Perguntas e Respostas - Supercharger

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
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andre_cerberus
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Perguntas e Respostas - Supercharger

Mensagem por andre_cerberus »

Fonte: http://mitsumania.com/forum3/viewtopic.php?f=17&t=9161

Supercharger é diferente de Turbo? (Matéria de Exemplo)

Perguntas e Respostas - Supercharger

1. Quais os tipos de compressores mais comuns e quais as diferenças entre si?

Atualmente existem três tipos de compressores diferentes: O compressor tipo Roots, compressor Centrífugo e o compressor tipo Lysholm ou Parafuso. A diferença é o modo como comprimem o ar admitido. O compressor tipo Roots comprime o ar apenas na saída do mesmo. Seu ponto forte é o acréscimo de torque em baixas rotações, mas têm como deficiência a baixa eficiência térmica. No compressor Centrífugo, existe maior eficiência térmica, mas o aumento de potência só acontece em altas rotações. É o compressor que mais se assemelha ao Turbo Compressor. Já o compressor tipo Lysholm ou Parafuso, é o único que consegue unir o acréscimo de torque em baixíssimas rotações com a eficiência térmica do compressor Centrífugo, pois o ar é comprimido internamente no compressor, devido a forma dos seus rotores.


2. Qual a diferença entre o Turbo Compressor e o Supercharger?

O supercharger é ligado diretamente ao virabrequim do motor por correia, enquanto o Turbo Compressor utiliza a energia proveniente dos gases liberados pelo escapamento. Por ser ligado diretamente ao motor, o Supercharger permite um aumento de potência e, principalmente torque em baixas rotações do motor, aumentando o volume de ar admitido de acordo com o aumento de rotação do motor, criando pressão instantânea praticamente a partir da marcha lenta, enquanto o Turbo precisa vencer a inércia do rotor para elevar o seu giro e formar pressão, criando aquela famosa "cabeçada" ou "turbo-lag" antes do turbo entrar em funcionamento. Outra vantagem em relação ao Turbo, é que a sua instalação dispensa furos no cárter do motor, podendo trabalhar com reservatório de óleo próprio, sem riscos de desgaste excessivo provocado por óleo contaminado.


3. E quanto a sua durabilidade?

O supercharger é formado basicamente de dois rotores ligados entre si por duas engrenagens, dentro de um compartimento. Seus rotores não se tocam e também não tocam o compartimento. Portanto não há desgaste nem abrasão, podendo rodar dentro dos limites especificados por tempo indeterminado.


4. Existe algum veículo que tenha este equipamento original de série?

Sim, alguns como a Mercedes C 300 Kompressor, Ford Thunderbird, Mercury Cougar XR-7, o Buick Park Avenue e o Riviera, Oldsmobile 98, Pontiac Bonneville, Aston Martin Vantage e o DB7 e o Jaguar XKR.


5. Onde a diferença entre o Supercharger e o Turbo é mais visível?

A diferença é enorme principalmente no trânsito do dia a dia, pois com o Supercharger, o aumento de torque é sentido a partir da marcha lenta, eliminando trocas de marchas frequentes e tornando o veículo muito mais ágil. Na estrada, esta vantagem se transforma em segurança quando se efetua uma ultrapassagem ou simplesmente uma retomada. Este torque em baixas rotações irá também refletir em maior vida útil ao motor, pois não há necessidade de acelerar tanto para se chegar à velocidade desejada. No caso do Turbo, pela sua característica, a pressão plena e, consequentemente o aumento de torque só será sentido acima de 4.000 RPM. Dificilmente chega-se a este regime de rotação em trânsito urbano.


6. É necessário modificar a injeção ou a ignição original?

Depende do nível de preparação. Na sua versão básica usando até 0,4 bar, todo o conjunto foi projetado para trabalhar com o motor em seu estado original, inclusive com escapamento e o catalisador, mantendo o nível de poluentes e dispensando qualquer tipo de reprogramação de central, troca de válvulas de injeção ou instalação de válvulas suplementares. A partir daí, temos condições de trabalhar com pressões até 8 bar ou 116 psi, dando a garantia da peça estipulada pelo fabricante para motores até 2.500 hp.


7. É necessário modificar a lataria do veículo?

