Bom galera,
Este tópico ta mto avançado pra mim, entao vao ai minhas perguntas...
O Que é um Dosador HPI
Para que serve um Dosador HPI
É uma alteraçao de uma peça original do carro, substituiçao ou adiçao de uma nova peça?
Traz ganhos de potencia? ou só ganhos de consumo?
Tenho uma Montana 1.8 Flex, tem chip remapeado e filtro de ar esportivo, terei algum ganho instalando um destes no meu carro com esta configuraçao? Qual?
Quanto custa? Quais melhores marcas?? Quanto gastaria em uma boa oficina...
Bom... é "SÓ" isso....
Notem q faço esse tanto de perguntas, pq tenho medo de ir na oficina e o cara me passar a perna qdo perceber q sou leigo...
[SOLUÇÕES] Ligação do dosador HPI após a borboleta....
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este topico eh soh pra quem tem carro turbo. nda mais.
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Atual Corsa Hatch GL 1.6 8v mpfi 1999 aspirado
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Cara,bakchy escreveu:Bom galera,
Este tópico ta mto avançado pra mim, entao vao ai minhas perguntas...
O Que é um Dosador HPI
Para que serve um Dosador HPI
É uma alteraçao de uma peça original do carro, substituiçao ou adiçao de uma nova peça?
Traz ganhos de potencia? ou só ganhos de consumo?
Tenho uma Montana 1.8 Flex, tem chip remapeado e filtro de ar esportivo, terei algum ganho instalando um destes no meu carro com esta configuraçao? Qual?
Quanto custa? Quais melhores marcas?? Quanto gastaria em uma boa oficina...
Bom... é "SÓ" isso....
Notem q faço esse tanto de perguntas, pq tenho medo de ir na oficina e o cara me passar a perna qdo perceber q sou leigo...
HPI é só pra sobrealimentação... desencana no seu caso não é aplicável.
A idéia do HPI é dosar dinamicamente o combustível, ou seja, ele consegue dosar combustível tanto na fase aspirada quanto quando o turbo está ativo. Digamos que ele é um "dosador esperto". O original do carro não consegue dosar pois ele não tem essa inteligência de perceber a pressão do turbo.
Outra coisa eim. O HPI por si só não traz ganhos de potência... eheheh, ele é só um dosador. Na verdade o que traz o ganho é a configuração do carro + regulagem correta (incluindo a regulagem do HPI). Tem gente que nem adota o HPI quando vai sobrealimentar, adota um gerenciador + bico suplementar que fica bem simples de fazer e dependendo do caso até mais simples de regular.
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WillEdu
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+ 1willedu escreveu:Cara,
HPI é só pra sobrealimentação... desencana no seu caso não é aplicável.
A idéia do HPI é dosar dinamicamente o combustível, ou seja, ele consegue dosar combustível tanto na fase aspirada quanto quando o turbo está ativo. Digamos que ele é um "dosador esperto". O original do carro não consegue dosar pois ele não tem essa inteligência de perceber a pressão do turbo.
Outra coisa eim. O HPI por si só não traz ganhos de potência... eheheh, ele é só um dosador. Na verdade o que traz o ganho é a configuração do carro + regulagem correta (incluindo a regulagem do HPI). Tem gente que nem adota o HPI quando vai sobrealimentar, adota um gerenciador + bico suplementar que fica bem simples de fazer e dependendo do caso até mais simples de regular.
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JMarcelo
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[quote]HPI é só pra sobrealimentação... desencana no seu caso não é aplicável.
A idéia do HPI é dosar dinamicamente o combustível, ou seja, ele consegue dosar combustível tanto na fase aspirada quanto quando o turbo está ativo. Digamos que ele é um "dosador esperto". O original do carro não consegue dosar pois ele não tem essa inteligência de perceber a pressão do turbo.
Outra coisa eim. O HPI por si só não traz ganhos de potência... eheheh, ele é só um dosador. Na verdade o que traz o ganho é a configuração do carro + regulagem correta (incluindo a regulagem do HPI). Tem gente que nem adota o HPI quando vai sobrealimentar, adota um gerenciador + bico suplementar que fica bem simples de fazer e dependendo do caso até mais simples de regular. [/quote]
Então isso seria aplicavel a partir do momento que eu turbinasse ou aspirasse meu carro?
É uma peça obrigatória quando se trata destes tipos de preparação?
A idéia do HPI é dosar dinamicamente o combustível, ou seja, ele consegue dosar combustível tanto na fase aspirada quanto quando o turbo está ativo. Digamos que ele é um "dosador esperto". O original do carro não consegue dosar pois ele não tem essa inteligência de perceber a pressão do turbo.
Outra coisa eim. O HPI por si só não traz ganhos de potência... eheheh, ele é só um dosador. Na verdade o que traz o ganho é a configuração do carro + regulagem correta (incluindo a regulagem do HPI). Tem gente que nem adota o HPI quando vai sobrealimentar, adota um gerenciador + bico suplementar que fica bem simples de fazer e dependendo do caso até mais simples de regular. [/quote]
Então isso seria aplicavel a partir do momento que eu turbinasse ou aspirasse meu carro?
É uma peça obrigatória quando se trata destes tipos de preparação?
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Não não...bakchy escreveu:Então isso seria aplicavel a partir do momento que eu turbinasse ou aspirasse meu carro?HPI é só pra sobrealimentação... desencana no seu caso não é aplicável.
