi que ao abastecer com gasolina não dá o problema, enfim, só da o problema com o carro abatecido no alcool e só no ato da primeira partida do dia ou depois de umas horas parado, com o motor quente ele não apresenta o problema, mesmo abastecido no alcool. Enfim, moro em minas a gasolina aqui é muito caro, quero abastecer com alcool, porém com esse problema me desanima, pois além de demorar a pegar, quando pega ele fica dando uns estouro impossibilitando o carro de andar, pelo menos até esquentar e o consumo esta elevado, mas quero muito resolver esse problema e agradeço a todos pela colaboração!!!
Próximos testes que pretendo fazer:
Verificar se no ato da partida o combustível esta parando na flange da boia, pois o mesmo pode estar voltando em vez de parar pra manter a pressão.
Verificar corpo de borboleta (Não tenho outro corpo de borboleta para testar, o que impossibilita o teste)
ACEITO OUTRAS SUGESTÕES PARA TESTES!!!
Obrigado!
Demora pegar e quando pega ao acelerar estoura: Corsa 1.4 09
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José Eduardo N. Oliveira
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Quando vc tá rodando em aceleração constante, o motor fica dando umas engasgadinhas? Se sim, há a grande chance de ser o corpo de borboleta bichado. Tem esse tópico gigantesco, que fala sobre isso: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=66172
Boa leitura.
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José Leal escreveu:Quando vc tá rodando em aceleração constante, o motor fica dando umas engasgadinhas? Se sim, há a grande chance de ser o corpo de borboleta bichado. Tem esse tópico gigantesco, que fala sobre isso: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=66172
Boa leitura.
José, boa noite, antes de mais nada, obrigado pela atenção, e respondendo a sua pergunta, ele não engasga quando está em rotação constante, quando o motor esta quente só pisar que responde normal sem engasgar por conta disso e de não dar o problema quando abastecido a gasolina que descarto a possibilidade de ser o corpo de borboleta.
Complicado, não sei mais o que fazer!!!
José Eduardo N. Oliveira
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Prezados,
Bom dia!
A descrição realizada pelo José Eduardo narra exatamente o problema que tenho com minha Montana .
Fiz a limpeza do corpo de borboleta e testes com a peça retirada e não acusa nada, nem corpo nem sensor.
Realmente não tenho mais nada que na lógica possa causar o defeito.
Caso alguém tenha alguma dica, desde já agradeço.
Bom dia!
A descrição realizada pelo José Eduardo narra exatamente o problema que tenho com minha Montana .
Fiz a limpeza do corpo de borboleta e testes com a peça retirada e não acusa nada, nem corpo nem sensor.
Realmente não tenho mais nada que na lógica possa causar o defeito.
Caso alguém tenha alguma dica, desde já agradeço.
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Estouro no escape ou na TBI? tem certeza que a sua central não está travada em apenas um combustível, problema típico de carros flex?
Fotos do meu corsa! http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0
- José Leal
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O problema é que ele já forçou a IE a queimar álcool...
Dudu, as engasgadas são bem sutis no começo, depois vão piorando. Sofri com isso no meu carro.
Dudu, as engasgadas são bem sutis no começo, depois vão piorando. Sofri com isso no meu carro.
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No caso do meu carro o estouro é no TBI e só acontece quando abastece álcool.
Semana passada completei o tanque com álcool rodei aqueles 30 km para reconhecer o combustível e nada feito.
Andei mais um pouco e completei com 6 litros de gasolina e melhorou um pouco quando esquenta o problema some.
Já troquei sonda, sensor de temperatura, verificado catalisador, trocado velas, cabo, correia, tensor limpeza de bicos TBI e passei por 2 aparelhos, Napro e Kaptor e não acusa nada.
Eu mesmo vi o teste, esta programado para flex.
Complicado mesmo....
Semana passada completei o tanque com álcool rodei aqueles 30 km para reconhecer o combustível e nada feito.