Não. O kit se aloja perfeitamente dentro do compartimento do motor, dispensando grandes serviços de funilaria como a colocação de "scoop" no capô do veículo, comprometendo a visibilidade do motorista e a estética original do veículo.


8. E quanto ao consumo?

A Blower Company utiliza um sistema chamado "one-way pressure", onde o controle de ar admitido pelo supercharger é feito pelo próprio corpo de borboletas. Assim, ele só será usado quando houver necessidade real de torque, ficando inativo quando não houver. Levando-se em conta que apenas 5% regime de trabalho de um motor é com pressão, seu consumo torna-se praticamente o original, pois o sistema de ignição e injeção são originais de fábrica.


9. A instalação de um Supercharger diminui a vida útil do motor?

Não. Uma de suas características mais marcantes é a presença de torque em baixas rotações, como dito no item 06. Com isto, o motorista não precisará acelerar tanto para chegar à mesma velocidade desejada, poupando o motor. Dificilmente o motorista irá "esticar" as marchas para vencer uma subida íngreme ou tentar uma ultrapassagem. A 0,4 bar de pressão, o ganho de torque e potência está em torno de 50%, sendo que toda a pressão estará disponível a partir de 2.000 RPM, aparecendo já em marcha lenta.


10. O equipamento é confiável?

Totalmente. Os compressores usados são o que há de mais moderno a nível mundial, reunindo eficiência, durabilidade e confiabilidade. Seus fabricantes são conhecidos mundialmente pela qualidade e eficiência de seus produtos. A primeira é uma companhia sueca que trabalha no desenvolvimento de compressores tipo parafuso há mais de 50 anos, que é a SRM (Svenska Rotor Maskiner AB), que retém a patente mundial do sistema Lysholm ou Parafuso, com 32 licenças em 23 países, e criou um segmento específico de compressores automotivos chamada Opcon AB. A segunda Companhia é a Eaton Inc., que fornece compressores volumétricos para várias montadoras de automóveis há mais de dez anos.
da Matta
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Mensagem por da Matta »

Alguém jah colocou em algum Corsa um supercharger?
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Ulisses®
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Mensagem por Ulisses® »

Excelente tópico...
Parabéns!
Quanto a Supercharger no Corsa, existe sim, basta procurar por videos no YouTube da MVS Preparações de São Paulo, lá você vai encontrar no Corsa, no Celta e em vários outros carros.
Abraços,
Ulisses :D
Marcio Pita
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Mensagem por Marcio Pita »

mas esse tipo de preparação pega algo com o seguro = ocorre com o turbo? to afim de fazer algo no meu 1.6 mas to com medo de zua o seguro, meu perfil ja fica bem caro :lol:...
pensei em aspirar ele d leve balancear virabrequim pistões +comando e escape mas acho que seria muito dinheiro gasto pra pouco retorno... a ideia de uma turbina com 0,4 ou 0,6 sempre me tentou...mas o seguro me impede...
SemControle
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Mensagem por SemControle »

to em contato com uma empresa q reza a lenda q aceita carros modificados, posto novidades aki em breve

qnt ao charge, sim é uma alteracao nas caracteristicas do veiculo e elevacao da potencia, inside no mesmo caso do turbo
Rua não é disputa, é convivência.
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Gutim
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Mensagem por Gutim »

ALguém tem noção do custo do supercharger e da instalação?
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Ulisses®
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Mensagem por Ulisses® »

Gutim escreveu:ALguém tem noção do custo do supercharger e da instalação?
Pra ficar bem feitinho, no mínimo uns R$4.500,00... :o
alanflanker
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Mensagem por alanflanker »

verifiquei na MVS e sai tudo a 5300,00 com modulo fueltech, CAI com filtro esportivo e outras coisas mais...
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Gutim
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Mensagem por Gutim »

Hhahahahahahahaha!

Por isso td mundo recorre o Turbo.
Era mt bom pra ser verdade.
alanflanker
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Mensagem por alanflanker »

Po, mas só nessa preparadora, pois andei pesquisando na net e o valor médio é entre 2000,00 e 2500,00 ja com 1 bico suplementar e um controlador de bico. E pelo que vejo o supercharger pra quem anda na cidade e tem relação curta de marcha é melhor, pois além de ser mais "plug-n play" é mais eficaz em baixa
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