[DICA] - Up grade no som

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AuricelioSilva
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Mensagem por AuricelioSilva »

Desculpem tive que quebrar o raciocínio pois o computador deu "crepe",...

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Já preparei o disjuntor para a instalação, como sempre pegando emprestado o secador da patroa,...

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Amanhã acho que dará pra mexer mais um pouco,...é isso aí, obrigado pela paciência! Abraço a todos!!!
AuricelioSilva
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Mensagem por AuricelioSilva »

Quem puder ajudar, fiquei com dúvida, o JBL GTO 7001 Mono, tem dois canais de saída, como devo ligar os dois Pioneer 304 bobina simples de 4 ohms, um em cada canal ou os dois em paralelo em bridge?
SemControle
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Mensagem por SemControle »

precisa ver no manual do mesmo a questao de como trabalha em cada sistema de ligacao, potencia e impedancia pra fazer o casamento....
o certo é qnd colocar o cabo nos terminais ja dar uma estanhada, e com o proprio calor do ferro de solda retrai-lo posteriormente.....
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Mensagem por AuricelioSilva »

Hoje consegui montar o restante, ficaram faltando a troca pelo kit 2 vias e a nova caixa para o par também novo de subwoofer.
Vou confessar que estou feliz pacas, terminei pouco antes do jogo do Brasil, nem deu tempo de regular, só uma curiada após o jogo e deu para perceber a tamanha diferença do que estava lá anteriormente.
Vamos lá, primeiramente passei a montagem do suporte que ficará atrás do encosto do banco traseiro.
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Fazendo as ligações, dos cabos e fios, nisso demorei um baita tempo, esses serviços caseiros são complicados em certa parte, pois em alguns momentos o ideal seria a tarefa sendo feito por duas pessoas, a exemplo de estanhar a ponta do cabo 21mm foi uma prova de paciência, sozinho pra segurar o cabo o soldador e o estanho, aí precisa de alguma chave ou alicate larga tudo, dá a volta no carro pra pegar, afff, mas agora é gratificante olhar e saber que foi cria sua, é muito legal.

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No processo de conexão, tive dificuldade com o cabo 21mm para liga-lo no módulo stereo, pois o conector do aparelho é minúsculo, diferentemente do mono que é parrudo e o cabo estanhado coube direitinho. No stereo conectei somente metade dos fios entrelaçados do cabo 21mm. acho que para gente comprarei um terminal que caiba o cabo e tenha uma redução para fixar no módulo.
O Aterramento fiz num parafuso do cinto de segurança central, tentei no lateral da direita mas entortei a chave torx e não consegui movê-lo um só milímetro,....a questão é que ficou parafusado junto à base do cinto de segurança que é pintado com aquela tinta preta, pode ser que não dê um belo aterramento, quando for afinar o som poderei verificar sua eficiência.

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Confiando nas ligações efetuadas, montei e deixei por último o disjuntor

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Montando o disjuntor, foi complicado arrumar um lugar para ele, pois além de ser apertado procurei um bom local para que não caísse água nele, resolvi fixar com fita adesiva 3M transparente, me parecia que ficaria bom, porém ao tentar encaixar aquele protetor da bateria o danado não encaixava pois o disjuntor ficava atrapalhando, conclusão, ele ficou dependurado, dei um jeito temporário para que não encostasse acidentalmente na lata, preciso ver como ajeitar isso, uma vez que ele tem que ficar bem próximo a bateria.

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Agora aguardarei outro momento para prosseguir nesse upgrade, arrumar tempo na agenda, mas agora tá mais fácil, por enquanto utilizarei a caixa antiga e depois já instalo a nova e o kit duas vias.
Abraço a todos!
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

Logo pega o jeito e faz sozinho de boa esse servico de segurar o cabo e estanhar
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Mensagem por AuricelioSilva »

