Classic X Logan

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ALEX_BHZ
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Classic X Logan

Mensagem por ALEX_BHZ »

Classic LS 1.0 8V x Logan Expression 1.0 16V: confronto popular
Recém-reformados, os dois simples sedãs travam uma briga acirrada

CARLOS GUIMARÃES//FOTOS IVAN CARNEIRO
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Renault Logan e Chevrolet Classic: dupla de sedãs simples que acabaram de receber novo visual para se tornarem mais atraentes


Juntar sedã e motor 1.0 é o mesmo que usar dois sabores que não combinam em uma receita indigesta. Apesar disso, algumas fabricantes insistem em usar essa fórmula difícil de engolir. Dois desses “sedãzinhos”, Classic e Logan, acabaram de mudar, esforçando-se para se tornarem mais apetitosos depois de uma mudança visual. E lá fomos nós para prová-los num comparativo em que o veterano da GM surpreendeu, mas não levou. A vitória apertada ficou com o Renault, que se aproveitou da idade do projeto do concorrente e fez a diferença pelo espaço interno maior, da melhor estabilidade, além de outros aspectos, como o preço um pouco mais em conta quando a escolha é por equipar o carro com ar-condicionado e direção hidráulica.

Básicos, os dois custam praticamente o mesmo. O Classic sai por R$ 28.294 ante R$ 28.690 do Logan, preços que chegam a R$ 33.490 e R$ 32.690, respectivamente, se for incluído ar-condicionado e direção hidráulica. Portanto, completo, o Renault chega a ser R$ 800 mais em conta que o GM. De série, ambos contam apenas com o essencial, sem oferecem nenhum conforto. São itens como vidros verdes, calotas integrais, barras de proteção laterais, mas nada de equipamentos mais interessantes. Aliás, há casos de itens que poderiam ser de série, como o caso do protetor de cárter do Classic e do desembaçador do vidro traseiro do Logan.
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Vistos de traseira, as mudanças no Classic são mais evidentes que no rival da Renault, cujas lanternas ficaram mais transparentes
Mas toda a simplicidade da falta de equipamentos e da sobra de plástico não é o que mais incomoda nesses sedãs de sabor amargo. É no dia a dia, quando é preciso subir qualquer ladeira ou encher o porta-malas e pegar uma estrada é que vem à tona o lado mais indigesto dessa dupla. Nesse aspecto, o modelo da GM surpreendeu, mostrando um pouco mais de fôlego, incomodando menos os ouvidos e com uma ligeira vantagem em economia de combustível, importante nesse segmento de sedãs populares.
O Classic chegou a fazer 10,9 km/l de álcool em trecho urbano, ante 10 km/l do rival. E se o Classic não é um exemplo de carro silencioso, pelo menos fica mais bem cotado que o Logan e seu motor 1.0 que gosta de berrar. E não tem como fazer o Renault não sair aos berros por aí, já que se o ponteiro do contagiros não ficar sempre acima dos 3.500 rpm o carro finge que não é com ele quando você pisa no acelerador.
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Nas retomadas, o Logan fica em desvantagem pelo maior peso e por causa das respostas lentas em rotações baixas do motor 1.0 16V
Agora já começa a ficar fácil de entender porque a receita de sedã com motor 1.0 é tão indigesta, não? Por causa do porta-malas saliente, os sedãs são mais pesados que os hatches populares. Com a falta de força do motor 1.0, tornam-se cansativos (e em alguns casos até perigosos) de dirigir no cotidiano. Haja força no acelerador e disposição para trocar de marcha o tempo todo, em busca da faixa que o motor responde melhor. Vamos aos números: o Logan pesa 1.025 kg e tem 77 cavalos (13,3 kg/cv) e o Classic 905 kg com seus 78 cv (11,6 kg/cv).
Com melhor relação peso-potência e motor de 8 válvulas (responde melhor em baixa rotação), o Chevrolet se mostrou mais ágil nas retomadas. De 40 a 100 km/h, em, quarta, fez em 13,5 segundos, ante 14,8 segundos do Renault. Com motor cheio, na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, o Logan dá o troco (14,9 segundos ante 15,9 segundos do rival), mas as ultrapassagens mais rápidas do Classic contam mais no dia a dia.
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Mais leve e compacto, o Classic mostra melhor desempenho no dia a dia, além de ser um pouco mais econômico
Mesmo assim, o Logan saiu com a vitória por outros itens ligados ao desempenho, como na estabilidade. Além de ser mais largo (1,74 metro ante 1,61 m do Classic), o Renault vem com rodas de aro 14 montadas em pneus 185/70R bem mais largos que os minúsculos 165/70R 13 do Chevrolet. Pois é, o GM ainda vem com rodas de aro 13, algo que está caindo em desuso nos modelos disponíveis no mercado e prejudica o desempenho do carro nas curvas. Além disso, os freios do Logan se mostraram mais eficientes, transmitindo mais segurança e travando com menos facilidade.
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Posição de dirigir do Logan é mais confortável do que no...
Mas apesar de ter melhorado em relação ao Clio, o câmbio do Logan ainda fica devendo uma trambulação um pouco melhor, o que ajuda a tornar os engates mais precisos. E como tem um projeto mais moderno, a posição de dirigir do Renault é mais agradável, com possibilidade de ter banco e volante com regulagem de altura, o que o Chevrolet não tem. Ponto para o Renault também pelo porta-malas maior (510 litros ante 390 litros do Classic).

