OLEO MINERAL RECICLADO/REFINADO DE OLEO USADO EXISTE?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Bigtomas
:: Champ ::
Mensagens: 465
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 10:31:32 PM
Localização: Guaporé - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

OLEO MINERAL RECICLADO/REFINADO DE OLEO USADO EXISTE?

Mensagem por Bigtomas »

Pessoal estive lendo um post em um forum de veiculos 4x4 onde um usuario afirmava que algumas marcas baratas de oleo para motor sao oleos reciclados/refinados a partir de oleo usado.

Funciona assim um oleo mineral "normal" é composto por uma base mineral refinada do petroleo,a esta base sao adicionados os aditivos anti corrosao,anti-espumante,anti-oxidante etc.. e ai surge o oleo mineral.

Este oleo reciclado seria feito da seguinte forma: usando como materia prima oleo mineral ja usado,este seria refinado ate retirar todas impurezas e restar somente a "base mineral" a esta base entao sao adicionados aditivos anti-oxidante,melhorador de viscosidade,anti-espumante e etc...por isso o custo menor,pois nao sao refinados a partir do petroleo e sim a partir do oleo ja usado.

Alguem tem conhecimento se isso existe mesmo? quais seriam as marcas que utilizam este processo?

Nao vou citar marcas aqui mas em outro forum o pessoal cita as marcas mais baratas vendidas em mercado ou em algumas oficinas...fiquei meio preocupado pois ultimamente tenho usado um oleo de bom custo-benefico classificaçao SL 15w40.sera que ele pode ser reciclado?

Encontrei somente um artigo que fala sobre a reciclagem de oleo,aqui diz que ela existe e um oleo pode sim ser reciclado.

http://www.robertoroche.com.br/artigos. ... d_artigo=5
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a reciclagem existe, sim, agora nao sei dizer se realmente se pega todo akele oleo q é retirado no posto e pode se por numa maquina e fazer isso, acho muito improvavel
cada carro usa um oleo de especificacao diferente, e bases diferentes de mineral a sintetico
acredito q aconteca a reciclagem e reaproveitamento pra uma categoria de pureza menor, ou algum outro material vindo do petroleo, como no refino, cada etapa é retirado material pra uma aplicacao, acredito q esse oleo volte numa categoria inferior, por exemplo antes do oleo saia graxa, acredito q volte como graxa e nao mais como oleo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
herculesfzzo
:: Piquet ::
Mensagens: 225
Registrado em: Terça-feira 29 2005f Março 2005 03:47:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por herculesfzzo »

Brother posso falar um pouquinho sobre isso pois a empresa que eu trabalho faz este serviço.

e é uma das empresas mas serias do segmento esta entre as 5 maiores no senario mundial.
os residuos coletados sao trabalhados e tem capaciade ve voltar para o mercado 100% limpo e com as caracteristicas originais.
mas pouco volta ao mercado.

a cada 10 litros sao capaz de recuperar 3.
o resto vira base de impermeabilizante, bases asfalticas e outros produtos.

se quiser conhecer um pouco mais procure no googles ou no nosso site.

www.lwart.com.br

Abraço.
Hércules
Uma vez Corsa.... Sempre Corsa.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”