No meio da viagem a temperatura passa dos 100°...

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

No meio da viagem a temperatura passa dos 100°...

Mensagem por Bange »

...ou ferveu...

Normalmente a faixa de trabalho dos Corsas, vai de +- 92°C a +-98°C.

Passar dos 100°C, deve ser coisa rara e se passar dos 105°C, PARE IMEDIATAMENTE, pois daí pra diante a probabilidade de queimar a junta do cabeçote e até mesmo fundir o motor e trancar, é coisa de um segundo para o outro...que segundo é esse ninguém sabe...

Mas e aí, qual a causa?

Normalmente é a falta do arrefecimento forçado, ou seja, a ventoinha (modelos sem AC) ou ventoinhas (modelos com AC), não ligaram...

Mas por que não ligaram?

Ou o líquido do arrefecimento vazou quase todo, prejudicando a detecção da temperatura pelo sensor ou cebolão ou ainda defeito no sensor ou cebolão.

Se o líquido vazou, reponha água pura e confirme o vazamento...pode ser uma braçadeira frouxa (fácil de resolver) ou tampão furado, mangueira estourada, reservatório rachado...(aí reboca pra oficina...).

Mas tem líquido e em volume satisfatório (próximo ao nível)...como fazer?

Para modelos sem cebolão, basta retirar o plug do sensor de temperatura que as ventoinhas vão ligar na velocidade máxima...para modelos com cebolão, basta retirar o plug e dar um curto em seus terminais (cebolão com 2 fios).

A localização do sensor de temperatura depende do modelo do carro...uns ficam em baixo da bobina, outros na carcaça da VT (válvula termostática), etc...

O cebolão fica na lateral do radiador e tem que ser só o de 2 fios.

Esta dica dará alguma condição de levar o carro até uma oficina ou até seguir viajem...depende da situação.

Observação:
Existe um problema que pode ocorrer com a VT (travar fechada ou com pouca abertura), a(s) ventoinha(s) liga(am), mas a temperatura não desce, pois o liquido não circula corretamente (em volume) pelo radiador, logo, a temperatura não baixa. Neste caso existem duas opções:
1 - Reboque o carro para casa ou oficina (mais seguro)
2 - Em situação extrema (sem reboque no local ou em função da hora), aguarde o motor esfriar (+- 90°C) e prossiga viagem na maior marcha possivel e na menor velocidade possivel... parando e repetindo o processo de esfriar o motor, toda vêz que a temperatura ultrapassar os 100°C.

Sensor na VT
Imagem

Sensor em baixo da bobina
Imagem

Plug do cebolão
Imagem

ATENÇÃO: Se o líquido vazou rápido demais a ponto de prejudicar a leitura da temperatura pelo sensor do painel...danou, pois ela ultrapassará 120°, 130°...e não haverá registro algum e seu motor sofrerá danos. Portanto, acostume-se a olhar o medidor de temperatura tanto quanto vc. observa a velocidade que está dirigindo...
Rieling
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Domingo 16 2014f Novembro 2014 10:43:26 AM
Localização: Campo Mourão - PR
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por Rieling »

quando ligo ar condicionado em viagens percebo que a temperatura passa dos 100°C ai por segurança sempre desligo o ar condicionado até baixar pra 90°C, creio que não seja normal.
Avatar do usuário
benisfroms
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 26 2024f Fevereiro 2024 11:13:30 AM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por benisfroms »

Parece que você compartilhou um guia detalhado sobre problemas de superaquecimento em carros da marca Corsa, abordando possíveis causas e soluções. Essas informações podem ser úteis para os proprietários de carros Corsa que enfrentam problemas de temperatura. É sempre importante monitorar regularmente a temperatura do motor e tomar medidas preventivas para evitar danos significativos.
Avatar do usuário
benisfroms
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 26 2024f Fevereiro 2024 11:13:30 AM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por benisfroms »

Se estiver tendo problemas de superaquecimento do motor do seu Corsa, recomendo consultar o manual do proprietário do veículo para obter informações específicas sobre o seu modelo. Além disso, é sempre recomendável que você procure a ajuda de um profissional qualificado, como um mecânico, para diagnosticar e corrigir problemas de superaquecimento do motor. E, embora existam falhas, recomendo consultar a previsão do tempo https://meteum.ai/weather/pt-BR/londrina e não sair de carro durante os fortes raios de sol. A manutenção regular do veículo e o cumprimento das recomendações do fabricante ajudarão a evitar problemas de superaquecimento.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”