[DÚVIDA] - Motor Econoflex 1.4 com ruído estranho

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

JhonnyQuest, o óleo está certo. É 5w30. Se for SL, SM, SN ou mineral, semi ou sintético tanto faz... desde que atenda 5w30. Claro que sintético e SN é a melhor opção, mas vai do bolso. Eu uso SN semi sintético.

Troca é a cada 5000km com filtro, 10000 km é pra carro que só roda em viagens. Uso em cidade o prazo cai pela metade pois é uso severo. Enfim, perguntei sobre só pra garantir. É muito desgaste prematuro pra estar tudo certo. Você comprou o carro 0 km? Será que o antigo dono não dormiu no ponto com as trocas em prazo errado e acabou ferrando seu motor?

Ah, 6 meses. O óleo tem que ser trocado a cada 6 meses. Mesmo que tenha rodado só 10 km. Ligou o carro 1 única vez é o suficiente pro óleo iniciar o processo de oxidação e com o tempo ele perde suas propriedades. Esse prazo também consta no manual, se comprou usado sem manual tem versão digital no site da Chevrolet pra baixar.

Pede pra tirar a correia de acessórios e ligar o motor. Aí você definirá se em qual correia está o barulho. Se for alternador por exemplo, sem correia não fará mais barulho.
Avatar do usuário
JhonnyQuest
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Domingo 26 2014f Outubro 2014 11:16:40 PM
Localização: Caraguatatuba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JhonnyQuest »

awaked eu peguei ele com 40 mil KM, obrigado pelo resumo dos óleos, achava confuso mas agora pude entender. Eu acredito que a antiga dona cuidava bem pois no manual tem as assinaturas das revisões nas Quilometragens corretas, e além disso esse ruido só apareceu depois da troca de correia. mas farei como você me aconselhou vou pedir pro mecânico tirar essa correia e testar sem se sumir o barulho já peço a troca da mesma e de rolamentos próximos, se existir pois o tensor já foi trocado duas vezes na tentativa de sanar e nada rs , valeu obrigado !
http://imageshack.com/a/img908/2082/gL1yhS.jpg

''No volante não brinque com seu sono, ou poderá nunca mais acordar.''
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

JhonnyQuest, lembra que é sem correia de acessórios e não sem a dentada!

A dentada aciona bomba de água, bomba de óleo e tem seu tensionador e rolo guia.

A de acessórios aciona bomba de direção hidráulica, alternador e também tem seu rolamento guia além do tensionador.

Por isso falei pra tirar A CORREIA DE ACESÓRIOS. Pra eliminar já metade das opções.
Avatar do usuário
JhonnyQuest
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Domingo 26 2014f Outubro 2014 11:16:40 PM
Localização: Caraguatatuba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JhonnyQuest »

awaked, farei isto! estou certo também que seja algum rolamento, acho que não seria pistão nem virabrequim nem comando pois o barulho seria constante certo ? vou deixar pro mecânico de boa qualificação mexer pra não correr riscos de outro ruído aparecer, trauma de correia rsrs.
Em conversa com um amigo ele ressaltou um defeito característico em outro veículo que seria barulho de batida parecido com o tec tec tec, formado por carbonização, oque causaria vários sintomas podendo chegar a esses tipos de ruídos .. ele recomendou a verificar a necessidade de realizar a descarbonização

Como identificar a necessidade de descarbonizar o motor.

• Estouros no escapamento;
• Marcha lenta irregular;
• Pouca potência, notada nas subidas ou nas ultrapassagens em que o motor solicita com frequência redução das marchas, o que não era notado antes.
• Falta de lubrificação no comando de válvulas;
• Travamento das válvulas;
• Batidas de tuchos;
• Formação pastosa no comando e prováveis entupimentos.
• Formação pastosa no cárter;
• Obstrução da bomba de óleo;
• Entupimento do pescador da bomba.

procede , poderia ser essa uma possibilidade que está levando a isso ?
http://imageshack.com/a/img908/2082/gL1yhS.jpg

''No volante não brinque com seu sono, ou poderá nunca mais acordar.''
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Quando o motor está carbonizado podem de fato ocorrer esses sintomas. MAS, sempre tem um mas... esse motor é muito novo pra estar carbonizado. Só se o carro tem 100.000 km nas costas e voltaram a KM pra vender ou se a gasolina usada é extremamente ruim.

