Amplificadores e Subwoofers...problemas com impedância

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Presuntinho
:: Maxx ::
Mensagens: 3982
Registrado em: Segunda-feira 17 2005f Janeiro 2005 12:58:43 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Amplificadores e Subwoofers...problemas com impedância

Mensagem por Presuntinho »

Vamos descrever aqui, algumas regras básicas para se escolher um amplificador que case com seu(s) subwoofer(s).

1o - obedecer a impedância mínima especificada pelo amplificador
2o - casar a potência SUPORTADA pelo subwoofer com a FORNECIDA pelo amplificador


Se você tem um subwoofer de 4 Ohms que suporta 200W RMS, você precisa de:
- um amplificador que forneça 150 a 300W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1, 2 ou 4 Ohms

se você tem um subwoofer de 2 Ohms que suporta 500W RMS, você precisa de:
- um amplificador que forneça 300 a 600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms

se você tem dois subwoofers de 4 Ohms que suporta 300W RMS, você precisa de:
- um amplificador que forneça 500 a 800W RMS a 2 Ohms (dois subwoofers em paralelo) , a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms

se você tem dois subwoofers com bobina dupla de 2 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina):
- um amplificador que forneça 1000 a 1600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 2 Ohms

se você tem dois subwoofers com bobina dupla de 4 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina):
- um amplificador que forneça 1000 a 1600W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ,2 ou 4 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 4 Ohms

Veja o artigo ASSOCIACAO DE SUBWOOFER para saber mais sobre associação de subwoofers.

Caso você ligue uma associação de subwoofers abaixo da impedância mínima aceita pelo amplificador, este esquentará até danificar alguma parte do circuito.

Se o amplificador fornecer potência muito acima do suportado pelo subwoofer, você corre o risto de derreter a bobina do falante, caso o nível de distorção seja elevada e tocada por longo tempo. Mas se o amplificador fornecer pouca potência, você estará sub-utilizando seu subwoofer, você gastou dinheiro a toa e ele não tocará muito bem, pois o amplificador não tem força pra movimentar o conjunto de bobina e cone do subwoofer.

Seria como um carro 1.0 na ultrapassagem, ele não tem forças para fazê-lo satisfatoriamente. Mas com um carro 2.0, a ultrapassagem é tranquila. Com isso acabamos de explicar um pouco de como ter dinâmica na reprodução da música.

Os critérios adotados aqui são para a maioria dos usuários que são leigos no ajuste da sensibilidade do amplificador. Para aqueles que possuem equipamento para verificar distorção originado pela má regulagem da sensibilidade do amplificador, podemos escolher um amplificador com até 4x mais potência que a suportada pelo subwoofer. Mas a explicação deste fato merece outro artigo.


Material extraído do site Autosom.net

Abraços
Imagem
..... A vida passa depressa.... mas de V-TEC ela VOAAAA .....
FRECHA_pick-up
:: Sport ::
Mensagens: 1165
Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 02:20:19 PM
Localização: Passo Fundo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por FRECHA_pick-up »

Boa matéria...
Avatar do usuário
Brunno - 06
:: Super ::
Mensagens: 88
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 03:41:36 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Brunno - 06 »

Ricardo Loureiro escreveu:Vamos descrever aqui, algumas regras básicas para se escolher um amplificador que case com seu(s) subwoofer(s).

1o - obedecer a impedância mínima especificada pelo amplificador
2o - casar a potência SUPORTADA pelo subwoofer com a FORNECIDA pelo amplificador


Se você tem um subwoofer de 4 Ohms que suporta 200W RMS, você precisa de:
- um amplificador que forneça 150 a 300W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1, 2 ou 4 Ohms

se você tem um subwoofer de 2 Ohms que suporta 500W RMS, você precisa de:
- um amplificador que forneça 300 a 600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms

se você tem dois subwoofers de 4 Ohms que suporta 300W RMS, você precisa de:
- um amplificador que forneça 500 a 800W RMS a 2 Ohms (dois subwoofers em paralelo) , a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms

se você tem dois subwoofers com bobina dupla de 2 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina):
- um amplificador que forneça 1000 a 1600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 2 Ohms

se você tem dois subwoofers com bobina dupla de 4 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina):
- um amplificador que forneça 1000 a 1600W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ,2 ou 4 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 4 Ohms

Veja o artigo ASSOCIACAO DE SUBWOOFER para saber mais sobre associação de subwoofers.

