[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
alisson_dg4
:: Wind ::
Mensagens: 32
Registrado em: Domingo 15 2017f Janeiro 2017 03:29:27 PM
Localização: Içara - SC
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por alisson_dg4 »

SemControle escreveu:o 15W40 é mais fininho.....depende de como foi o uso, depende como esta de borra dentro, são varias variáveis......de qq forma pode se tornar uma faca de 2 legumes......
um óleo mais fino pode circular melhor até por onde tem alguma obstrução parcial, por ser mais fino perde pressão com qq folga q tiver no motor e não lubrificar corretamente.....o óleo mais grosso, pode ter dificuldade de circular pelas obstruções parciais, isso já eleva a pressão, mas tmb não lubrificar corretamente....
se foi sempre usado o 20W50 pode continuar, sempre é sugerido usar o mais fino dos recomendados pelo manual....difícil pegar um motor com uma vida q não se conhece.....
Me parece que este carro que peguei o antigo dono utilizava apenas o 20w50. Mas a minha ideia é fazer uma limpeza geral no motor e nisso iria trocar óleo e filtro. Será que poderei passar a usar o 15w40 sem problemas após essa limpeza? O meu uso do carro será considerado como severo, pois, o trajeto até meu trabalho tem 11 km e geralmente como sempre tem trânsito, fica naquela de arranca e para...
danielbraw
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Quarta-feira 08 2014f Outubro 2014 09:49:14 AM
Localização: Juazeiro do Norte - CE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por danielbraw »

https://youtu.be/ndypIHfl5Yg

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Corsa Classic VHC 2003
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O uso de óleos indicados pelo fabricante, é sempre o ideal, pois ele testou e aprovou o uso.

Essa análise de viscosidade é muito relativa, pois depende da temperatura em que o óleo está trabalhando (óleos xxWyy são multiviscosos)...de fato um óleo API SN 15W40, é menos viscoso que um API SN 20W40, mas qualquer um pode ser utilizado segundo o fabricante...que não especifica detalhes da idade do motor...

Um ótimo material para um bom entendimento > http://oleoparacarros.com.br/o-que-sign ... rificante/
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

alisson_dg4 escreveu:
SemControle escreveu:o 15W40 é mais fininho.....depende de como foi o uso, depende como esta de borra dentro, são varias variáveis......de qq forma pode se tornar uma faca de 2 legumes......
um óleo mais fino pode circular melhor até por onde tem alguma obstrução parcial, por ser mais fino perde pressão com qq folga q tiver no motor e não lubrificar corretamente.....o óleo mais grosso, pode ter dificuldade de circular pelas obstruções parciais, isso já eleva a pressão, mas tmb não lubrificar corretamente....
se foi sempre usado o 20W50 pode continuar, sempre é sugerido usar o mais fino dos recomendados pelo manual....difícil pegar um motor com uma vida q não se conhece.....
Me parece que este carro que peguei o antigo dono utilizava apenas o 20w50. Mas a minha ideia é fazer uma limpeza geral no motor e nisso iria trocar óleo e filtro. Será que poderei passar a usar o 15w40 sem problemas após essa limpeza? O meu uso do carro será considerado como severo, pois, o trajeto até meu trabalho tem 11 km e geralmente como sempre tem trânsito, fica naquela de arranca e para...
o limpar isso ai, so da pra ter certeza desmontando tudo e mandando pro banho químico....
poder usar esse vc pode, esta na especificação do motor, tudo depende do desgaste interno do motor....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Flávio
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sábado 05 2016f Novembro 2016 01:26:12 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Flávio »

Olha meu Corsa 99 também pois meu motor só vai bem com 5w30 pois com 20w40 20w50 15w40 conforme no manual ele ao ligar pela manhã bate tuchos mesmo motor novo pois fiz todo.por indicação engenheiro mecânico pós 5w30 e ficou top.

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Esse é o problema, pois troca-se o óleo para resolver outro...

Embora o motor novo, quem sabe se a bomba não perdeu eficiência ou tem alguma outra situação de obstrução interna e que só fica legal com óleo mais fino na partida?

Baixando o segundo valor de 40 para 30, ocorre uma piora na viscosidade em temperaturas mais altas e ocorrerá outro problema mais adiante...em 6 meses, 1 ou 2 anos???...vai saber...

O correto é resolver a causa raiz, conferindo as especificações de medidas, folgas, pressão, etc...
Avatar do usuário
Flávio
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sábado 05 2016f Novembro 2016 01:26:12 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Flávio »

Os motores novos dos corsas não tem diferença alguma pois óleos mais grossos maqueia mais os problemas do que os finos

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk
Avatar do usuário
Flávio
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sábado 05 2016f Novembro 2016 01:26:12 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Flávio »

Os tuchos hidráulicos corsas bate mesmo com esses óleos que descriminei acima pois conheço vários donos de Corsa que fizeram o motor todo e ao por óleos 20w40 20w50 15w40 os motores bater tuchos e óleo quanto mais grossos maior desgaste

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk
Avatar do usuário
Flávio
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sábado 05 2016f Novembro 2016 01:26:12 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Flávio »

Conheço vários corsas 99 óleos 5w30 à anos rodando redondinho o meu mesmo demorou 9 anos para dar problema isso usando óleo 5w30

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk
Avatar do usuário
Flávio
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sábado 05 2016f Novembro 2016 01:26:12 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Flávio »

Ë a bomba trabalha mais forçada com óleos 20w40 20w50 15w40

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”