[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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Flávio
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Flávio »

Óleo 20w50 13.00 reais 5w30 26.00 reais

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Flávio
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Mensagem por Flávio »

A começar pelo desconhecimento do conceito de óleo multi-viscoso com uma interpretação completamente equivocada da recomendação da Honda:

"Um óleo de viscosidade 5W-30 é preferido para maior economia de combustível e proteção ao longo de todo o ano para seu honda. Você poderá usar um óleo 10W-30 [MAIS VISCOSO] se a temperatura em sua área nunca chegar abaixo de –7°C [SETE GRAUS NEGATIVOS!]"

O que isto significa:

5W30 é a escolha preferencial em QUALQUER situação de temperatura ambiente, ao longo do ANO TODO (qualquer estação ou clima)

10W30 PODE ser usado em QUALQUER temperatura ambiente IGUAL OU ACIMA de -7C

Contudo, a conclusão do sujeito foi:

"Moral da estória: Quanto maior a temperatura ambiente, maior a viscosidade recomendada. Sempre foi assim."

Este é um caso clássico de uma simplista e má interpretação de texto e que ignora completamente o conceito de óleos multi-viscosos, gerando uma conclusão incompleta e simplista, portanto, errônea.

O correto seria:

"Moral da história: Quanto MENOR a temperatura ambiente, MENOR a viscosidade recomendada para o valor WINTER (valor ANTES do W)"

Pra começar, notem que na recomendação da Honda o valor DEPOIS do W (motor na temp. de trabalho) não mudou. Isso é um "detalhe" crucial, mas ignorado pelo tal sujeito. Somente mudou o valor ANTES do W (motor frio na partida).

Portanto, não dá pra socar os dois números no mesmo saco e soltar a pérola "quanto menor a temperatura ambiente menor a viscosidade recomendada": Simplesmente ignorou-se o conceito de ÓLEO MULTIVISCOSO. Já na minha conclusão, levei este conceito em consideração. E isto muda TUDO.

Bem, por que o valor depois do não W mudou? Porque, depois de aquecido, seu motor estará SEMPRE na temperatura de trabalho, NÃO INTERESSA SE VC ESTÁ NA SIBÉRIA OU NO SAARA! Se o seu motor trabalha o 97C após devidamente aquecido, ela estará a 97C não importa se temperatura fora dele está a -20C, 0C, 10C ou 50C. Da mesma forma que dentro um forno de padaria estará sempre nos mesmos 200C seja no Brasil ou na Sibéria APÓS AQUECIDO.

Ora, se a temperatura interna do motor é INDEPENDENTE da temperatura externa após o mesmo ter se aquecido, QUE DIABO DE LÓGICA EXISTE EM FALAR QUE QUANTO MAIOR A TEMPERATURA AMBIENTE MAIS VISCOSO DEVE SER O ÓLEO?????

Portanto, um óleo 0W30, 5W30 ou 10W30 terá A MESMA VISCOSIDADE com o motor quente, pois os valores APÓS o W seão IGUAIS.

A única coisa que muda é: um 0W30 será mais fino que um 5W30 apenas na PARTIDA A FRIO, e este por sua vez será mais fino que um 10W30 apenas na PARTIDA A FRIO. Obviamente, quanto mais frio estiver, mais fino deverá ser este óleo NA PARTIDA, e foi isso que a recomendação da Honda disse ao recomendar 5W30 ao invés de 10W30 caso na sua região as temperaturas fiquem abaixo de -7C.

Outra bobagem:

Exageros ao dizer que "óleos mais finos são consumidos muito mais rapidamente". Isso só aconteceria se o seu motor estiver muito desgastado (com muita folga) ou já estiver queimando óleo. Meu Accord só usava 10W30 nos primeiros 80 mil kms e troquei para 5W30 e agora 0W20 já fazem quase 20 mil kms e o consumo de óleo DIMINUIU, exatamente o CONTRÁRIO do que ele diz. Antes o motor consumia quase 1 litro ao chegar nos 5 mil kms, agora com o 0W20 aos 5 mil o consumo mal chega a uns 300 ml.

Mais uma bobagem:

Dizer que "intervalo de troca de 10 mil kms é "absurdo" para óleos sintéticos". De novo, faltou informação: No manual de QUALQUER carro especifica-se claramente o intervalo de trocar para condições normais e para o chamado USO SEVERO, que neste caso é metade da km, ou seja, 5 mil kms. Neste "uso severo" enquadra-se: Trânsito pesado, percursos curtos e diversos outros, na verdade, a maior parte dos casos no Brasil. E por isso eu SEMPRE troco óleo a cada 5 mil , mesmo sendo sintético. Já pessoas que usam o carro mais em entrada e percursos longos, 10 mil kms para sintético não é nada absurdo.