Vamos com calma então... será que por caso não estamos falando de motor grilando?
Veja esse vídeo:
[youtube]l4b-5TEXEaE[/youtube]

Se o vídeo não te dá certeza experimente abastecer só com etanol. Se for motor grilando o barulho simplesmente desaparece.
Avatar do usuário
JhonnyQuest
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Domingo 26 2014f Outubro 2014 11:16:40 PM
Localização: Caraguatatuba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JhonnyQuest »

awaked não é esse o ruído, é bem rápido faz um có có có e some, chegando em casa vou fazer um vídeo pra tentar captar esse som, enfim o som geral do motor, e posto aqui, vamos ver se esse ruido surja hoje, talvez a solução seja simples porém a cada mecânico que levo diz ser algo, fica complicado. A quilometragem esta certa, seguindo a tabela do manual as trocas de óleo batem com as quilometragens marcadas
http://imageshack.com/a/img908/2082/gL1yhS.jpg

''No volante não brinque com seu sono, ou poderá nunca mais acordar.''
Avatar do usuário
JhonnyQuest
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Domingo 26 2014f Outubro 2014 11:16:40 PM
Localização: Caraguatatuba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JhonnyQuest »

Boa noite awaked,
segue o vídeo que fiz pra você entender melhor o ruído, desculpa a qualidade não consegui captar um som mais limpo porque o som natural do motor é mais alto, veja com atenção que da pra escutar perfeitamente os toc toc que está dando, no vídeo tem as marcações nos momentos exatos do ruído ...


[youtube]bCe2Ej9GhlI[/youtube]
http://imageshack.com/a/img908/2082/gL1yhS.jpg

''No volante não brinque com seu sono, ou poderá nunca mais acordar.''
Adrianorj
:: Super ::
Mensagens: 85
Registrado em: Quinta-feira 23 2015f Julho 2015 10:30:45 AM
Localização: São João de Meriti - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Adrianorj »

ressuscitando o tópico...

estou com o mesmo barulho! depois que troquei a correia dentada com o esticador!
porém fica mais em Declive e as vezes em terreno plano, as vezes some,
parece uma galinha, surgiu assim que troquei a correia dentada ( Dia Seguinte )
fica cócócó pópó... no declive é certo de fazer...
acharam a solução?
Corsa Wind 2pt mpfi 2002

Imagem
Arker
:: Piquet ::
Mensagens: 365
Registrado em: Segunda-feira 11 2010f Outubro 2010 05:50:02 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Arker »

Adrianorj escreveu:ressuscitando o tópico...

estou com o mesmo barulho! depois que troquei a correia dentada com o esticador!
porém fica mais em Declive e as vezes em terreno plano, as vezes some,
parece uma galinha, surgiu assim que troquei a correia dentada ( Dia Seguinte )
fica cócócó pópó... no declive é certo de fazer...
acharam a solução?
Cara, esse tipo de barulho não me lembro mas já aconteceu da bomba dágua e do alternador fazerem barulhos só quando acelera.. na lenta fica silencioso.. leva num mecânico e deixa ele ouvir num estetoscópio que mesmo sem estar o barulho aparente com essa ferramenta ele pode ouvir "dentro do motor"
FelipeFreitasBH
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 08 2016f Agosto 2016 01:20:25 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2013

Mensagem por FelipeFreitasBH »

nao sei se posso perguntar aqui, mas aproveitando o tópico de barulho..... tem alguma peça, engrenagem, ou algo do tipo, que pode fazer um barulho tipo esfera solta, somente quando acelera o caro!!?? (Quando o giro passa de 2 mil rpm)!!?? classic 2013 flex com 60 mil km
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”