Ramos, com o scaner dá pra acertar, é só acertar a informação do sensor de posição pela leitura com a posição real da borboleta. De primeira não vai, é como uma afinação, vai acertando.
Não sei se dá pra tomar como base o componente de outro carro.
[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Sensor da Borboleta
- José Leal
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Certa vez inventei de mexer no parafuso da borboleta do Vectra. O que usei como parâmetro foi simplesmente a rotação do motor.
Apertava o parafuso e quando a rotação começava a subir de 900, voltava um pouco e tava feito. Deste modo, o atuador de marcha-lenta não precisava abrir muito para a passagem de ar. Caso ligasse o AC, o atuador tinha muita margem para abrir a passagem de ar e manter a rotação estável.
Se voltar demasiadamente o parafuso, o motor ainda vai manter as 900RPM, só que com o atuador de marcha-lenta abrindo mais a passagem de ar.
Apertava o parafuso e quando a rotação começava a subir de 900, voltava um pouco e tava feito. Deste modo, o atuador de marcha-lenta não precisava abrir muito para a passagem de ar. Caso ligasse o AC, o atuador tinha muita margem para abrir a passagem de ar e manter a rotação estável.
Se voltar demasiadamente o parafuso, o motor ainda vai manter as 900RPM, só que com o atuador de marcha-lenta abrindo mais a passagem de ar.
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Obrigado pessoal,
Awaked e José, cheguei a comprar o elm 327 para poder verificar isto em casa, porem, meu carro tem BCM e não tem jeito do camarada ler a injeção.
Provavelmente não tem como usar outro veículo como padrão, utilizei a meriva e não deu certo, utilizei o do leo, carro semelhante ao meu, e não deu certo.
Acontece que meu carro não demonstra problema no momento de mexer no parafuso, acho que acertei o ponto aproximado agora, mas antigamente andava 1 semana e do nada ele começava a variar a rotação de 900-1100 (como se perdesse a margem estável do atuador) e não dava mais cut-off. Após desligar e ligar o carro isto parava de ocorrer. (neste momento faz um bom tempo que não ocorre). A minha TBI está devidamente limpa.
Outra coisa que ocorre que, julgo ser culpa do parafuso, digamos que estou descendo uma lombada em terceira marcha, utilizando o cut off, quando chego na esquina freio e aperto a embreagem quando o carro chega a 1500rpm, ocorre que a rotação cai muito rápida, passando a um valor menor que a nominal. Se isso ocorrer com o carro frio, e na esquina e eu esterçar a direção pode ocorrer de apagar o carro
Erro na injeção eu sei que não tem pois verifiquei ela esses dias, apenas o mecânico esqueceu de olhar com o carro em funcionamento
Desculpe o texto grande
Abraço
Awaked e José, cheguei a comprar o elm 327 para poder verificar isto em casa, porem, meu carro tem BCM e não tem jeito do camarada ler a injeção.
Provavelmente não tem como usar outro veículo como padrão, utilizei a meriva e não deu certo, utilizei o do leo, carro semelhante ao meu, e não deu certo.
Acontece que meu carro não demonstra problema no momento de mexer no parafuso, acho que acertei o ponto aproximado agora, mas antigamente andava 1 semana e do nada ele começava a variar a rotação de 900-1100 (como se perdesse a margem estável do atuador) e não dava mais cut-off. Após desligar e ligar o carro isto parava de ocorrer. (neste momento faz um bom tempo que não ocorre). A minha TBI está devidamente limpa.
Outra coisa que ocorre que, julgo ser culpa do parafuso, digamos que estou descendo uma lombada em terceira marcha, utilizando o cut off, quando chego na esquina freio e aperto a embreagem quando o carro chega a 1500rpm, ocorre que a rotação cai muito rápida, passando a um valor menor que a nominal. Se isso ocorrer com o carro frio, e na esquina e eu esterçar a direção pode ocorrer de apagar o carro
Erro na injeção eu sei que não tem pois verifiquei ela esses dias, apenas o mecânico esqueceu de olhar com o carro em funcionamento
Desculpe o texto grande
Abraço
- José Leal
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Então não é o parafuso. Passe a pensar em problemas com o sensor de posição da borboleta ou problemas no chicote.