Na verdade, Honda e Toyota recomendam 10 mil milhas (16 mil kms) ou 1 ano para seus óleos sintéticos em situações de uso normal e metade disso para uso severo.

E quanto a controlar de nível, todo usuário deveria checar no mínimo a cada 1000kms ou mensalmente, ou de preferência SEMPRE que for abastecer o carro, INDEPENDENTE DO ÓLEO USADO.

Mais uma bobagem:

Dizer que que um 0W20 "vai destruir um monte de motores de carros rapidamente" e explica isso com uma "teoria da conspiração". Isso eu nem vou comentar... mas basta dizer que nos EUA já existem Civics e Corollas que já rodaram mais de 100 mil milhas (160 mil kms) usando 0W20 desde 2012 e está tudo muito bem, obrigado. E desde 2001, rodam com 5W20 e já são milhões de carros com mais de 300 mil milhas (480 mil kms) sem grandes problemas.

Lembrando que 0W20 ou 5W20 tem a mesma viscosidade na temperatura de trabalho do motor.

Quanto a recomendação da Honda no Brasil para uso de mineral e não sintético, foi questão de puro marketing, pois aqui ela só vendia óleo mineral. Sacanagem comercial realmente vergonhosa, mas sem nenhuma relação com clima pois nos EUA desde 2001 ela recomenda sintético ou semi-sintético e os motores são os mesmos.

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Flávio
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Mensagem por Flávio »

Isso serve para corsas só comparação de entendimento...

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Mensagem por Leonardosm1 »

Então, o meu 1.6 97 estava usando 20w50 quando peguei, fiz a troca pro 15w40, o consumo de óleo diminuiu, o motor trabalha mais solto, mais silencioso, dei uma olhada na parte do comando de válvulas e estava bem limpo, então não tive medo e coloquei o 15w40 e até hoje não tive algum problema, é o que o manual indica, agora tenho dúvidas sobre usar 5w40 ou 10w40 já que o manual não indica eles. Tucho só bate no primeiro minuto, quando o motor ainda está acelerado, e não é tão alto assim, muito pouco mesmo, só se percebe com capô aberto, quando o motor desacelera da partida fria já fica silencioso, inclusive com o 15w40 esse tempo acelerado diminuiu bastante em relação ao 20w50.


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Mensagem por Flávio »

Meu Corsa 99 rodo 5w30 a anos motor impecável não é mito muito menos leigo nem sou mexanico conforme me descreveu assima...

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Bange
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Mensagem por Bange »

Flávio escreveu:Em falar de bomba o que ela puxaria mais fácil nem precisa ser engenheiro já que eu tenho um pouco de conhecimento. A bomba puxaria mais fácil concreto ou água kkkkk
Sua comparação é como banana x laranja...a bomba de óleo não funciona com concreto e nem a de concreto funcionará com água...são engenhadas com especificações diferentes.

Uma bomba de óleo tem também especificações para o óleo e trabalhará tranquilamente dentro de uma faixa de densidade ou viscosidade do óleo, mas a verificação de eficiência é feita pela pressão/volume que ela cria e isso é mensurável só por instrumentos (no mínimo um manômetro), que indicará valores para cada viscosidade.

Exemplificando:

Numa escala entre 0 e 100 de viscosidade, temos uma bomba para trabalhar com 50, admitindo uma variação de +-10, ou seja de 40 a 60.
Nessa condição, ela apresenta uma pressão X, mas se o líquido for tendendo a 0, ela perderá eficiência devido ao mesmo passar pelos seus elementos dinâmicos e vedações, sua pressão a medida que a viscosidade tende a 0, será X-1, X-2, X-3...e por aí vai.

Se por outro lado a viscosidade tender a 100, a pressão seguirá a ordem inversa, ou seja, X+1, X+2, X+3...e assim por diante.

Só que o projeto da bomba requer uma pressão de X, e se ele for menor (X-1, X-2...), prejudicará os componentes oleados pela bomba, mas nada ocorrerá com a bomba. No caso contrário, a "princípio", nada ocorrerá com os componentes, pois a pressão será maior, só que haverá um limite para o funcionamento da bomba, que devido ao aumento da viscosidade, passará a aquecer, ocorrerá um calço hidráulico ou ruptura de vedações na própria bomba.

O volume também é um dado a ser considerado para os componentes oleados e ele fica prejudicado a medida que a viscosidade tende aos extremos (0 ou 100), pois a bomba perde eficiência.

