[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange »

Faz sentido a observação em relação ao óleo...isto realmente pode sinalizar uma melhor performance deste ou daquele óleo.

Mas por outro lado, o óleo circula sob pressão e temos um filtro no caminho...

Se o que fica retido no imã passou pelo filtro, o que ficou retido? Se é que ficou...

Já comparou também a limalha do imã com o tipo/fabricante do filtro? Vc troca o filtro junto com o óleo ou a cada duas troca?

Seria interessante fazer o seguinte procedimento:

Usar o óleo "X", trocar o filtro "A", junto com o óleo, por umas 3 vezes e comparar as quantidades e grãos da limalha.
Usar o óleo "X", trocar o filtro "B", junto com o óleo, por umas 3 vezes e comparar as quantidades e grãos da limalha.
Usar o óleo "X", trocar o filtro "C", junto com o óleo, por umas 3 vezes e comparar as quantidades e grãos da limalha.
Usar o óleo "Y", trocar o filtro "A", junto com o óleo, por umas 3 vezes e comparar as quantidades e grãos da limalha.
Usar o óleo "Y", trocar o filtro "B", junto com o óleo, por umas 3 vezes e comparar as quantidades e grãos da limalha.
Usar o óleo "Y", trocar o filtro "C", junto com o óleo, por umas 3 vezes e comparar as quantidades e grãos da limalha.
Usar o óleo "Z", trocar o filtro "A", junto com o óleo, por umas 3 vezes e comparar as quantidades e grãos da limalha.
Usar o óleo "Z", trocar o filtro "B", junto com o óleo, por umas 3 vezes e comparar as quantidades e grãos da limalha.
Usar o óleo "Z", trocar o filtro "C", junto com o óleo, por umas 3 vezes e comparar as quantidades e grãos da limalha.

Este procedimento definiria o melhor dos 3 óleos e o melhor dos 3 filtros...sei que existem várias marcas tanto de óleo como de filtro, mas sem analisar cientificamente o tipo de limalha (quantidade/tamanho do grão/peso), creio que podemos concluir sobre o melhor dos dois e pode-se até aumentar os tipos de óleo e de filtros e se tivermos muitos seguidores de tal procedimento, estabelecer estatisticamente os melhores produtos para nosso uso, dando mais longevidade as nossas máquinas.

O que acham?
RochaDantas
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sábado 02 2017f Setembro 2017 06:08:16 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por RochaDantas »

Fala pessoal, estive pesquisando sobre qual tipo de óleo usar no meu corsa, pois tenho um corsa 2001 1.0, e verificando o manual, que diz que o lubrificantes que deve ser usado e com a característica 20 w 40 API sj ou superior, que a troca deve ser feita de 4.000 em 4.000 km, e vendo qual oleo seria o melhor entre o mineral e o sintético, o sintético seria melhor, pois o mineral com o uso e condições de temperatura, ele cria um borra, podendo entupir o sistema, pois no manual não diz que temos que usar mineral ou sintético.
Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

RochaDantas escreveu:Fala pessoal, estive pesquisando sobre qual tipo de óleo usar no meu corsa, pois tenho um corsa 2001 1.0, e verificando o manual, que diz que o lubrificantes que deve ser usado e com a característica 20 w 40 API sj ou superior, que a troca deve ser feita de 4.000 em 4.000 km, e vendo qual oleo seria o melhor entre o mineral e o sintético, o sintético seria melhor, pois o mineral com o uso e condições de temperatura, ele cria um borra, podendo entupir o sistema, pois no manual não diz que temos que usar mineral ou sintético.
Havoline 15w40 API-SL semissintético ou Acdelco 15w40 API-SL semissintético.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

