[DÚVIDA] - Existe Esquema elétrico A/C adaptado/original?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Diogo - Ximbik@
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Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

leonardo escreveu:Bom, cheguei atrasado, mas é isso que o SemControle disse.
Não precisa trocar a central. Basta mandar o sinal da porta de entrada correta e pronto.
Esse esquema que foi anexado é o original, porém, eu achei ele um tanto complexo, no meu carro eu fiz um pouco diferente com reles que são encontrados em qualquer lugar e com preço muito mais em conta.
Pois é amigo, eu também vou usar reles com preços mais acessíveis, praticamente todos da marca DNI, que conheço e são bons. Agora o detalhe do esquema elétrico, apenas o que pretendo seguir do original é a parte do sinal de solicitação do ar condicionado e a saída pro rele de plena carga (Bobina compressor) e o posteriormente os reles de alta e baixa dos eletroventiladores. Na verdade ainda estou pensando se farei o resto do esquema com os eletroventiladores, pois atualmente está funcionando perfeitamente, só que sem o monitorameno da central...

Na verdade, pretendo fazer esta pequena alteração pelos seguintes motivos:

1º Porque sempre que ligo o ar condicionado (pelo esquema elétrico atual), ele já liga direto o rele de plena carga (Bobina do compressor), e posteriormente os rele de baixa dos eletroventiladores 1 e 2. E quando ligo desse jeito, ao acionar o compressor, o motor já sente de imediato o peso/carga, e a lenta do motor cai, depois se ajusta, acredito eu que devido ao sensor de rotação (O sensor que fica na roda fônica).

2º Porque acredito que se o ar condicionado, se for acionado pela central de injeção, onde além da central saber da solicitação do ar condicionado, saber também que o motor vai receber essa "carga" a mais e preparar a lenta antes de acionar o rele de plena carga, a central também vai monitorar a lenta do carro e corrigir se necessário.

Quero fazer mais pela segunda opção...rss

Outra coisa que preciso de ajuda é a respeito dos terminais que vão no conector da central de injeção, aqueles pequenos de latão/cobra sem isolação. Preciso de no mínimo 6 peças e não sei onde encontro pra comprar. Alguém aí sabe onde posso comprar?

Até mais, obrigado!
leonardo
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Mensagem por leonardo »

Diogo - Ximbik@ escreveu:
leonardo escreveu:Bom, cheguei atrasado, mas é isso que o SemControle disse.
Não precisa trocar a central. Basta mandar o sinal da porta de entrada correta e pronto.
Esse esquema que foi anexado é o original, porém, eu achei ele um tanto complexo, no meu carro eu fiz um pouco diferente com reles que são encontrados em qualquer lugar e com preço muito mais em conta.
Pois é amigo, eu também vou usar reles com preços mais acessíveis, praticamente todos da marca DNI, que conheço e são bons. Agora o detalhe do esquema elétrico, apenas o que pretendo seguir do original é a parte do sinal de solicitação do ar condicionado e a saída pro rele de plena carga (Bobina compressor) e o posteriormente os reles de alta e baixa dos eletroventiladores. Na verdade ainda estou pensando se farei o resto do esquema com os eletroventiladores, pois atualmente está funcionando perfeitamente, só que sem o monitorameno da central...

Na verdade, pretendo fazer esta pequena alteração pelos seguintes motivos:

1º Porque sempre que ligo o ar condicionado (pelo esquema elétrico atual), ele já liga direto o rele de plena carga (Bobina do compressor), e posteriormente os rele de baixa dos eletroventiladores 1 e 2. E quando ligo desse jeito, ao acionar o compressor, o motor já sente de imediato o peso/carga, e a lenta do motor cai, depois se ajusta, acredito eu que devido ao sensor de rotação (O sensor que fica na roda fônica).

2º Porque acredito que se o ar condicionado, se for acionado pela central de injeção, onde além da central saber da solicitação do ar condicionado, saber também que o motor vai receber essa "carga" a mais e preparar a lenta antes de acionar o rele de plena carga, a central também vai monitorar a lenta do carro e corrigir se necessário.