Nenhuma bomba, seja para óleo ou qualquer outro líquido, é projetada para operar com qualquer valor de viscosidade/densidade do líquido...isto não só por fatores construtivos como também econômicos.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

desculpa ai engenheiro da nasa, cara entra em contato com a engenharia da GM, e vai la pregar suas teorias......
vai la pregar q todo seu conhecimento engenheiristico da nasa o melhor óleo é o q vc usa, o q centenas de engenheiros errados da gm em décadas de estudo, uso e tudo mais estão absurdamente errados, coitados não sabem nada.....indicam usar um óleo errado no motor justamente pra dar problema....
seu lugar de dar aula não é aqui, apenas usamos carros e seguimos o manual pra não ter problema, vc precisa ir mostrar suas teorias, praticas, loucuras la na fonte la na gm onde esta o começo do erro.......fazem manual errado a décadas, nos ensinam errado todo esse tempo....e o melhor, mesmo tudo errado, tem motor q existe e se mantem em funcionamento perfeito apesar de tudo, desde antes de vc nascer e descobrir q ta tudo errado.....
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Mensagem por SemControle »

Leonardosm1 escreveu:Então, o meu 1.6 97 estava usando 20w50 quando peguei, fiz a troca pro 15w40, o consumo de óleo diminuiu, o motor trabalha mais solto, mais silencioso, dei uma olhada na parte do comando de válvulas e estava bem limpo, então não tive medo e coloquei o 15w40 e até hoje não tive algum problema, é o que o manual indica, agora tenho dúvidas sobre usar 5w40 ou 10w40 já que o manual não indica eles. Tucho só bate no primeiro minuto, quando o motor ainda está acelerado, e não é tão alto assim, muito pouco mesmo, só se percebe com capô aberto, quando o motor desacelera da partida fria já fica silencioso, inclusive com o 15w40 esse tempo acelerado diminuiu bastante em relação ao 20w50.
ta louco? os engenheiros la da gm sabem de nada, são loucos, escrevem esses manuais errados de proposito (ah não, é pq não sabem mesmo), não pode usar o q ta no manual não, vai detonar seu motor.....
cara siga o manual e seja feliz :D
sobre estar limpo ou com borra, é maior problema na troca da base do óleo não na viscosidade....
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Bange
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Mensagem por Bange »

Taí uma coisa que não encaixou legal desde a primeira vez que ouvi...a troca da base do óleo.

Os grupos de base são:
Vegetais (= caviar, nunca usei, nunca vi...)...não são os comestíveis!
Minerais (em franco desaparecimento, ultrapassados - origem petróleo)
Semi-sintético (mistura de mineral com sintético)
Sintético (não usa base petróleo, são fabricados em laboratório)

Já que o semi-sintético é uma mistura do mineral com o sintético (fabricado assim), qual o problema de mudar-se do mineral para o semi e/ou do semi para sintético e/ou vice-veras?

Só imagino alguns deles (não todos), que tenha compostos adicionais (compostos que segundo o fabricante aumentam a performance do seu produto em adição a classificação padronizada. Ex.: Magna, hiper, super, plus, etc...), e que venha a reagir com um outro também com compostos adicionais...mas, considerando o motor não ter problemas, o que sobra do óleo anterior (numa troca qualquer), é tão pouco que não chega a alterar o novo de modo significativo.

Alguém tem melhores e maiores informações a respeito?


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Mensagem por SemControle »

o q vira os semi não sei....
nas minhas 2 motos anteriores eu usei semi sintético desde q comprei, peguei ambas 0km, e como não eram embreagem banhada a óleo, apenas motor mesmo, já peguei óleo automotivo na viscosidade indicada e coloquei....cada 2K kms trocava e limpava o filtro, sempre tudo tranquilo....qnd conferi a folga das válvulas estava tudo tinindo ainda, isso com 20K kms...

qnt se troca de um mineral pra sintético tem q atentar as condições internas do motor pra limpeza promovida pelo sintético q vai soltar borras presas e entupir onde não passar...ah quem diga q essa troca tmb resulta em borra....
ah ainda quem diga q nossa bela gasolina + sintético vira aquela graxa chamada borra....so q não vejo esse estrago qnd o motor é bem cuidado e respeitado o intervalo de troca, mesmo achando absurdamente longo.....
em resumo, borra é culpa do óleo kkkkk não importa se vegetal, mineral, marciano, sintético.....

a moto trocava a cada 2K isso q o recomendado mineral era pra trocar com 4K, mas põe uso soviético ai, não é nem severo....
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