RochaDantas escreveu:Fala pessoal, estive pesquisando sobre qual tipo de óleo usar no meu corsa, pois tenho um corsa 2001 1.0, e verificando o manual, que diz que o lubrificantes que deve ser usado e com a característica 20 w 40 API sj ou superior, que a troca deve ser feita de 4.000 em 4.000 km, e vendo qual oleo seria o melhor entre o mineral e o sintético, o sintético seria melhor, pois o mineral com o uso e condições de temperatura, ele cria um borra, podendo entupir o sistema, pois no manual não diz que temos que usar mineral ou sintético.
borra é mal uso isso sim.....
em 1900 e bolinha onde so tinha mineral não se ouvia falar tanto de borra....ai vem mineral e indicação de óleo eterno pra 10K pra 20K kms e assim vai....
ai fulano começa a ler manual q fala pra trocar a cada 10K 20K kms e vai nessa ideia, perde motor bem rapidinho, tanto por entupimento como por falta de lubrificação pela perda de propriedades do óleo....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu não estou seguro sobre somente o mau uso...antigamente também os motores trabalhavam mais frios e sobrava espaço no baú...hj trabalham mais quentes pela justificativa de melhor performance e melhoria para o meio ambiente, o espaço foi embora...hj tudo trabalha no limite e os óleos não ficam de fora...me atrevo a dizer que os caras sabem que seu produto termina a eficiência com 4.836,77km, mas indicam a troca com 5000km...se passar um tico, o motor já perde uns pedacinhos...se bobear na temperatura, lá vem borra...se não trocar o filtro, prejudica tudo...!
Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Hoje não tem óleo mineral que não vira borra depois de 5 meses, já está praticamente ficando preto. Não custa nada trocar a cada 5 meses, melhor que chorar depois com flush ou motor travando.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

isso de 5 meses 1 ano não tem como dizer, em casa temos um carro 2006/07 q tem 4K kms rodados e se me lembro bem trocou óleo 2 vezes, não virou borra, não me atrevo a usar, e assim vai.....
tempo em meses não serve de base alguma, tem quem rode 10K tem quem não rode, e cor de óleo não é parâmetro......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Bange escreveu:Eu não estou seguro sobre somente o mau uso...antigamente também os motores trabalhavam mais frios e sobrava espaço no baú...hj trabalham mais quentes pela justificativa de melhor performance e melhoria para o meio ambiente, o espaço foi embora...hj tudo trabalha no limite e os óleos não ficam de fora...me atrevo a dizer que os caras sabem que seu produto termina a eficiência com 4.836,77km, mas indicam a troca com 5000km...se passar um tico, o motor já perde uns pedacinhos...se bobear na temperatura, lá vem borra...se não trocar o filtro, prejudica tudo...!
nem vou nessa questão de quente e frio....tenho uma moto q uso mineral de moto, na outra uso semi sintético e de carro ;) essa é refrigerada a agua, não tem embreagem banhada a óleo....

as temperaturas até são bem controladas pq os motores tem um controle bem rígido com agua, se trabalhavam em ~80C antes, hj trabalham em 90C, soma esses 10C, soma adulteração de combustível, soma cada vez mais ninguém cuidar de carro, óleo mesmo é como citei na resposta q dei antes, é so por e rodar, nem perco meu tempo querendo convencer o povo de casa q isso se troca....... soma tudo isso esta feita a receita pra borra

nem perco tempo tentando convencer o povo de casa sobre óleo parado não ser mais óleo, tenho bem um meio litro em casa guardado da primeira moto q tive, o semi sintético, pra jogar fora, nem me atrevi a usar na q peguei agora, pq tem mais de ano parado, enquanto eles guardam de uma das trocas do carro um pingo de óleo la pra completar, vai vendo a cabeça de cada um, motor 0km e guardam sei la a qnts anos, pensando em repor.......
e sei q não são os únicos c essa cabeça podre, gente assim tem aos montes, e faz parte das economias q colaboram pras borras.....ai vc troca velas e cabos pra q? são tantas coisas q se economiza pra um futuro podre dos carros....fora donos q não trocam nem óleo e usam pra valer por 2 anos e passam pra frente como semi novo, e muito detonado
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Eu nem perco tempo, troco a cada 4 meses no máximo. O dono anterior era porco, só de nojo comprei até outro cabeçote STD, cárter tudo na caixa. Refiz em casa o motor porque tenho todos equipamentos, não poupei em nada, coloquei até o vedante anaeróbico da Wurth 873. Se não cuidar desde novo, só fazendo uns 2 flush da Koube que limpa muito o motor.
Lucaslrg
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Terça-feira 10 2017f Outubro 2017 09:33:18 PM
Localização: Mesquita - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Lucaslrg »

Olá meus amigos, estou com um corsa 2001 hatch 4 portas, meu amigo disse que o óleo para esse motor tem que ser o 20w 50 (mineral) , ele disse também que o castrol 20w 50 é antiborra e segundo ele é o melhor óleo mineral no mercado por ele simplismente ter aditivos que evitam a borra.. O que vocês acham? da uma forcinha ai pq semana que vem tenho que trocar o óleo do meu corsinha . (lembrando que o meu corsa está com 124 mil km).
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”