Caso você ligue uma associação de subwoofers abaixo da impedância mínima aceita pelo amplificador, este esquentará até danificar alguma parte do circuito.

Se o amplificador fornecer potência muito acima do suportado pelo subwoofer, você corre o risto de derreter a bobina do falante, caso o nível de distorção seja elevada e tocada por longo tempo. Mas se o amplificador fornecer pouca potência, você estará sub-utilizando seu subwoofer, você gastou dinheiro a toa e ele não tocará muito bem, pois o amplificador não tem força pra movimentar o conjunto de bobina e cone do subwoofer.

Seria como um carro 1.0 na ultrapassagem, ele não tem forças para fazê-lo satisfatoriamente. Mas com um carro 2.0, a ultrapassagem é tranquila. Com isso acabamos de explicar um pouco de como ter dinâmica na reprodução da música.

Os critérios adotados aqui são para a maioria dos usuários que são leigos no ajuste da sensibilidade do amplificador. Para aqueles que possuem equipamento para verificar distorção originado pela má regulagem da sensibilidade do amplificador, podemos escolher um amplificador com até 4x mais potência que a suportada pelo subwoofer. Mas a explicação deste fato merece outro artigo.


Material extraído do site Autosom.net

Abraços

Prezado Ricardo,

Sou um pouco (eu disse pouco!) leigo nesses assuntos de "Ohms, impedância, etc."...

Recentemente adquiri de um amigo meu um Subwoofer da Bomber Bicho Papão 12" (Bobina Dupla c/ 550RMS à 4 Ohms).

Já fui no site da bomber e não vi meu sub lá (deve ser pq ele é dakeles + antigos).

Gostaria de saber qual o amplificador que "casa" com meu sub e se possível gostaria de algus exemplos pra eu poder procurá-los na internet.

Desde já obrigado e parabéns pelo jornal informativo,

[]´s

Fuiiiiiiiiiiiii........
Presuntinho
:: Maxx ::
Mensagens: 3982
Registrado em: Segunda-feira 17 2005f Janeiro 2005 12:58:43 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Presuntinho »

Amigo,

Tudo depende de quanto quer gastar??

Você nesse seu caso pode usar um Huricane 4.120 que faz 2 bridges de 4 ohms e liga cada 1 em uma bobina sua do seu sub. Custa em torno de 350 reais esse módulo e é de qualidade!

abraços
Imagem
..... A vida passa depressa.... mas de V-TEC ela VOAAAA .....
GabrielD
:: Rodeio ::
Mensagens: 777
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 08:11:59 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GabrielD »

Ae belo artigo! deu realmente para entender tudo o q ele nos quis passar!

ae parabens pela iniciativa Loureiro! arruma + materias q seria bom d+! :)
Imagem
- Vem! Vai na fé! Nosso bonde é so raiz, porque aqui quem sabe é nois!
- Economizei pra esculachar de vez.
Avatar do usuário
JoE|PB|
:: Champ ::
Mensagens: 422
Registrado em: Quarta-feira 25 2005f Maio 2005 11:27:48 PM
Localização: João Pessoa - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por JoE|PB| »

Vlw Ricardo, era tudo que eu tava procurando. =]

Só me esclarece se entendi direito quando ler um dia. =]

Tenho módulo Stetsom SPL-1550 (mono)
Ele libera 150w rms a 01 ohms e 120w rms a 02 ohms
Tou querendo colocar dois subzin de 90w rms a 04 ohms cada

Se eu ligar os subs em paralelo, ficando 180w rms a 02 ohms (neh isso?) vai funfar blz, perdendo pouca qualidade ??? (Sei que não vou poder aumentar ao máximo dos sub pelo amplificador ficar limitado a 120w rms a 02 ohms!

Seria isso mesmo?

Se for isso me diga por favor!