Recém-reformados, ambos passaram a ficar com aspecto um pouco mais interessante aos olhos. O efeito da mudança é mais perceptível no caso do Classic, que estava há 15 anos sem novidades estéticas significativas. Agora ficou com jeito mais atual, embora ainda desatualizado, já que adotou o mesmo
desenho do Sail que acabou de ser substituído por outro no mercado chinês. Mas o principal problema do Chevrolet é a falta de espaço interno. Cinco ocupantes ficam apertados e, por dentro, o carro não mudou nada desde meados dos anos 90, exceto por detalhes, como grafismo dos instrumentos e o aparelho de som.
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...Classic, que não poder vir com regulagens de altura
No caso do Logan, a reforma visual veio em boa hora, já que um dos pontos mais criticados do carro é exatamente o desenho conservador (de propósito, para reduzir custos das peças). Houve uma ligeira melhora, uma vez que o carro ficou igual ao europeu e um pouco menos sisudo. Além disso, houve o esforço da Renault de melhorar a ergonomia ao instalar os botões dos vidros dianteiros elétricos nas portas. O resultado é positivo levando em conta a posição anterior (no painel), mas deixa a sensação de improviso.


Áquila_souza
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Mensagem por Áquila_souza »

excelente esse comparativo, no interim nao existe carro perfeito, aind prefiro o classic, embora q o logan tenha um espaço interno indiscutivel.
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Ulisses®
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Mensagem por Ulisses® »

Áquila_souza escreveu:excelente esse comparativo, no interim nao existe carro perfeito, aind prefiro o classic, embora q o logan tenha um espaço interno indiscutivel.
+1
Concordo plenamente :D


marcelo binato
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Mensagem por marcelo binato »

O fato de trocar as marchas sem esbarrar no passageiro já é uma grande coisa, mais ainda prefiro o corsa, se comparar com o classic de frente antiga, tambem frefiro o corsa, o logan tem um desenho de caixote que não me agrada. Porém a GM entra com um classic a 28000 fica dificil.


andre_cerberus
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Mensagem por andre_cerberus »

O estranho é que com a chegada do novo classic não se fala mais do prisma....
Bom mesmo era a época do classic 1.6 que tem potência e economia, mas infelizmente esse motor não teve uma versão Flex e o Classic também nunca teve um motor 1.4

O comparativo é uma boa o Logan é um bom carro, sejamos honestos, no teste dos 100mil km da 4rodas o carro estava praticamente zero.... pena que é feio, se ele puxasse mais o lado do Megane seria ótimo.

Abraços


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Mensagem por SemControle »

andre_cerberus escreveu:O estranho é que com a chegada do novo classic não se fala mais do prisma....
Bom mesmo era a época do classic 1.6 que tem potência e economia, mas infelizmente esse motor não teve uma versão Flex e o Classic também nunca teve um motor 1.4

O comparativo é uma boa o Logan é um bom carro, sejamos honestos, no teste dos 100mil km da 4rodas o carro estava praticamente zero.... pena que é feio, se ele puxasse mais o lado do Megane seria ótimo.

Abraços
diria felizmente nao houve versao flex
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andre_cerberus
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Mensagem por andre_cerberus »

SemControle escreveu:
andre_cerberus escreveu:O estranho é que com a chegada do novo classic não se fala mais do prisma....
Bom mesmo era a época do classic 1.6 que tem potência e economia, mas infelizmente esse motor não teve uma versão Flex e o Classic também nunca teve um motor 1.4

O comparativo é uma boa o Logan é um bom carro, sejamos honestos, no teste dos 100mil km da 4rodas o carro estava praticamente zero.... pena que é feio, se ele puxasse mais o lado do Megane seria ótimo.

Abraços
diria felizmente nao houve versao flex
Porque? O custo de produção poderia ser muito próximo de um 2.0?
Abraços


SemControle
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Mensagem por SemControle »

digo felizmente pq esses carros q saem com etiqueta flex nao queimam bem nem alcool nem gasolina, nao conseguem o maximo q poderiam em potencia, muito menos em autonomia

digo felizmente, pq pelo menos assim é um motor q deixou de figurar em alto estilo
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CAIO_BH
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Mensagem por CAIO_BH »

SemControle escreveu:digo felizmente pq esses carros q saem com etiqueta flex nao queimam bem nem alcool nem gasolina, nao conseguem o maximo q poderiam em potencia, muito menos em autonomia

digo felizmente, pq pelo menos assim é um motor q deixou de figurar em alto estilo

+1


andre_cerberus
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Mensagem por andre_cerberus »

É realmente concordo.
Meu pai tem um Corsa C Sedan 1.4 Flex (35mil km) e minha irmã um Celta 1.0 (20mil km) também Flex, nenhum dos 2 acompanham na estrada.

Mesmo abastecendo com gasolina os carros deles empatam com o meu e o meu tá com 98mil km e tem muito mais torque. Se andar com carro cheio já dá para ter uma noção da diferença.


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