[DÚVIDA] - Compressor do A/C liga e desliga e não gela mais?

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leandro carioca
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Mensagem por leandro carioca »

Eric, muito obrigado pelas informações prestadas. Fiz o mesmo teste estes dias de calor que tem feito aqui no RJ.
Parei com o carro e com o ar ligado, o ponteiro da temperatura foi subindo. :(
Coloquei o carro estacionado numa sombra e abri o capô.
Só alegria, ar gelando e ponteiro na marca de 1/4.
Cheguei a conclusão que falta ventilação no motor.
Por indicação de um taxista, falou para colocar a ventuinha do monza, mas não sei se dá.
Troquei a minha ventuinha (classic spirit 07/08 - 4 pás) e coloquei a dos corsa mais antigos (6 pás) e deu uma melhorada.
Penso em adaptar uma ventuinha de 12 pol no lugar da original do condensador que é de 10 pol.
A luta continua e o sol não dá tregua... 8)
Corsa Classic 1.0 Flex/GNV 07/08
Mala elétrica, trava central, luz interna traseira, ilum. Portaluvas, soleiras, som trio, rodas 15, suspensão 60%, vidro elétrico 4 portas 50%, Alarme Positron, Aviso farol ligado, e procurando mais o q melhorar.
Eric GL 1.4 95
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Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Alô amigo Leandro.

É verdade. Se ao abrir o capô o problema é sanado, é mesmo falta de ventilação. Daí. um recurso seria fazer isso mesmo que vc disse. Mas aí, podemos esbarrar em outras questões.

1- É o que vc tb ja fez. Colocar um ventilador que tenha mais pás. Ok.

2- Tentar instalar um ventilador que tenha maior área de abrangência nas colméias do radiador, e que tenha maior fluxo de ar, pelo número de pás e rotação.

Mas é aí que podem começar os problemas. Podemos resolver o problema de ventilação e arrumar uma pane elétrica. Isso me lembra os Tipos/Tempras, com a famosa tropicalização dos motores, que tb viviam fervendo no verão brasileiro, especialmente o carioca.

Isso se trata de alteração de projeto, e é preciso ver se um eventual aumento de carga no sistema de ventilação do motor não irá causar sobrecarga no sistema elétrico, além de interferências na injeção de combustível, já que ela possui sensores que trabalham com leitura da temperatura, tanto do motor em si, como do ar que o motor admite. Isso acontecia muito tb nestes carros que o pessoal costumava tropicalizar.

Vamos ver isso juntos. Eu vou catucar o meu daqui, e vc catuca o seu daí. Temos que chegar a alguma conclusão. Acredito que o pior já fizemos. Identificar o problema verdadeiro, ao invés de ficar dando dinheiro pras oficinas de refrigeração, sem resolver o problema de fato.

Abraço!
leandro carioca
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Mensagem por leandro carioca »

Eric, concordo com vc na questão da parte elétrica.
Cheguei a comprar dois eletro ventiladores universais (um de 9 pol e outro de 12 pol) para instalar na parte frontal do carro. Desisti da ideia justamente por conta da parte elétrica.
Com relação a ventuinha do monza ou vectra, vc sabe se cabe no corsa? Se ela é realmente mais forte que a do corsa?
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Eric GL 1.4 95
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Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Alô Leandro,

Com relação as ventoinhas universais, acredito que não sejam a melhor opção. provavelmente não irão acrescentar muito ganho neste sentido, isso se não ficar ainda pior, visto que não leva em consideração as especificações dos nossos carros. Acredito que estas atenderiam apenas no básico, para não deixar aquecer em situações normais, sem o ar.

Já as de Monza ou Vectra, eu acredito que seriam melhor opção, já que se trata de motores maiores, bem mais potentes que os nossos 1.0. Entretanto, por serem projetadas para trabalharem com radiadores bem maiores que os nossos, sinceramente não sei se seria viável a instalação num Corsa. Ainda não vi nada neste sentido, mas tem uma loja perto de casa, e outra aqui próximo ao meu trabalho, que o kra so trabalha com ventoinhas e radiadores. QQ hora destas vou lá trocar uma idéia com eles sobre isso.

Agora, estamos escolhendo uma péssima hora para ver isso, pois no verão estas lojas bombam, e tudo fica mais caro, das peças a mão de obra. Mas vamos ver no que dá.

