Ligação das Mangueiras na Flauta

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
Maranhão Fortes
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Terça-feira 21 2014f Outubro 2014 09:34:03 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2000

Ligação das Mangueiras na Flauta

Mensagem por Maranhão Fortes »

Amigos é o seguinte: fui fazer uma limpeza caseira nos bicos injetores. Estavam muito sujos mesmo. Aproveitei e limpei bem a flauta com CAR 80, e também saiu muita sujeira. Fiz a montagem dos bicos na flauta, parafusei ela, liguei certinho todos os conectores. Quando fui ligar as mangueiras de combustível na flauta, NÃO tive o cuidado de identificar elas durante a desmontagem. Então, tenho 90% de certeza que liguei a mangueiras trocadas na Flauta: a da alimentação liguei no Retorno e a do Retorno liguei ali naquele bico próximo do regulador de pressão. Fui dar partida e nada do carro pegar. Dai, fiz a inversão das mangueiras, mas o carro também não pegou de jeito nenhum. Pra não descarregar a bateria, evitei ficar dar dando muita partida. Tirei a flauta de novo e esvaziei ela, retirei os bicos, soprei no bico do retorno e saiu um pouco de gasolina por ali onde fica os encaixados os bicos. Deixei mais de uma hora a flauta sem os bicos pra evaporar bem toda a gasolina. Enquanto isso, retirei as velas e elas estavas secas e em bom estado. Fiz novamente toda a montagem e dessa vez pra evitar ligar a mangueira trocada, desconectei as duas mangueiras da bomba elétrica [de combustível]. Coloquei na outra ponta da mangueira do retorno [no capô] uma garrafa Pet, soprei bastante até sair toda a gasolina. Esvaziei a garrafa e fiz a mesma coisa com a mangueira de saída. Dessa vez saiu bastante gasolina, logo percebi que esta é a mangueira que alimenta a flauta; a outra era a do retorno. Fui dar partida, mas nada do Corsa pegar. A bateria estava com 12,83V.
Pergunto: o que pode ter acontecido se realmente eu liguei as mangueiras de forma errada? A gasolina que vem do tanque passa primeiro pelo regulador de pressão?
Leonardosm1
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Leonardosm1 »

Será que vc não queimou um dos bicos? Chegou a colocar eles na máquina novamente pra ver se pulsa?
Avatar do usuário
Maranhão Fortes
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Terça-feira 21 2014f Outubro 2014 09:34:03 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Maranhão Fortes »

Leonardosm1 escreveu:Será que vc não queimou um dos bicos? Chegou a colocar eles na máquina novamente pra ver se pulsa?
Ola, Leonardo, hoje 20 de fevereiro, um mecânico veio cedo aqui em casa. Com apenas uma chave de fenda ele desconectou as mangueiras e pediu pra eu virar a chave sem dar partida, pra ele ver se tava vindo gasolina e estava. Depois ele puxou um dos cabos de vela pra ver se tinha faísca e também tinha. Pediu pra dar partida e o carro pegou. Eu levei mais de 5 horas tentando e não resolvi. O cara levou 2 minutos e resolveu o problema. Paguei só a visita R$ 40,00. O estranho eh que a aceleração esta muito mais alta do que antes da limpeza dos bicos injetores.
Leonardosm1
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Leonardosm1 »

Que estranho em, mas bom que resolveu fácil
Avatar do usuário
Maranhão Fortes
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Terça-feira 21 2014f Outubro 2014 09:34:03 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Maranhão Fortes »

Leonardosm1 escreveu:Que estranho em, mas bom que resolveu fácil
Pois eh amigo, francamente eu não faco a menor ideia do que ele fez. Ele saiu rápido pra fazer outro socorro e nem deu tempo de perguntar o que ele fez.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Ao pedir pra vc virar o motor, ele identificou exatamente o tubo que sai da bomba com pressão (entrada na flauta), obviamente o outro é o da saída da flauta (lado da válvula reguladora de pressão).

Quando vc ligou, se ligou errado, nunca o motor iria pegar...ao religar, se religou certo, tem que insistir um pouco, até que o combustível expulse todo o ar (das mangueiras e flauta), de modo a que o sistema fique novamente pressurizado...sem isso, dificilmente o motor pega.

