[RECOMENDAÇÃO] - Instruções sobre Válvula Termostática

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Chapolin
:: Rodeio ::
Mensagens: 608
Registrado em: Quinta-feira 15 2009f Outubro 2009 10:59:31 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Chapolin »

Quais ferramentas preciso para fazer a troca da válvula ?
Acabou, 7 anos e 5 meses de Corsa B 1.6 Chapolin eterno! Obrigado por tudo!
Agora de Corsa C, com TETO SOLAR original!
Larguei as 4 rodas :shock:, agora sou das moto. XJ6 N branca só o cano... TOP! mopedsmile: Corsa Clube sempre =D>
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Não dá pra fazer em casa não... melhor deixar pra uma oficina especializada.
Até porque não adianta trocar ele sem limpar o sistema. E precisa de uma máquina pra isso.
lopes_sedan
:: Rodeio ::
Mensagens: 685
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Janeiro 2013 09:51:22 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lopes_sedan »

Para trocar a válvula termostática do corsa C 2004/2004 1.0 gasolina, preciso drenar o aditivo de refrigeração ?

abraço
lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Sai pouquíssima água pois dá pra trocar rápido, é só segurar o suporte quando estiver tirando os parafusos.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
lopes_sedan
:: Rodeio ::
Mensagens: 685
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Janeiro 2013 09:51:22 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lopes_sedan »

lulaf escreveu:Sai pouquíssima água pois dá pra trocar rápido, é só segurar o suporte quando estiver tirando os parafusos.
Valeu a dica !!

abraço
lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Mas olha só, não é tão simples, tem o ponto do carro, que você vai ter que tirar a correia e tem alguns macetes como prendê-la com braçadeira de plástico pra não sair do ponto.
Eu troquei a minha em casa, mas eu tirei minhas dúvidas no site do you tube, com (dr. carro ou algo assim), dá uma olhada antes de começar, e se tiver alguma dúvida sequer procure um mecânico, não tente fazer com dúvidas e sem as ferramentas corretas.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
lopes_sedan
:: Rodeio ::
Mensagens: 685
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Janeiro 2013 09:51:22 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lopes_sedan »

lulaf escreveu:Mas olha só, não é tão simples, tem o ponto do carro, que você vai ter que tirar a correia e tem alguns macetes como prendê-la com braçadeira de plástico pra não sair do ponto.
Eu troquei a minha em casa, mas eu tirei minhas dúvidas no site do you tube, com (dr. carro ou algo assim), dá uma olhada antes de começar, e se tiver alguma dúvida sequer procure um mecânico, não tente fazer com dúvidas e sem as ferramentas corretas.
ah tranquilo cara! Mas vou mandar o mecânico fazer, ai só queria ter certeza. Se precisava ou não drenar o liquido !!

abraço
andrebatagelo
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quinta-feira 16 2010f Setembro 2010 05:15:05 PM
Localização: Araçatuba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por andrebatagelo »

Salve galera,

Vou deixar meu depoimento sobre essa questão da válvula termostática.

Meu classic 2008 que eu adquiri a pouco mais de 3 anos sempre demorou um pouco a esquentar (moro em Araçatuba, é quente pra boné!) e até então eu achava normal, só achava estranho em rodovia pois o ponteiro da temp. ficava como se o motor estivesse gelado, mas pelos relatos vi que era normal.

Esta semana troquei o óleo e também aproveitei e fiz a troca da água do radiador, com aditivo tudo certinho e pedi para que verificassem a válvula termostática e para surpresa a mesma estava travada aberta.

Após sua troca, pude perceber a diferença, pois agora o ponteiro da temperatura sobe bem mais rapidamente, estabilizando em 1/4 bem rapidamente, só falta fazer o teste em rodovia... neste feriado já vai dar pra testar... depois conto a diferença.

Fica aí registrado pra galera que pensa em andar sem a válvula... com ela a temperatura ideal é atingida muito mais rapidamente... só falta ver também se o consumo vai melhorar.

Grande abraço!
nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

Não entendo pq a GM colocou a termostática e carcaça atras da correia dentada nos 8V, com isso a maioria tem que pagar para trocar a VT. No caso dos 16V, a troca é facílima, já que a VT fica na lateral do bloco de frente para o radiador, e fixa por 3 parafusos, não necessitando retirar a correia. Não levei nem 5 minutos para trocar a VT do meu GLS 16V, olha ela ai:

Imagem
LMM1973
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 02 2010f Agosto 2010 03:42:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LMM1973 »

Pessoal:

Isto é apenas para constar. Comprei ontem uma válvula termostática da MTE-THOMPSON em uma loja. A peça é novinha e tem defeitos de fabricação bastante aparentes e que encurtam a vida útil da peça. Não é à toa que essas porcarias não duram mais do que 2 anos. Vejam as fotos. A mola foi mal confeccionada, está descentrada. Além disso, o pino da válvula termostática em si está inclinado, não fazendo 90 graus com a válvula. Deve ser por isso que o ADG da High Torque disse que a marca é ruim e que ele não coloca esse produto nos carros dos clientes.

Imagem
Figura 1: a mola da válvula, bem torta.

Imagem
Figura 2: o pino da válvula termostática bastante inclinado.

Imagem
Figura 3: mais uma foto do pino da VT, bastante inclinado.

Amanhã vou até a loja para trocar por outra ou meu dinheiro de volta.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”