[DICA] - Up grade no som

Área destinada à tutoriais e explicações de instalações, Fotos de projetos concluido, modelos prontos para cada tipo de corsa e avaliação de equipamentos.
Responder
AuricelioSilva
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Segunda-feira 28 2013f Outubro 2013 09:51:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DICA] - Up grade no som

Mensagem por AuricelioSilva »

Pessoal, um salve geral!
Após um longuíssimo período usando equipamentos de som ultrapassados, alguns da década de 90, estou num projeto de renovação do sistema e gostaria da colaboração de vocês.
Equipamentos utilizados hoje:
Pioneer AVH-2480
Módulo PK200 em 2 Coaxiais Bomber nas portas dianteiras
Módulo Stetsom AMX-10 da década de 90 (que já cansei de soldar suas trilhas e agora tá pifando de vez),....em 2 Mid Bass Endurance Bravox 6" 100WRMS falante trazeiro do Sedan
Módulo Aquarius WE-900 mono, sendo empurrado pelo AMX-10 e ligado em dois PXW10D-4 Bravox 10" 260WRMS em uma caixa selada com 33 litros cada câmara.

Novo projeto:
Busco SQ nesse projeto, para apreciar umas músicas pops e gosto muito de ouvir os antigos Flash Back, Flash House, dos anos 90 mesma idade dos módulos,....hehehe

Bom agora que consegui juntar uns trocos, adquiri os seguintes equipamentos:
JBL Gt5 A604 320 Watts
JBL Gto7001 700wrms
Kit 2 Vias Audiophonic 6 Pols 60w Rms 120w

Comprarei novo (s) subwoofer e Caixa

Agora estou cheio de dúvidas, buscarei o tão famigerado e quase inatingível palco sonoro com pouco investimento, mas vamos tentar e é nessa que peço a ajuda de vocês.

1. Subwoofer, dois de 10" ou 1 de 12", qual marcas? Estou vendo uma gama enorme, planilhei e comparei configurações, li a respeito e cheguei a dois subs que pelas suas configurações parece que me atenderá num som grave e profundo (que gosto mais), porém não sei se pra SQ serão os mais indicados, são eles o Questo Qs350a de 10" ou 12" e o JL Audio 0V3 300w de 10" ou 12". Podem recomendar outros, mas na faixa de preço desses, mais que isso não dá pra mim.
2. Continuo na caixa selada ou dutada? Pelo que li e que me falaram, para o sedan é melhor a dutada, pois na selada tem que se aplicar mais potência para que os graves cheguem ao interior do carro, no entanto para SQ é mais indicada e selada. Hoje tenho a selada porque não procurei fazer upgrade nesse meio tempo,...
3. Com relação ao mid bass da Bravox que já tenho:
a) Continuo com ele tocando atrás porém com som bem reduzido e cortado na faixa de frequencia dele;
b) Levo ele para frente e ligo junto com o tweeter do Kit 2 vias no lugar do Audiophonic;
c) Levo ele para frente e ligo junto com o tweeter do Kit 2 vias; e ligo o Audiophonic atrás;
d) Discarto o Mid Bass da traseira, deixo só o kit 2 vias na frente
e) Instalo o Audiophonic na porta e faço pezinho pro Bravox

É isso pessoal, quem puder dar sua opinião ficarei grato, abraço a todos!
AuricelioSilva
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Segunda-feira 28 2013f Outubro 2013 09:51:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AuricelioSilva »

Galera, de tanto navegar pela internet deparei-me com promoções no Magazine Luiza, e como já estou na captura de novos subwoofers para meu projeto e arrematei um par de Pioneer TSW304r, de 12" cada um por 189,00, se me precipitei ou não eu não sei, mas achei barato e comprando nessa loja conceituada acredito que o produto seja genuíno,...de qq forma comprei mas não paguei ainda, terei 4 dias para isso, se eu perceber que fiz besteira não efetivo o pagamento. Agora fica alerta para os camaradas, pois pelo que percebi nas consultas na internet, tem muita gente que monta verdadeiras máquinas de som com esses subs,....arrisquei.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não são o primor em SQ, mas dará um ótimo resultado, até mesmo usando seus mids dentro da frequência de trabalho....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
AuricelioSilva
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Segunda-feira 28 2013f Outubro 2013 09:51:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AuricelioSilva »