Agora com esse troca-troca de tubos (na flauta e na bomba), resta saber se o tubo do filtro de linha ficou realmente na linha de saída da bomba, caso contrário, o filtro estará invertido...e por falar em filtro, vc informou que havia muita sujeira na flauta...o que só poderia ocorrer sem as manutenções regulares deste elemento (a cada 10.000Km ou caso apresente sintomas de pouca vazão).
Avatar do usuário
Maranhão Fortes
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Terça-feira 21 2014f Outubro 2014 09:34:03 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Maranhão Fortes »

Bange escreveu:Ao pedir pra vc virar o motor, ele identificou exatamente o tubo que sai da bomba com pressão (entrada na flauta), obviamente o outro é o da saída da flauta (lado da válvula reguladora de pressão).
Quando vc ligou, se ligou errado, nunca o motor iria pegar...ao religar, se religou certo, tem que insistir um pouco, até que o combustível expulse todo o ar (das mangueiras e flauta), de modo a que o sistema fique novamente pressurizado...sem isso, dificilmente o motor pega.
Agora com esse troca-troca de tubos (na flauta e na bomba), resta saber se o tubo do filtro de linha ficou realmente na linha de saída da bomba, caso contrário, o filtro estará invertido...e por falar em filtro, vc informou que havia muita sujeira na flauta...o que só poderia ocorrer sem as manutenções regulares deste elemento (a cada 10.000Km ou caso apresente sintomas de pouca vazão).
Caro Bange, valeu pelas dicas, e como diz o ditado - Vivendo e Aprendendo. E já aprendi muito com os membros aqui no Corsa Clube. Eu achava que primeiro o combustível entrava no regulador de pressão atraves daquele bico de metal proximo dele, e este tinha a função de regular a pressão da gasolina e só depois é que distribuía para os bicos injetores a dosagem certa. O excesso voltava através do retorno - que eh aquele cano fino e curvo que fica soldado no corpo da flauta - para o tanque. Mas depois vi alguns videos e percebi que é o contrario. Aquele bico de metal da flauta próximo do regulador de pressão é o retorno e não a entrada de gasolina, como mostra este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=mtwwwLnIbPQ
Eu queria saber se eu tivesse ligado as mangueiras de forma correta já na primeira tentativa, eu teria que dar várias partidas até pressurizar o sistema. Porque nas duas vezes que tentei, pra não descarregar a bateria só tentei dar partida no máximo 4 vezes por tentativa.
Quanto ao filtro de linha, acabei de olhar e está ligado na saída do combustível. Com relação a sujeira da flauta, o corsa já está com 14 mil Km rodados sem fazer limpeza dos bicos. Um abraço.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bicos, podem até ser limpos por período, digamos a cada 10.000km ao se trocar o filtro, ou quando se apresentam sintomas de pouca pressão/vazão...mas sujeira na flauta é fruto de impurezas que passaram pelo filtro, seja por ineficiência ou defeito de ruptura, pois muitos são de papel e podem rasgar com a pressão (+- 3,5Bar), da bomba....saudades daqueles filtros de vidro...

Os bicos também tem filtros (difíceis de ver), e devem ser limpos no mesmo procedimento.

Mas, como disse, "vivendo e aprendendo"...e aprende-se muito mais com os erros...quem já não errou?
Avatar do usuário
Maranhão Fortes
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Terça-feira 21 2014f Outubro 2014 09:34:03 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Maranhão Fortes »

Bange
Eu fiz a limpeza, troquei os anéis de vedação dos bicos, mas não troquei os filtros dos mesmos por falta da ferramenta adequada: Saca Filtro De Bicos Injetores Kitest-ka-007 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ka-007-_JM
Só que quando for trocar esses filtros vou marcar tanto a mangueira de retorno como seu respectivo bico de encaixe na flauta com uma tinta óleo da mesma cor para não cometer o mesmo erro.
Como você citou: "...se religou certo, tem que insistir um pouco, até que o combustível expulse todo o ar (das mangueiras e flauta), de modo a que o sistema fique novamente pressurizado...sem isso, dificilmente o motor pega."
A minha dúvida é que quanto mais tentativas pra fazer o motor ligar, a bateria vai descarregando e pode chegar uma hora que ela não vai mais poder girar o motor de arranque. Era bom se tivesse outra forma de expulsar esse ar do sistema sem exigir muito da bateria.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Qnd troquei a bomba interna por uma externa foi muito mais q 4 tentativas, eu tinha a linha inteiramente seca......
O dosador fica na saida, ele é ajustado pra q a pressao dentro da flauta e q chega aos bicos seja a mesma e constante
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”