[DÚVIDA] - Ventilação somente na velocidade 4. O que fazer?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Ventilação somente na velocidade 4. O que fazer?

Mensagem por alcineu »

Termo fusivel do resistor? O que é isso?

Vou comentar a vocês....


Nessa foto fizeram um jamper com um pedaço de fio qualquer.

No lugar desse fio ai é que estava esse termo fusível...o original é Tf 169ºC D167 PNOF.

Eu achei este DM Tf 150ºC 250V 10A...se achar de 15A melhor..

Imagem
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Uma que esqueci de mencionar: quando este termo fusivel se rompe a ventilacao da cabine so funciona na velocidade 4.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Brunols13
:: Super ::
Mensagens: 90
Registrado em: Sábado 29 2009f Agosto 2009 01:18:56 AM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Brunols13 »

Alcineu, só uma duvida onde fica esse termo fusivel ? como faço para troca-lo ? Dá uma força ai tô com meu ar quente sem funcionar quando ligo só faz o barulho do ar mas não sai nada, queria ver se não era isso.

Valeu.
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Brunols13 escreveu:Alcineu, só uma duvida onde fica esse termo fusivel ? como faço para troca-lo ? Dá uma força ai tô com meu ar quente sem funcionar quando ligo só faz o barulho do ar mas não sai nada, queria ver se não era isso.

Valeu.
Bruno esse resistor ai é só para controle de velocidade do ventilador do ar da cabine, ou seja, ele funciona independente do ar quente ou frio normal ambiente.
Quem esquenta o ar é um radiador que fica debaixo do painel central e não esse resistor da foto com esse termofusivel.

Quanto a localização do resistor ai vai
Imagem

retorne ai se é isso mesmo.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Brunols13
:: Super ::
Mensagens: 90
Registrado em: Sábado 29 2009f Agosto 2009 01:18:56 AM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Brunols13 »

Alcineu, fera acho que isso não seja meu problema.

Deixa eu te explicar, eu ligo o ar e escuto ele funcionando mas não sai ar de nenhum lugar rodo o botão mudando a direção do ar mas mesmo assim não sai nada, entende ? esse é meu 1º carro por isso ainda estou aprendendo como as coisas funcionam...

Valeu
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Ola bruno. Entao esta com problemas nos comando interno ai do painel central. Tem uns quatro cabinhos de aco que comanda essas posicoes la dentro.

Quando voce gira aquele botao da direita, aquele que muda a direcao da ventilacao para o vidro da frente, etc, esse botao gira muito facil, em falso?

De uma analizada la em Materias e em Eletrica e Iluminacao sobre a troca das lampadas desse painel central, pois , la tem fotos com ddtalhes.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
RAG DJ
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 12 2009f Outubro 2009 11:15:22 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RAG DJ »

Ola galéra...
Possuo um Corsa Sedan modelo novo, comprei ele assim que foi lançado o modelo em Abril de 2002.

De uns tempos pra ca meu ventilador interno da cabine começou a ir e voltar do nada, hora funcionava .... hora não e não importava a velocidade selecionada.

Fiquei pensando ser um mau contato em alguma conexão do ventilador... mais o que me deixou assustado foi que nesta ultima semana alem do ventilador ficar indo e voltando constantemente, subiu um cheiro de coisa queimada, plastico derretido.

Hoje eu confirmei quem era o vilão de tudo isso... e mais uma vez era ele, o tal resistor citado aqui.

E como eu descobri ?

Desconfiando ser um mau contato deixei o ventilador ligado na velocidade 2... e comecei a bater na fiação por baixo do painel... pra minha feliz surpresa um momento ele ligou.

Afiação que eu bati e que funcinou o ventilador era justamente a fiação que ia para esse resistor... o plastico do compartimento que envolvia o mesmo estava derretido o que justificou o cheiro que eu havia sentido durante a semana.

Arranquei o resistor e como o colega aqui citou o ventilador passou a funcionar somente na velocidade maxima (posição 4) e graça A Deus sem as intermitencias, pois estava com medo de ser o motor do ventilador que tinha ido pro saco. Agora a semana que vem vou procurar comprar um novo.

Aqui abaixo segue as fotos que tirei, o compartimento do fusivel abaixo do painel proximo do centro mais para o lado do passageiro.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Nessa foto o plug de conexão do resistor e acima o suporte de encaixe derretido e quebrado por conta do calor

Imagem

Imagem

Nessa foto fica bem claro ... da pra ver o componente danificado.. a parte preta certamente é aonde superaqueceu e que ocasionou até o derretimento do platico do suporte da peça.
RAG DJ
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 12 2009f Outubro 2009 11:15:22 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RAG DJ »

Ops.... as fotos não sairam segue aqui o Album

http://img207.imageshack.us/gal.php?g=r ... lador0.jpg

Falow !
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Tente trocar aquele termofusivel na ponta do resistor. veja as incrições nele e compre e troque...
teste esse termofusivel com o multimetro, se der 0 Ohms ele esta bom...

Quando troquei, leia...
No lugar desse fio ai é que estava esse termo fusível...o original é Tf 169ºC D167 PNOF. Eu achei este DM Tf 150ºC 250V 10A...se achar de 15A melhor...

Imagem
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Juninho Bahiano
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 16 2009f Abril 2009 05:05:22 PM
Localização: Teixeira de Freitas - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Juninho Bahiano »

Caro Alcineu... estou com problemas em meu ventilador tb.. tá totalmente parado... testei ele direto na bateria e funfou... terias o esquema eletrico completo dele??? agradeceria mto se pudesse me auxiliar!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”