Posso explorar um pouco seus conhecimentos?
Pelo manual desse sub ele tem um intervalo em litragem de trabalho e esse foi um dos fatores que influenciaram na compra, ou seja aproveitar a caixa que tenho, pois ela tem 33 litros, bem próximo da Recomendada no manual.
Para SELADA Ajustada 24,1 litros, Recomendada 35,4 litros e Profunda 49,5 litros
Pelas pesquisas que fiz pude aprender um pouco mais e verifiquei que o EBP desse Sub é de 40,05, sendo que o EBP abaixo de 50 o subwoofer é mais indicado para caixa SELADA.
Agora é que vem a dúvida, como busco SQ, tenho uma caixa selada e adiquiri um Sub mais indicado para selada, me parece que vai "casar" bem, porém fica a questão, de que para sedan seria melhor uma caixa dutada. O que vc pode me dizer a respeito?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sempre ouvi isso tmb, mas da mesma forma q já ouvi q o TOP pra carro sedan seria a bandpass, mas pelo q vejo a bandpass é o TOP dos TOP em qq circunstancia, seja carro ou até fora....porem é uma caixa muito trabalhosa e q demanda muito espaço, e qq mínimo erro, simplesmente cag@ a caixa.....
vai de selada mesmo q vc já tem todo o conjunto pra casar assim......
vc terá um bom som, pra um audiofilo não sera um SQ, mas terá o bastante pra se satisfazer, aplicando corretamente os filtros aos falantes, deixando eles trabalharem na faixa de melhor resposta, e cobrindo toda a gama das musicas q ouve terá um som show
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
AuricelioSilva
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Segunda-feira 28 2013f Outubro 2013 09:51:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AuricelioSilva »

Legal, vou fazer isso, mais uma coisa, nesses equipamentos há a necessidade de utilizar um Mega capacitor de 2F, pois os dois modulos darão 1000W, porém com certeza não trabalharei com eles no "talo", porém não vou dar moleza pra ele, acredito que até uns 60% do que ele der é o que vou usar. Outra dúvida o capacitor consome corrente mesmo com o equipamento desligado?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o MC é so uma reserva, tipo uma bateria, so q sua descarga e recarga sao muito rapidos, viu? tem a recarga, entao nao resolve por um super ultra MC sem ter uma bateria.....e nao resolve uma super bateria sem um alternador capaz de recarega-la tmb.....
o certo é tirar a base pela corrente nominal q os modulos consomem em conjunto, ver a bitola pedida e adequar a bateria e se for o caso o alternador....um MC vai ajudar muito em musicas q desce a lenha a bater infernalmente sem parar......
se reparar muitos carros ficam com a luz oscilando nessas batidas, a ideia é minimar isso com o MC, sem deixar faltar energia nos modulos...no caso principalmente no mono ou no modulo q for responsaveis pelas baixas frequencias
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
AuricelioSilva
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Segunda-feira 28 2013f Outubro 2013 09:51:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AuricelioSilva »

Entendi, farei o seguinte, montarei o sistema, equalizarei tudo e após isso observar o comportamento do som, caso verifique a necessidade implementarei com o MC, senão ficará sem mesmo, tudo vai depender. Vlw, obrigado pelas explicações, agora é só efetivar a compra dos subs, aguardar a chegada e por a mão na massa,...valeu!!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

registra com fotos todo o processo ;)
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
AuricelioSilva
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Segunda-feira 28 2013f Outubro 2013 09:51:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AuricelioSilva »

Dando prosseguimento ao projeto, hoje tive tempo para adiantar alguma coisa.
Com os equipamentos em mão, coloquei a mão na massa. Nada como fazermos o serviço, quando fui desmontar a moldura da coluna dianteira, percebi que o cara que instalou da última vez forçou a peça sem retirar o parafuso e quebrou a base de fixação.

Imagem

Imagem

Imagem
Comecei soltando o porta luvas e o DVD:

Imagem

Imagem
Para retirar o chicote do som soltei as soleiras que são encaixadas por pressão, os fios passavam por ali.

Imagem

Imagem

Imagem
Passei os cabos RCA por baixo do carpete por debaixo do banco do passageiro, por não querer retirar o banco tive que fazer um malabarismo para passar os cabos, levantando o carpete na frente e atrás. Por ter optado em passar por baixo do banco, achei melhor colocar um pedaço de feltro revestindo os cabos, pois bem debaixo do banco tem uma estrutura quadrada como se fosse uma barra no assoalho que iria deixar os cabos muito vincados. Mas esqueci de tirar uma foto detalhada,...mas dá pra ver ele cromado na foto,...
Imagem

Imagem
Passei o cabo 12V e Remote pelo lado esquerdo, como já tinha som instalado, foi só utilizar o fio já puxado como guia, para o cabo 21MM.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Depois fazendo chicote com os cabos para deixar preparado para o próximo passo,...

Imagem

Imagem

Imagem
Encomendei um suporte para os módulos que já está pronto, mas ainda falta uma nova caixa.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Modelos, Projetos e Instalações de Som.”