Quero fazer mais pela segunda opção...rss

Outra coisa que preciso de ajuda é a respeito dos terminais que vão no conector da central de injeção, aqueles pequenos de latão/cobra sem isolação. Preciso de no mínimo 6 peças e não sei onde encontro pra comprar. Alguém aí sabe onde posso comprar?

Até mais, obrigado!
Fala Diogo, na verdade tudo que vc falou no item 1 e 2 faz todo sentido, quando eu tinha minha AC desligada da ECU a luz da injeção ligava as vezes pois era detectado um erro que alterava o giro no motor.

Sobre os conectores eu não comprei nenhum pois todos que precisei eu encontrei em pedaços de fios com terminal em outras posições que não eram utilizados. Porém não sei dizer quais cores eram pois um tempo atrás eu debulhei todos os chicotes do meu carro e eliminei tudo que tinha a mais....
Você pode usar por opção também conectores tradicionais direto nos fios.....
Diogo - Ximbik@
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Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

leonardo escreveu:
Diogo - Ximbik@ escreveu:
leonardo escreveu:Bom, cheguei atrasado, mas é isso que o SemControle disse.
Não precisa trocar a central. Basta mandar o sinal da porta de entrada correta e pronto.
Esse esquema que foi anexado é o original, porém, eu achei ele um tanto complexo, no meu carro eu fiz um pouco diferente com reles que são encontrados em qualquer lugar e com preço muito mais em conta.
Pois é amigo, eu também vou usar reles com preços mais acessíveis, praticamente todos da marca DNI, que conheço e são bons. Agora o detalhe do esquema elétrico, apenas o que pretendo seguir do original é a parte do sinal de solicitação do ar condicionado e a saída pro rele de plena carga (Bobina compressor) e o posteriormente os reles de alta e baixa dos eletroventiladores. Na verdade ainda estou pensando se farei o resto do esquema com os eletroventiladores, pois atualmente está funcionando perfeitamente, só que sem o monitorameno da central...

Na verdade, pretendo fazer esta pequena alteração pelos seguintes motivos:

1º Porque sempre que ligo o ar condicionado (pelo esquema elétrico atual), ele já liga direto o rele de plena carga (Bobina do compressor), e posteriormente os rele de baixa dos eletroventiladores 1 e 2. E quando ligo desse jeito, ao acionar o compressor, o motor já sente de imediato o peso/carga, e a lenta do motor cai, depois se ajusta, acredito eu que devido ao sensor de rotação (O sensor que fica na roda fônica).

2º Porque acredito que se o ar condicionado, se for acionado pela central de injeção, onde além da central saber da solicitação do ar condicionado, saber também que o motor vai receber essa "carga" a mais e preparar a lenta antes de acionar o rele de plena carga, a central também vai monitorar a lenta do carro e corrigir se necessário.

Quero fazer mais pela segunda opção...rss

Outra coisa que preciso de ajuda é a respeito dos terminais que vão no conector da central de injeção, aqueles pequenos de latão/cobra sem isolação. Preciso de no mínimo 6 peças e não sei onde encontro pra comprar. Alguém aí sabe onde posso comprar?

Até mais, obrigado!
Fala Diogo, na verdade tudo que vc falou no item 1 e 2 faz todo sentido, quando eu tinha minha AC desligada da ECU a luz da injeção ligava as vezes pois era detectado um erro que alterava o giro no motor.

Sobre os conectores eu não comprei nenhum pois todos que precisei eu encontrei em pedaços de fios com terminal em outras posições que não eram utilizados. Porém não sei dizer quais cores eram pois um tempo atrás eu debulhei todos os chicotes do meu carro e eliminei tudo que tinha a mais....
Você pode usar por opção também conectores tradicionais direto nos fios.....

Aeh Leonardo, td bem?

Kra, fiquei pensando no que você falou dos conectores diretos nos fios... Aí fiquei encucado, e pra tirar a minha dúvida, desmontei a central, tirei os conectores e a central fora do carro. Os conectores são do tipo rápido (Pra quem conhece de terminais, do tipo Morcego), aqueles que mordem o fio para dar o contato terminal/fio. Sendo assim, pelo que eu vi, o espaço de abertura no terminal, para cada fio, é bem pequeno, e por isso posso colocar o fio direto no terminal, sem terminal... pois ele vai dar o contato perfeito, devido a pressãoo do terminal.