Esta hipótese de colocar as ventinhas de Vectra ou Monza me agradou. Vou pesquisar a respeito e qualquer coisa, posto aqui.

pesquise por ai tb, e vamos trocando figurinhas....

Abraço!
Eric GL 1.4 95
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Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Ah sim....

Vou ver com os Kras destas lojas que eu te falei, qual é a especificação de uma e de outra. Seria legal saber a potencia em Wats das duas ,pra poder ter uma noção melhor de que esse tipo de alteração poderá causar na parte elétrica do carro, ou mesmo se isso terá algum efeito prático dentro do que estamos procurando resolver.

Vou tentar ainda, colocar as duas lado a lado para ver as diferenças. De repente, dá pra fabricar alguma peça para fixar as de Monza ou Vectra na parte da frente do carro, ou tirar só o motor e manter a hélice, sei lá. Tenho que ver as duas, comparar e ver o que pode ser feito.

O problema aí e que temos que tomar cuidado pra coisa não ficar ruim, e acabarmos com um belo prejuízo. Precisamos avaliar as possibilidades.

Abraço!
leandro carioca
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Mensagem por leandro carioca »

Blz. Se tiver novidades, me avisa. Grande abraço.
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pedro henrique dos santos
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Mensagem por pedro henrique dos santos »

No meu corsa acontece o mesmo! tenho classic 1.0 quando eu, não fico no sol o ar fica uma maravilha.
pedro henrique dos santos
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Mensagem por pedro henrique dos santos »

[quote="pedro henrique dos santos"]No meu corsa acontece o mesmo! tenho classic 1.0 quando eu, não fico no sol o ar não gela nada, quando fico na sombra fica uma maravilha.
Eric GL 1.4 95
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Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Prezados,

Mais uma informação.

Poderia jurar que o ventilador interno do motor do Classic tinha 5 pás. Não precisei nem contar. É exatamente igual ao do nosso Corsa que não tem nada, assim como os 1.0 sem ar também utilizam. Nem DH e nem A/c. Ou seja. mesmo na velocidade 2, certamente não irá ter o mesmo rendimento que um ventilador de 56 ou 6 pás.

Estive pesquisando no ML, e descobri uns ventiladores de 6 pás, dos 1.6. Pouco mais de 250 reais, mais o frete. Segundo o vendedor, este ventilador não cabe nos nossos 1.0, mas isso eu ainda vou verificar com algum especialista.

Não garanto fazer isso agora, pois me falta $, mas vou tentar descobrir o caminho das pedras pra acabar com esse problema no AC.

Abraço!
leandro carioca
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Mensagem por leandro carioca »

Eric, eu fiz a troca por esta ventuinha aí em baixo. Troquei a de 4 pás por uma de 6 pás.

Verifica se é igual, pois não resolveu o problema, só deu uma pequena melhora.

leandro carioca escreveu:Bem, pessoal, estou ainda na briga com o ar condicionado do meu classic. :(
Como disse no início do tópico, é só pegar um trânsito mais pesado ou engarrafamento (RJ-42 graus) que começa o meu sofrimento: ponteiro do marcador de temperatura subindo, chega até o meio e ar condicionado não gela mais. :cry:
Levei na loja Pica-Pau que fica aqui na Praça Seca e foi verificado carga de gás e tudo OK. Então fizeram a limpeza externa do condensador (aquele que fica na frente do radiador) com um detergente específico para isso. Dias depois, engarrafamento e o problema continua.
Fui numa loja de radiadores aqui na Estrada do Catonho e perguntei se tinha como melhorar a ventilação do radiador (consequentemente a do condesador junto) e fui indicado a trocar a ventuinha original do classic que tem quatro pás por uma ventuinha do corsa com seis pás, que seria mais forte e melhoraria o rendimento do ar, conforme fotos:
VENTUINHA ORIGINAL
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By leandrorj

VENTUINHA DO CORSA 94/98
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By leandrorj
Imagem
By leandrorj

Gastei nessa troca 200,00 pratas.
Hj, peguei um engarrafamento e continua tudo igual. Marcador de temperatura chega no meio e ar condicionado já era. :bad-words:

Então, peço ajuda do pessoal do clube, pois gosto muito do meu classic.

Um grande abraço.
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