[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange »

Flavio, toda a engenharia do motor foi feita e testada com os óleos indicados pelo fabricante, que através de testes exaustivos, baseados em instrumentação própria, análise de desgastes, etc...chegou a conclusão de que tal, ou tais, óleos são os melhores para aquele tipo de motor.

O uso de um óleo diferente acarretará ou antecipará um problema num futuro incerto, pois dependerá da forma de uso, da frequência, das manutenções preventivas, etc...

O fato de vc conhecer até uma centena de carros ou proprietários com procedimento não indicado, está longe de ser uma avaliação técnica que suplante a engenharia construtiva e os milhares de Corsas produzidos até hoje. Carros mal mantidos são carros que vivem de oficina em oficina e seus proprietários recebem informações de reparadores dos mais diversos tipos, desde formados para a profissão (minoria), até curiosos que estão na profissão por que "acham" que sabem (maioria).

Tenha certeza de que o melhor será sempre o indicado pelo fabricante e se caso ocorra um problema, a melhor indicação é a solução do problema e não, no caso do óleo, substituir por outro não indicado, pois posterga-se a solução de fato ou até cria-se outro problema.


Avatar do usuário
Flávio
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sábado 05 2016f Novembro 2016 01:26:12 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Flávio »

Alguém já usou 5w30 Corsa 99?

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Certamente que sim, como também há os que usam o 30W60, pois diminuiu outros barulhos que não os tuchos...tem agências de automóveis que não são lá muito honestas, que usam esta prática...o comprador nada escuta na hora e 6 ou 8 meses depois quando vão trocar o óleo, o problema reaparece, mas aí já saiu da garantia e a loja não se responsabiliza.

Quer saber mais? Na época dos carburados já ouvi de pessoas terem colocado até banana para engrossar o óleo e passar o carro adiante, naqueles feirões de fim de semana...trocar um pino de biela ou casquilho sai muito mais caro...aí os "espertos" usavam tal prática...nada honesto e nem correto.


Avatar do usuário
Flávio
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sábado 05 2016f Novembro 2016 01:26:12 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Flávio »

Mais sua opinião Corsa 99 com 5w30

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Minha opinião já está dada acima, ou seja, sempre seguir a recomendação do fabricante... se o 5W30 é um do(s) recomendado(s) para o seu motor, está correto, caso contrário não é o indicado.

No manual do meu carro (1.6/97), é recomendado o 15W40 ou 20W40 ou 20W50...uso o 20W50 a quase 10 anos e qualquer barulho ou vazamento, vou lá resolvo...mas não troco a classificação que adotei, mesmo havendo outras duas possibilidades recomendadas.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

e desde qnd motor 99 é igualzinho 2016???
são iguais, 4 tempos, e 4 bicos, ponto final......
na construção interna é tudo diferente, se muda folgas, pq se tem óleos melhores, pq os materiais melhoram, pq qualidade melhora.....
as folgas internas de um motor 2016 são menores por todos os fatores, se são menores as folgas aceitam melhor um óleo mais fino, e vao trabalhar com a pressão correta pra montar o fio de óleo da lubrificação, e assim vai.....
um 5W30 é fino pra um motor 99, funciona? sim, até qnd? vai saber....
a pressão de trabalho já sera menor, o fio de óleo na lubrificação muda, não tem como bomba de óleo trabalhar formar forçada, é atrelada a correia, e gira junto com o motor, suas engrenagens se movimentam criando fluxo ao liquido, gira o q gira o motor, se vc por óleo fino as engrenagens não criam tanto fluxo, dai so começa a pressão baixa tem mais coisas, se poe óleo grosso esse não se perde escoando pelas engrenagens, então apenas é impulsionado no fluxo....
os cabeçotes são dois mundos separados por um infinito buraco negro....

nada impede de usar, agora pregar q é o correto por esse óleo mais fino no motor é igualzinho mexanico passando suas ideias como a correta ao mundo....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Flávio
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sábado 05 2016f Novembro 2016 01:26:12 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Flávio »

Em falar de bomba o que ela puxaria mais fácil nem precisa ser engenheiro já que eu tenho um pouco de conhecimento. A bomba puxaria mais fácil concreto ou água kkkkk

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk


Avatar do usuário
Flávio
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sábado 05 2016f Novembro 2016 01:26:12 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Flávio »

Em questão motor mpfi VHC houve mudança taxa de compressão de 10a19 CV internamente mesmos componentes...

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk


Avatar do usuário
Flávio
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sábado 05 2016f Novembro 2016 01:26:12 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Flávio »

Agora óleos estão em testes diariamente assim como pastilhas de freio sensores e etc...

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk


Avatar do usuário
Flávio
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sábado 05 2016f Novembro 2016 01:26:12 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Flávio »

O quê é melhor óleo de soja ou azeite kkkkkk

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”