SemControle escreveu:rodrigo, tem até logica seu ponto de vista em relacao ao bico suplementar num turbo, no SC vc vai ter ele soprando com presenca desde o comeco, ja na lenta ele ta soprando, logo isso se converte em pressao positiva no coletor muito cedo, e muito cedo entra o bico tmb
é algo a ser bem estudado, pq vc deixa praticamente de ter a fase aspirada original do seu carro, o tempo todo ta soprando, so precisa ver onde vai surgir a pressao positiva, vc pode achar um equilibrio na rotacao onde comeca a vir pressao +, e andar sempre abaixo, dai nao precisaria do SC la, é complicado essa historia
é a mesma coisa q eu falar q qnd se pega uma estrada dou uma pressurizada pra alcancar altas velocidades e depois mantenho tipo 0,3bar nos 120km/h...
isso nao da pelo menos no turbo, pq qq coisa o pé aperta mais e como a turbina funciona pelos gases do escap, ela entra nesse ciclo e acaba gerando mais, logo sobe essa pressao e assim vai.... controle no pé é bem complicado, sou novo de turbo, pode ser q consiga esse equilibrio um dia
Como eu t disse, não manjo mto, mas... pelo pouco q eu li e conversei com o pessoal da MVS e outros preparadores, tanto o carro turbo como o com SC tem a fase aspirada sim...
Tanto é q a MVS "sugere" a utilização d um manovacuômetro p/ monitorar a pressão d trabalho...
Tem até um vídeo no Youtube mostrando um motor funcionando com o SC desligado (sem a correia)... Ele gira só pelo vácuo gerado pelo motor...
Com relação à vc chegar à 120km/h e depois manter a velocidade com uma pressão mais baixa, não vejo o pq isso não seja possível...
É o mesmo princípio d qdo vc está numa descida e tira o pé do acelerador e a injeção entra em "cut-off" (acho q é esse o nome)... ela praticamente pára d mandar combustível p/ o motor, sendo a forma mais eficiente d se economizar combustível em carros injetados...
Sei lá... como t disse, meu pouco conhecimento é como uma colcha d retalhos formada pelo q leio, converso e deduzo... e, exatamente por isso, a chance d eu estar errado é grande... hehehehe
Abraços