Vc ter mexido no parafuso foi um grande acaso de ter aparecido os problemas. Por acaso vc não esbarrou no conector do sensor da borboleta, tirando-o do lugar? Passe um limpa-contatos para ver se ajuda.
Vc ter mexido no parafuso foi um grande acaso de ter aparecido os problemas. Por acaso vc não esbarrou no conector do sensor da borboleta, tirando-o do lugar? Passe um limpa-contatos para ver se ajuda.
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Ramos, mesmo sem BCM acredito que pra isso não iria adiantar, esses scaners baratinhos só fazem a leitura, não informam valores de referência (que seria o caso) ou parâmetros.
Por exemplo, ele vai dizer lá que a abertura está em 3,567, e aí? Faz o que com isso? Um scaner mesmo vai dizer que a referência é 2,800 e que o parâmetro é 2,678 e 3,987.
Chutei tudo acima, nunca decorei, é só exemplo.
Por exemplo, ele vai dizer lá que a abertura está em 3,567, e aí? Faz o que com isso? Um scaner mesmo vai dizer que a referência é 2,800 e que o parâmetro é 2,678 e 3,987.
Chutei tudo acima, nunca decorei, é só exemplo.
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Pessoal,
Estava sem meu multímetro e não pude testar nada ainda...
Agora vou aos testes... se não me engano o TPS é o mesmo que os outros corsas né? Podendo eu utilizar os valores de referência dos outros.
Para vocês terem noção o problema tentei filmar ele fazendo. Em 15 seg, tento fazer mas ele não faz, no final do vídeo quando vou parar o carro pressiono a embreagem e a rotação cai até 500 rpm depois retorna para a lenta.
Ignorem o barulho o freio que isso logo vai mudar!
[youtube]7wYAYABOzUA[/youtube]
Neste outro nos 4 segundos pressiono a embreagem a 40km/h onde a lenta normal fica a 900 rpm, ela cai a 500 e volta a 900... depois disso volto a acelerar.
[youtube]XWwhHNeDLcs[/youtube]
Lembrando que se o carro estiver muito frio e eu virar a direção neste momento o carro pode apagar, se o carro está com o AC ligado chega a desativar o compressor todas as vezes que a queda de rotação ocorre.
Estava sem meu multímetro e não pude testar nada ainda...
Agora vou aos testes... se não me engano o TPS é o mesmo que os outros corsas né? Podendo eu utilizar os valores de referência dos outros.
Para vocês terem noção o problema tentei filmar ele fazendo. Em 15 seg, tento fazer mas ele não faz, no final do vídeo quando vou parar o carro pressiono a embreagem e a rotação cai até 500 rpm depois retorna para a lenta.
Ignorem o barulho o freio que isso logo vai mudar!
[youtube]7wYAYABOzUA[/youtube]
Neste outro nos 4 segundos pressiono a embreagem a 40km/h onde a lenta normal fica a 900 rpm, ela cai a 500 e volta a 900... depois disso volto a acelerar.
[youtube]XWwhHNeDLcs[/youtube]
Lembrando que se o carro estiver muito frio e eu virar a direção neste momento o carro pode apagar, se o carro está com o AC ligado chega a desativar o compressor todas as vezes que a queda de rotação ocorre.
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Agora sim, capaz, não precisa pedir desculpas.
Cara, já passei algo parecido e a solução foi só limpar a tbi, na época eu não tinha muita intimidade com essas coisas.
Como você falou sobre o parafuso, me parece que realmente está fora de posição, você pisa na embreagem a rotação cai demais, devido a posição errada, a central compensa e sobe. O curioso é não acender a luz da injeção. É meu chute.
Cara, já passei algo parecido e a solução foi só limpar a tbi, na época eu não tinha muita intimidade com essas coisas.
Como você falou sobre o parafuso, me parece que realmente está fora de posição, você pisa na embreagem a rotação cai demais, devido a posição errada, a central compensa e sobe. O curioso é não acender a luz da injeção. É meu chute.
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