A idéia do HPI é dosar dinamicamente o combustível, ou seja, ele consegue dosar combustível tanto na fase aspirada quanto quando o turbo está ativo. Digamos que ele é um "dosador esperto". O original do carro não consegue dosar pois ele não tem essa inteligência de perceber a pressão do turbo.
Outra coisa eim. O HPI por si só não traz ganhos de potência... eheheh, ele é só um dosador. Na verdade o que traz o ganho é a configuração do carro + regulagem correta (incluindo a regulagem do HPI). Tem gente que nem adota o HPI quando vai sobrealimentar, adota um gerenciador + bico suplementar que fica bem simples de fazer e dependendo do caso até mais simples de regular.
É uma peça obrigatória quando se trata destes tipos de preparação?
É uma das soluções após turbinar... outra bem clássica também seria adotar um gerenciador eletrônico (digital ou analógico) e bicos suplementares, que entrariam conforme a necessidade.
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WillEdu
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Onde liga essa tomada de ar no HPI? Acho que meu preparador não fez isso...TEria como postar uma foto dessa tomada de ar ligada ao dosador e ao TBI? Aguardodalton_lopes escreveu:Vamos a instalação do HPI no Corsa MPFI (serve tb de ideia para os outros)
Primeiro passo: Instale o HPI após a borboleta. A tomada de ar ideal é aquela que recebe força do vácuo e de pressão positiva. Tem uma tomada de ar no corpo da borboleta q fica na parte de trás da peça mais embaixo. Alí nao recebe vacuo, pois é o furo q fica bem encima da borboleta. Este furo nao serve pra gente.
Segundo passo: Sem a tomada de ar do HPI estar conectada, regule a pressão inicial. Ela regulada uma vez, está pronto. A regulagem da pressão inicial pode variar de acordo com a regulagem da pressão final. Isso é NORMAL. nao tente ficar mexendo na pressão inicial qdo ela se alterar devido a regulagem da pressão final.
Terceiro passo: Após regular a pressão inicial do HPI sem o caninho do ar estar ligado, coloque um gicle 110 na entrada de ar do HPI.
Quarto passo: Coloque a mangueira de ar no HPI já com o gicle 110 na entrada de ar.
Quinto passo: Regule a pressão final de acordo com as medições do seu hall. O ideal seria verificar a vazão dos bicos e pelo resultado da vazão calcular uma receita. Regular no hall tb ajuda.
**** Notas de roda pé super importantes ****
- o HPI não causa entrada de ar falsa
- o HPI faz barulho qdo o carro está em ponto morto por causa do vácuo
- o motivo do gicle na entrada de ar é restringir o fluxo de ar que entra no HPI. o gicle 110 geralmente é satisfatório para a pressão subir linearmente. o valor do gicle pode variar. ele é o responsável pela velocidade da subida da pressão. cada hpi tem uma mola diferente, um comportamente diferente.
- fique atento ao seu HPI. caso ele não consiga reduzir a pressão final ou tenha dificuldade de fazer isso, verifique o tamanho da saida de ar do parafuso da regulagem da pressão final. se ele for um furo pequeno, ele irá reter o ar la dentro e a pressão final dispara. se ele for grande demais (o que é meio impossivel de se ver), contorne usando um parafuso que seja compativel com o furo.
- tem alguns HPIs que são extremistas. 1/8 de volta horária no parafuso de pressão final manda mta pressão final. 1/8 de volta anti-horária derruba a pressão. preste atenção na ponta do parafuso. verifique se realmente o parafuso está entrando certinho no parafuso e não vedando por completo com um simples toque.
- o parafuso de pressão inicial do HPI é aquele que fica encima dele, no topo. o parafuso de pressão final é aquele menor que fica mais na borda do HPI.
- esta instalação do HPI resolve, e muito, o problema de carros que têm dificuldade no acerto.
- sempre muita atenção no hallmeter. regulagem de pressão final, é com marcha um pouco mais longa e pé embaixo total. a sonda lambda deve marcar na casa dos 900mv. de 900mv até 999mv. porem sempre na casa dos 900mv.
Sejam felizes!
Dúvidas, estarei por aki. Abraços.
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Olá,
Olhar fotos e esquemas nas primeiras páginas deste tópico.
Se você tiver manometro de combustível e a pressão dele variar conforme sobe a pressão do turbo a tomada de ar está ligada sim.
[]s
Fernando.
Olhar fotos e esquemas nas primeiras páginas deste tópico.
Se você tiver manometro de combustível e a pressão dele variar conforme sobe a pressão do turbo a tomada de ar está ligada sim.
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Fernando.
Corsa Sedan Maxx 1.8 Flexpower 2007 Prata.
Novo projeto iniciando .... (10/08/2007).
Kit Xenon 8000K - 11/08/2007.
Insulfilm G5 - 13/08/2007.
CD Player MP3 - 13/08/2007.
Rodas Scorro aro 14" S174 - 31/08/2007.
Novo projeto iniciando .... (10/08/2007).
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Me desculpem, mas este tópico é muito prestativo para quem tem MPFI, pois quem tem EFI fica a ver navios, são poucos que tem a gentileza de responder que não sabe, é triste ver isso em um tópico como este com 7 páginas, sei também que ninguém tem a obrigação de responder, mas é no mínimo estranho ver este tipo de atitude de um clube tão solidário como este.
-----Corsa Turbo uma boa brincadeira-----
-----1.0T-----
-----1.0T-----
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