Economizar no CUT-OFF

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
paulosty
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sábado 16 2010f Outubro 2010 01:38:37 PM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Economizar no CUT-OFF

Mensagem por paulosty »

Olá colegas,

Surgiu uma dúvida quando pesquisava sobre o CUT-OFF dos motores injetados.
Pra quem não sabe, CUT-OFF é quando reduzimos a marcha e o sistema da injeção eletrônica para de injetar combustível. É um sistema de economia.
Os carros carburados a economia se dá colocando em ponto morto.

O sistema CUT-OFF é acionado até que momento no corsa hatch 2003? (RPM) Ou seja, Estou de 5a e vou reduzindo até a parada total. Quando o RPM chega em determinado momento o CUT-OFF é desligado pois o motor precisa manter-se ligado.

Abraço e desde já agradeço..


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

cut-off so funciona enquanto esta no caso de freio motor, apos isso nao esta mais, e segurar até o ultimo instante, a "economia" se perde pq a injecao toma as medidas pro motor nao chegar a apagar

e a nivel de economia é totalmente diferente do ponto morto dos carburados, os carburados nao apresentam essa economia total, o freio motor nos carburados arrasta combustivel pra dentro das camaras pelo vacuo criado, é melhor manter ponto morto...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


paulosty
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sábado 16 2010f Outubro 2010 01:38:37 PM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por paulosty »

Agradeço, "SemControle".
Para completar o tópico dei uma pesquisada na internet e encontrei esta matéria:

Cut Off, Corte de Combustível
Contribuição da tecnologia de injeção eletrônica na economia de combustível e redução de emissões de gases nocivos na atmosfera.
Esta seria a tradução de uma programação que existe no sistema de injeção eletrônica para cortar a alimentação de combustível no motor chamada de Cut-Off.

O sistema de injeção eletrônica de combustível foi desenvolvido com o objetivo de reduzir a demanda de combustível no motor e conseqüentemente a redução nas emissões de poluentes. Uma programação feita no modulo de injeção, em determinada condição, corta totalmente a injeção de combustível para dentro do motor.
Em uma situação onde o veículo esteja a 60Km/h e a aproximadamente 350 metro tenha que reduzir, por um semáforo ou um cruzamento por exemplo, e para isso o motorista tire totalmente o pé do acelerador. Segundo a programação “Cut-Off” o sistema de injeção fecha os eletro injetores de combustíveis, não os alimentando com corrente elétrica. Dessa maneira o veículo, aproveitando–se da energia cinética que incide sob ele, percorre os 350 metros sem gastar uma gota de combustível.
O sistema precisa receber informação do sensor de velocidade e sensor de posição de borboleta. Contudo, se colocarmos o motor em ponto morto, desligamos o contado da transmissão com o motor para permanecer ligado a regime de lenta o motor trabalha como se tivesse parado a 800 rpm, gastando combustível.
A melhor maneira de ver o resultado do “Cut-Off” é através da direção econômica e segura, aproveitando as reduções com as marchas engatas, assim, a cinética sob o veículo o mantém andando sem consumo algum.
Fonte: Info Motor

Os 800RPMs que a matéria se refere, variam de acordo com o carro e combustível utilizado.
Como vc disse, "SemControle" o cut-off somente funciona no caso de freio motor, quando sentimos que as rodas estão empurrando o motor e não o contrário.

Abraço a tds. Fiz um tópico auto-explicativo, mas tudo bem...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pra mim, se mostra realmente efetivo no caso de uma descida de serra, esses pequenos trechos antes de farol, obstaculo nao sao tao expressivos...

qnd o carro sai do cut-off mesmo q pra lenta com o acionamento da embreagem, eu vejo no hallmeter a mistura ir la no rica por um instente antes de voltar a variar, ou seja na saida da economia da akela lavada de combustivel dentro do motor, em trecho curto oq economizou se foi na saida...ja numa descida de serra q se pode ir o tempo todo em cut-off, recomendo por seguranca mesmo os carburados descerem engatados....ai sim, pelo tamanho do percurso acaba valendo a pena
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder

Voltar para “Matérias Técnicas”