[]'s
Presuntinho
:: Maxx ::
Mensagens: 3982
Registrado em: Segunda-feira 17 2005f Janeiro 2005 12:58:43 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Presuntinho »

JoE|PB| escreveu:Vlw Ricardo, era tudo que eu tava procurando. =]

Só me esclarece se entendi direito quando ler um dia. =]

Tenho módulo Stetsom SPL-1550 (mono)
Ele libera 150w rms a 01 ohms e 120w rms a 02 ohms
Tou querendo colocar dois subzin de 90w rms a 04 ohms cada

Se eu ligar os subs em paralelo, ficando 180w rms a 02 ohms (neh isso?) vai funfar blz, perdendo pouca qualidade ??? (Sei que não vou poder aumentar ao máximo dos sub pelo amplificador ficar limitado a 120w rms a 02 ohms!

Seria isso mesmo?

Se for isso me diga por favor!

[]'s
está correto sim. Mas só uma dica com esses Stetsom...eu já tive eles e coloca um cooler na carcaça dele para ajudar liberar calor! ok?

abração
Imagem
..... A vida passa depressa.... mas de V-TEC ela VOAAAA .....
Avatar do usuário
JoE|PB|
:: Champ ::
Mensagens: 422
Registrado em: Quarta-feira 25 2005f Maio 2005 11:27:48 PM
Localização: João Pessoa - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por JoE|PB| »

Ricardo Loureiro escreveu:
está correto sim. Mas só uma dica com esses Stetsom...eu já tive eles e coloca um cooler na carcaça dele para ajudar liberar calor! ok?

abração
Opa, blz, colocarei cooler sim, vlw aew pela ajuda, agora sim vou comprar os subzin sem medo!!!

[]'s
Sandro Hirata
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Sábado 16 2006f Setembro 2006 02:31:06 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sandro Hirata »

Não sei se podemos fazer isto mas gostaria muito de externar minha insatisfação com a Bomber.
Comprei um Subwoofer 12 ´Up Grade de 250 W rms, e estava usando um Banda 4.8 ou seja para o Sub usava cerca de 60 % do ganho proximo de 130 W rms quer dizer que tinha uma folga de 120 w rms, mas mesmo assim queimou, fui ate a lojha e numa boa eles trocaram, pus de novo o Up Grade mas com receio diminui o ganho para mais ou menos 50%, e novamente queimou.
Mandei um email na primeira vez e nada, nao me responderam.
mandei outro email novamente e nada.
Agora estou uando um Bravox UXP 12´de 400 W Rms, e o produto é um absurdo em matéria de graves e qualidade.
Gostaria que a Bomber respeitasse seus clientes e fosse sincera nos valores de seus produtos se tem 250W rms que aguente 250 W rms,
Muito Obrigado.
Abraços e cuidado com a má qualidade de certos fabricantes.
Sandro Hirata. :redhotevil:
Avatar do usuário
JoE|PB|
:: Champ ::
Mensagens: 422
Registrado em: Quarta-feira 25 2005f Maio 2005 11:27:48 PM
Localização: João Pessoa - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por JoE|PB| »

Sandro Hirata escreveu:Não sei se podemos fazer isto mas gostaria muito de externar minha insatisfação com a Bomber.
Comprei um Subwoofer 12 ´Up Grade de 250 W rms, e estava usando um Banda 4.8 ou seja para o Sub usava cerca de 60 % do ganho proximo de 130 W rms quer dizer que tinha uma folga de 120 w rms, mas mesmo assim queimou, fui ate a lojha e numa boa eles trocaram, pus de novo o Up Grade mas com receio diminui o ganho para mais ou menos 50%, e novamente queimou.
Mandei um email na primeira vez e nada, nao me responderam.
mandei outro email novamente e nada.
Agora estou uando um Bravox UXP 12´de 400 W Rms, e o produto é um absurdo em matéria de graves e qualidade.
Gostaria que a Bomber respeitasse seus clientes e fosse sincera nos valores de seus produtos se tem 250W rms que aguente 250 W rms,
Muito Obrigado.
Abraços e cuidado com a má qualidade de certos fabricantes.
Sandro Hirata. :redhotevil:
Putz...

Vlw pelo toque!!!

[]'s
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”