Semana que vem faço a modificação, e posto o resultado... até mais amigo, obrigado aeh...
D!EGO1
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Mensagem por D!EGO1 »

Diogo - Ximbik@ escreveu:
D!EGO1 escreveu:Bom eu tbm
tenho o msm problema
meu ar eh adaptado!! :(

se vc conseguir fazer essas alteraçoes q vc quer fazer e fikar bom
da uma dika aki pragente

vlw

brigadoo
Aeh "xará", td certinho?

Pois é amigo, o seu ar condicionado adaptado funciona bem? Refrigera bem?
Quando você aciona o ar condicionado ele já liga a ventuinha direto e sela o compressor?

Eu tô com um esquema elétrico completo do ar condicionado original, depois depois do meio dia eu posto aki...

Até mais...
Intao
gela bem sim
o meu tem uma ventuinha na frente do radiador quente do ar!! ela liga junto
qdo ligo o ar eh td na hr..

mas eh meio confuso o meu
ele deu problema ano passado no rolamento do compr. tava roncando
ai levei pra arruma o carra lah deu uma corrigida e disse q soh a ventuinha da
frente funcionando naum eh suficiente, ai mexeu na instalação e acho o defeito
agora ele liga como antes mas qdo a temp. chega a 85 + ow - ° liga a ventuinha do carro
tbm mas qdo passa de 90° ela desliga e soh liga denovo qdo chega a 95° como eh normal
de se ligar msm

meu carro esquenta bastante qdo ligo o ar

agora pra ajudar esse fds tranco o compressor :(
to ferra do rsrsr

vlw espero o resultado da modificação do esquema seu

blz

t +
leonardo
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Mensagem por leonardo »

D!EGO1 escreveu:
Diogo - Ximbik@ escreveu:
D!EGO1 escreveu:Bom eu tbm
tenho o msm problema
meu ar eh adaptado!! :(

se vc conseguir fazer essas alteraçoes q vc quer fazer e fikar bom
da uma dika aki pragente

vlw

brigadoo
Aeh "xará", td certinho?

Pois é amigo, o seu ar condicionado adaptado funciona bem? Refrigera bem?
Quando você aciona o ar condicionado ele já liga a ventuinha direto e sela o compressor?

Eu tô com um esquema elétrico completo do ar condicionado original, depois depois do meio dia eu posto aki...

Até mais...
Intao
gela bem sim
o meu tem uma ventuinha na frente do radiador quente do ar!! ela liga junto
qdo ligo o ar eh td na hr..

mas eh meio confuso o meu
ele deu problema ano passado no rolamento do compr. tava roncando
ai levei pra arruma o carra lah deu uma corrigida e disse q soh a ventuinha da
frente funcionando naum eh suficiente, ai mexeu na instalação e acho o defeito
agora ele liga como antes mas qdo a temp. chega a 85 + ow - ° liga a ventuinha do carro
tbm mas qdo passa de 90° ela desliga e soh liga denovo qdo chega a 95° como eh normal
de se ligar msm

meu carro esquenta bastante qdo ligo o ar

agora pra ajudar esse fds tranco o compressor :(
to ferra do rsrsr

vlw espero o resultado da modificação do esquema seu

blz

t +
E ae maninhow.
Seu carro pode estar esquentando bastante talvez por estar ligada as ventuinhas incorretamente, pelomenos do jeito que eu entendi por aqui está errado:
-AC Desligado, temp acima de 93ºC - Somente a ventuinha do Radiador funciona a toda velocidade.
-AC Ligado, temp abaixo de 93ºC - As 2 ventuinhas ligam com metade a velocidade
-AC Ligado, temp acima de 93ºC - As 2 ventuinhas ligam a toda velocidade.
-AC Ligado com pressão acima do normal, temp abaixo ou acima de 93ºC - As 2 ventuinhas ligam a toda velocidade.