Galera, um abraço a todos!
A caixa ficou pronta e tive um tempo para continuar com o up grade do som.
Instalados os Subwoofers, deixei-os “amaciando” por 4 horas com uma frequência contínua de 20hz, baixei um arquivo na Internet com essa frequência.
Li alguns artigos sobre esse procedimento, existem muitas divergências sobre o assunto, uns dizendo que é bobagem outros falando que é melhor para o sincronismo das bobinas, pelo sim, pelo não, acabei fazendo esse procedimento.
Após a montagem, segui alguns passos para a regulagem do som, para isso também segui alguns tutoriais coletados em vários artigos.
Primeiramente, deixei toda a equalização do DVD em FLAT, sem LOUDNESS, BASS, FADER e BALANCE tudo zerado.
Nos módulos a regulagem de sensibilidade mantive no mínimo, sendo 6V para ambos. O DVD manda 2V.
Desliguei os Subwoofers, deixando somente o módulo stéreo ligado.
Aumentei o volume do DVD até 70% do máximo, onde seria o limite de trabalho dele sem distorção, nos artigos que li informam que acima disso o sinal começa a vir com certa distorção.
Coloquei para tocar uma música com bastante vocal, e com os ouvidos bem aguçados comecei a aumentar a sensibilidade do módulo, até que o som começasse a distorcer, então voltei um pouco a regulagem de modo que a distorção, pelo menos no ouvido desaparecesse.
Repeti o procedimento com o mono agora com uma música com graves fortes e procurei equalizar com os falantes de vocal, ou seja deixar harmoniosa todas as frequências.
Ainda está faltando a instalação do MID nas portas, ainda permanecem com os originais. Providenciarei Baffle de madeira para ficarem melhores, depois farei outra regulagem.
Após este procedimento, surgiu uma interferência, chata ao ligar o motor, como se fosse a faísca da vela pipocando no alto-falante, principalmente nos de média e alta frequência.
Comecei a procurar por soluções, percebi que se reduzisse o “ganho” do módulo a interferência cessava por completo, porém o som ficava sem força, sem “pegada”, comecei a ficar frustrado.
Refiz o caminho dos cabos RCA que estavam juntos com os do sinal do som que estão indo para os falantes dianteiros, separei-os.
Fiz um teste com cabo positivo passando por fora do carro e o chiado não cessou.
Com os cabos de vela e velas novinhos e originais, descartei a possibilidade de serem eles os culpados.
Como o DVD é novo, não queria acreditar que fosse ele o culpado, mas li alguns artigos que dizem que os Pionner possuem muitos problemas de aterramento dos cabos RCA.
Em uma última tentativa, retirei o DVD a fiz um teste, aterrei a carcaça dele na lata do carro e para minha surpresa adeus interferência, isso me fez lembrar dos antigos “TOJO” que eram aterrados assim, rsrsrs. Utilizei um bom cabo e escolhi um belo parafuso para o aterramento, logo abaixo da barra estrutural que fica por baixo do painel.

Agora, gostaria de perguntar se a regulagem dessa forma que fiz é correta ou o certo é regular eletronicamente, com aparelhos de medição e se for quanto custará. Fiquei preocupado, pois dizem que se nossos ouvidos nos traírem e não identificarmos a distorção, poderemos fatigar o falante e perder o equipamento pela queima em virtude da distorção.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

Preciso mesmo teria q usar um osciloscopio, indicaria apenas pra um conjunto de altissima fidelidade, ate pra procurar melhorar ao maximo o cruzamento das frequencias
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Mensagem por AuricelioSilva »

Vlw! Beleza então.
Agora falta pouco para o projeto ser finalizado, substituindo o falante dianteiro e instalando o novo num baffle, terei finalizado o projeto.
Muito obrigado pro seus comentários e ensinamentos, ajuda bastante na ora que nos perdemos pela falta de conhecimento.
Abraço!!
SemControle
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Mensagem por SemControle »

tem coisas q até tem como explicar pela net, tem coisas q sei, mas não consigo passar adiante, sofro um pouco até na rotina de trabalho com isso....mas muita coisa só com a pratica mesmo, mas ficou show....
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Mensagem por AuricelioSilva »

Desencana, pelo menos no que explicou aproveitei 100%.
Meu computador tá rateando, tentei postar as fotos da nova caixa, mas minha net tá caindo direto!!!! Assim que der postarei.
Abs,
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