Andei mais um pouco e completei com 6 litros de gasolina e melhorou um pouco quando esquenta o problema some.
Já troquei sonda, sensor de temperatura, verificado catalisador, trocado velas, cabo, correia, tensor limpeza de bicos TBI e passei por 2 aparelhos, Napro e Kaptor e não acusa nada.
Eu mesmo vi o teste, esta programado para flex.
Complicado mesmo....
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Pelo relato, fica claro que não é nada associado a componentes (no meu modo de ver), já esperimentaram ressetar a ECU?
1 - Desligr a bateria de um dia para outro..ou...
2 - Retirar o fusível da ECU e colocar um resistor de 300Ohm, do lado da ECU, para a massa (manter por dois minutos).
Tanto um quanto o outro irá zerar as tabelas criadas no procedimento de "aprendizado", forçando um novo processo.
Mandem notícias do resultado.
1 - Desligr a bateria de um dia para outro..ou...
2 - Retirar o fusível da ECU e colocar um resistor de 300Ohm, do lado da ECU, para a massa (manter por dois minutos).
Tanto um quanto o outro irá zerar as tabelas criadas no procedimento de "aprendizado", forçando um novo processo.
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Bange, o pior de tudo q tem relatos q parece q nem na marretada apaga pra reiniciar essas infelizes, parece q tem bateria interna pra manter a coisa feia.......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Saudações prezados!
Concordo com o Benge, pois quando abasteço com gasolina o problema some, isso me faz acreditar que a ECU não está reconhecendo o álcool.
Neste final de semana ataquei novamente o problema e segue o ocorrido :
Reset da ECU desligando os cabos.
Teste de sondas primária e secundária com multímetro, ambas funcionando.
Teste de resistência de velas, todas ok.
Teste de bobina e cabos de ignição ok.
Teste do sensor de temperatura (líquido arrefecimento) ok.
Testei o carro em todas as etapas e não mudou absolutamente nada, ou seja, primeira partida muito difícil, estouros no tbi/coletor de admissão , carro sem força até os 2000 giros.
Depois das tentativas sem sucesso, completei com mais 5 litros de gasolina e aí vi uma boa melhora no carro, ou seja, partida melhor, estouros diminuíram 90% e ocorrem só com o carro mais frio.
Agora devo estar aproximadamente com 70% de álcool e 30% de gasolina e posso dizer que o carro está com 90% do normal que ele fica quando abasteço só com gasolina.
Agora penso em procurar um especialista em ECU, mas nem sei onde vou encontrar, se alguém tiver indicação, estou em São Paulo SP e desde já agradeço.
Vou continuar os relatos até a solução do problema.
Concordo com o Benge, pois quando abasteço com gasolina o problema some, isso me faz acreditar que a ECU não está reconhecendo o álcool.
Neste final de semana ataquei novamente o problema e segue o ocorrido :
Reset da ECU desligando os cabos.
Teste de sondas primária e secundária com multímetro, ambas funcionando.
Teste de resistência de velas, todas ok.
Teste de bobina e cabos de ignição ok.
Teste do sensor de temperatura (líquido arrefecimento) ok.
Testei o carro em todas as etapas e não mudou absolutamente nada, ou seja, primeira partida muito difícil, estouros no tbi/coletor de admissão , carro sem força até os 2000 giros.
Depois das tentativas sem sucesso, completei com mais 5 litros de gasolina e aí vi uma boa melhora no carro, ou seja, partida melhor, estouros diminuíram 90% e ocorrem só com o carro mais frio.
Agora devo estar aproximadamente com 70% de álcool e 30% de gasolina e posso dizer que o carro está com 90% do normal que ele fica quando abasteço só com gasolina.
Agora penso em procurar um especialista em ECU, mas nem sei onde vou encontrar, se alguém tiver indicação, estou em São Paulo SP e desde já agradeço.
Vou continuar os relatos até a solução do problema.
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