Check-up rápido para saber se tá tudo ok:
- Ligue o carro
-Localize a bobina que alimenta as vela de ignição
-Logo abaixo dela no cabeçote tem um sensor, esse sensor é de temperatura, desplugue o cabo.
-Uma luz no painel da injeção irá acender e as ventuinhas deveram ligar as 2 a toda velocidade. Se não ligar tem problema na ligação.

Espero ter ajudo. Abs
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Rodrigo_RJ
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Mensagem por Rodrigo_RJ »

Muito bom o tópico, devo consertar meu A/C no máx. na semana que vem e acompanhando aqui as dúvidas de vc's ja me ajudou bastante.

Leonardo é tarado pela silver mesmo, já fez de tudo na carreta. É ótimo saber que existem "loucos" aqui que assim como cuidam muito bem do corsinha guerreiro.

Segue...

Salve CC! o/
Corsa Super hatch 4 portas 96 mpfi -
Xenon - farois Principais.
Xenon - Faróis de Neblina.
Aros 17" com pneus 195 40.
Suspensão preparada.
Som em desenvolvimento.
Foco no coração do bicho, informação, projeto, desenvolvimento e foco máximo.
Diogo - Ximbik@
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Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

[/quote]
E ae maninhow.
Seu carro pode estar esquentando bastante talvez por estar ligada as ventuinhas incorretamente, pelomenos do jeito que eu entendi por aqui está errado:
-AC Desligado, temp acima de 93ºC - Somente a ventuinha do Radiador funciona a toda velocidade.
-AC Ligado, temp abaixo de 93ºC - As 2 ventuinhas ligam com metade a velocidade
-AC Ligado, temp acima de 93ºC - As 2 ventuinhas ligam a toda velocidade.
-AC Ligado com pressão acima do normal, temp abaixo ou acima de 93ºC - As 2 ventuinhas ligam a toda velocidade.

Check-up rápido para saber se tá tudo ok:
- Ligue o carro
-Localize a bobina que alimenta as vela de ignição
-Logo abaixo dela no cabeçote tem um sensor, esse sensor é de temperatura, desplugue o cabo.
-Uma luz no painel da injeção irá acender e as ventuinhas deveram ligar as 2 a toda velocidade. Se não ligar tem problema na ligação.

Espero ter ajudo. Abs[/quote]


Aeh Leonardo, blz?

O que você falou a respeito das ventuinhas 1 e 2 está correto, porém em alguns casos a ligação é diferente (Mesmo sendo original de fábrica). Meus 2 cunhados também têm Corsa, e o deles possuem Ar Condicionado Original de fábrica, um Corsa (Ano 1999 Mod. 2000, Completo - Dir. Hid.) a ligação funciona da seguinte maneira:

-AC Desligado, temp acima de 93ºC - Somente a ventuinha do Radiador funciona a toda velocidade.
-AC Ligado, temp abaixo de 93ºC - As 2 ventuinhas ligam, a 1 (Pequena/Frente), velocidade a toda, 2 (Radiador/Traz) com metade da velocidade
-AC Ligado, temp acima de 93ºC - As ventuinha 1 se mantém ligada, a 2 ventuinha liga a toda velocidade
-AC Ligado com pressão acima do normal, temp abaixo ou acima de 93ºC - As 2 ventuinhas ligam a toda velocidade.

No outro Corsa (Ano e Mod. 2001 Completo - Vid. Elét.), a ligação é igual, o único detalhe é que a ventuinha 2 (Radiados), só liga após alguns segundos, após ligar o ar condicionado, o resto da ligação é praticamente igual.

-AC Desligado, temp acima de 93ºC - Somente a ventuinha do Radiador funciona a toda velocidade.
-AC Ligado, temp abaixo de 93ºC - As 2 ventuinhas ligam, a 1 (Pequena/Frente), velocidade a toda, 2 (Radiador/Traz) com metade da velocidade
-AC Ligado, temp acima de 93ºC - As ventuinha 1 se mantém ligada, a 2 ventuinha liga a toda velocidade
-AC Ligado com pressão acima do normal, temp abaixo ou acima de 93ºC - As 2 ventuinhas ligam a toda velocidade.

