Este sábado levei as barras estabilizadoras e as molas para instalar no carrinho.
Os Corsas desde 2008 estão vindo sem barras estabilizadoras, com molas mais duras e amortecedores mais firmes para compensar a falta das barras. Obviamente é um "remendo" já que nada substitui essas barras rs.
A lista de peças necessárias é essa, caso alguém mais tenha interesse:
Na dianteira eu utilizei a barra da Montana, que tem mesma geometria, mas diâmetro maior (não cheguei e medir as duas, mas visualmente é de maior diâmetro).
Montana:
01 - 93384700 - Barra estabilizadora dianteira;
02 - 90538865 - Bucha de fixação;
02 - 93368453 - Braçadeira;
04 - 93295333 - Parafuso (Para fixar a barra no quadro através das buchas e braçadeiras);
04 - 93251669 - Porca (fixar as bieletas);
02 - 93338795 - Liame da barra estabilizadora (Bieleta).
A barra traseira tem que ser a do Corsa mesmo, e não há diferença entre elas, independente da motorização.
Corsa:
01 - 93366794 - Barra estabilizadora trazeira;
02 - 93299188 - Porca;
02 - 93298876 - Arruela;
02 - 93390846 - Coxim;
02 - 93299899 - Parafuso.
As molas são as CangooRun que já estavam no meu outro Corsa, foram transferidas para este novo.
Provável que vão falar aqui sobre Eibach e outras importadas. Eu optei por essas molas da fabrini, pois já havia andado em um carro com essas molas e gostei muito do resultado. Talvez com as Eibach, numa pista, o carro fosse ligeiramente mais rápido, ou mais lento, vai saber né....mas o fato é que gosto muito do comportamento dinâmico do carro com estas molas e o conforto é uma característica notável...
Para um carrinho popular com um "piloto" longe de ser um Massa da vida, estas Cangoorun cumprem muito bem seu papel.
Fotos: (Não mostram muita coisa, mais para ilustrar o tópico haha)
Barra traseira:
As molas e barra traseiras são ridiculamente simples de se colocar. O problema começa na parte dianteira.
É necessário tirar o agregado (ou quadro). Nós não tiramos, apenas soltamos tudo (hahah) e baixamos um pouco, para que a barra entrasse no seu lugar.
É necessário:
-Prender o radiador por cima com tire-up;
-Soltar o suporte inferior do radiador;
-Retirar os 2 coxins inferiores do motor;
-Retirar o escapamento;
-Soltar a caixa de direção;
-E finalmente soltar o agregado.
Resultado:
Bom, como era de se esperar o carrinho ficou bem melhor, mas infinitamente melhor curvador do que quando saiu da concessionária. O que falta agora são umas rodas 15” com bons pneus...já que as 16" que tenho, para esse motorzinho (que por enquanto não vai ser mais turbo..) ficaram muito pesadas.
O carro ficou mais baixo do que eu esperava, no meu outro Corsa eu tinha a impressão de não ter ficado tão baixo. O carro ficou mais confortável de andar por incrível que pareça. Ele está mais duro, sem duvidas, mas o impacto que o carro recebe de ondulações está de alguma forma menor. A suspensão faz muito menos barulho. A minha teoria é que as molas que a GM está colocando no carro atualmente são muito rígidas, e apesar de manter o carro alto, tem que ser duras para compensar a falta de barras estabilizadoras.
Não sei se vou ficar com o carro nessa altura, vou andar um tempo com ele para ver o que acho. Ja passei da fase de ficar andando devagar todo dia (o pavimento de São Paulo está uma miséria)...hoje não tenho mais paciência pra isso, então vamos ver.
É isso ae..
Instalando Barras Estabilizadoras no Novo Corsa
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muito bom tinha visto no q enjoada de colocar a dianteira
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Essa barra dianteira ai é o bixo heim
a do corsa B deve ser diferente né já que nossos amortecedores não tem aquele furo para colocar ela
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Pronto, agora o carro ta finalizado no quesito curvas:
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ficou numa altura show....
eu fiquei numa duvida a dureza, nao sei q palavra usar, como expressar, mas nao esta ligada diretamente ao calibre da barra? essa barra mais grossa nao chega a interferir negativamente?
eu fiquei numa duvida a dureza, nao sei q palavra usar, como expressar, mas nao esta ligada diretamente ao calibre da barra? essa barra mais grossa nao chega a interferir negativamente?
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A barra em si não interfere na absorção de impactos da suspensão, ela só faz com que o carro role menos lateralmente em curvas.SemControle escreveu:ficou numa altura show....
eu fiquei numa duvida a dureza, nao sei q palavra usar, como expressar, mas nao esta ligada diretamente ao calibre da barra? essa barra mais grossa nao chega a interferir negativamente?
O meu outro Corsa já tinha as barras, mas eram as originais do Corsa, que são de menor diâmetro. Com as molas e as 15" que eu tinha nele, o carro ainda rolava um pouquinho...era bem perceptível na Marginal Pinheiros quando eu tinha que fazer Slalom para desviar das crateras.
Neste Corsa com a barra da Montana e estas molas, o rolagem é quase zero. Eu posso fazer slalom a 120 km/h que o carro não rola, é muito pouco mesmo! Só dá para ouvir o barulho dos pneus sofrendo.
Outra coisa que me deixou impressionado foram os Pneus. Estes A-drive são firmes, não dobram muito em curvas, mas ao mesmo tempo são muito macios. Eu saí de 175/65R14 e perdi quase 2 centímetros de ombro de pneu quando fui para os 195/50R15, mesmo assim o carro não alterou o conforto. Fora o grip que é coisa de outro mundo comparado aos Pirelli Dragon que eu tinha no outro Corsa.
Mas o carro ficou assim: Em ondulações e remendos não muito grotescos o carro está mais confortável comparando com o original. Em ondulações mais fortes, buracos e afins, o carro passa mais a alteração de nível para o carro. Mas ele passa de forma mais "macia". Antes com a suspensão original era um impacto seco, até doía no coração rs. Agora com este setup o impacto é mais macio, você sente menos no corpo, mesmo percebendo que o carro "varia" mais em função do asfalto.
Estou muitíssimo satisfeito! Talvez com esses A-drive nas 16" que estavam no carro até a semana passada ficasse mais humano de andar com o carro. Porque com os Hankook era complicado. Pneu índice Y (para até 300km/h) tem a banda muito dura. Eu andava com 24lbs de pressão e mesmo assim o carro era absurdamente duro (e o pneu nem fazia barriguinha, mesmo quase vazio...era duro mesmo).
O bom é que com as 195/50R15 a relação final do cambio foi reduzida um tequinho (comparando-se com os 175/60R14), bem pouco mesmo, mas ja ajuda no caso do Corsinha com seus poucos 105cvs.
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bom muito bom.....
vou me informar sobre a barra pro golf, pq desde o inicio parece q vai se perder em qq curva e agora mais vitaminado.....
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