Até mais...
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Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

Rodrigo_RJ escreveu:Muito bom o tópico, devo consertar meu A/C no máx. na semana que vem e acompanhando aqui as dúvidas de vc's ja me ajudou bastante.

Leonardo é tarado pela silver mesmo, já fez de tudo na carreta. É ótimo saber que existem "loucos" aqui que assim como cuidam muito bem do corsinha guerreiro.

Segue...

Salve CC! o/

E aeh gente boa, td bem?
Pois é, a galera se ajuda... rss que bom...
Qual o problema do seu AC?

Até mais...
Diogo - Ximbik@
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Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

Pessoal, e aí, td bem?
Desde já, feliz ano novo pra todo mundo! Saúde, felicidade, amor, paz, muito dinheiro no bolso...... que o Corsa só dê alegria, não nos deixe na mão, não dê manutenção, que o tanque sempre esteja cheio, que tenhamos mais encontros do CC este ano, enfim só coisas boas, e se tiver algo ruim, que venha coisas boas e alegria em dobro pra compensar... rss

Pois bem, venho aqui dizer que eu fiz a alteração no esquema elétrico do meu ar condicionado, eeeeeee, deu td certo.... e ficou muito bom...

Demorei um pouco pra postar os resultados, pois estive ocupado trabalhando em um som pro meu amigo, mas enfim, segue algumas fotos que tirei pra ficar mais fácil o entendimento.

Foto depois de desmontado a lateral e removida a central da suporte, fácl fácil...
No meu caso, demorei uns minutos a mais, pois tenho um suporte de madeira do lado direito pro Play 2.

Imagem


Foto dos conectores e travas...

Imagem


Foto da central sem os conectores...

Imagem


Agora vem a primeira etapa da modificação. Deve-se pegar o sinal de 12V (+), do botão de liga/desliga do ar condicionado. Sinal pós botão. Deve-se eliminar o esquema antigo, se não pode-se queimar algum rele, ou até danificar a central.

Imagem


Foto do conector, C/D, neste conector está o fio de solicitação do ar condicionado, o sinal está no terminal D5, a tensão do sinal é positiva, 12V (+), a cor do fio é preto com amarelo. Este fio vai para um conector separado do conector da central, logo mais abaixo têm a foto.

Imagem


Foto do conector A/B, neste conector está o fio de acionamento dos reles do ar condicionado. O sinal é negativo/massa (-), está do terminal A3, a cor do fio é preto com azul escuro, esse sinal deve ser usado para acionar as bobinas dos reles. Lembrando que, o esquema elétrico antigo não pode ser o mesmo, deve-se alterar.

Imagem


Foto do conector onde têm os sinais do ar condicionado, esse conector é separado da central, fica na estrutura de plástico, que fixa a central na lateral do carro, no pé do carona.

Imagem


Detalhe importante!!! Não deixe o esquema elétrico antigo! Para essa modificação funcionar, deve eliminar o rele paralelo que aciona a ventuinha (radiador), pois quando a central comandar o acionamento do ar condicionado, ela automaticamente envia um sinal para o terminal A4, que por sua vez liga o rele auxiliar, que liga a ventuinha do radiador (Original em todo Corsa)...

Quando eu puder, eu coloco o esquema elétrico atual do meu carro. ainda não tive tempo de desenhar... Mas para fazer a modificação, o esquema completo ajuda um monte, segue foto logo abaixo...

Imagem

Dúvidas, postar aí, no que eu puder, eu ajudo...

Até mais...
acel.goncalves
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Mensagem por acel.goncalves »

tenho duvidas sim e gostaria de tiralas com o mestre, rsrsrs... esse esquema que vc mudou faz o segundo estagio do radiador aciona independente do ar condicionado, e tem como eliminas esse primeiro estagio fazendo com que so acionasse a alta velocidade da ventuinha tanto no primeiro como sengundo estagio, pq esse carrinho é muito bom, so tem esse problema de arrefecimento intermitente!
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