Como executar a troca de água do radiador?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Avatar do usuário
LEO.UFF (Kreator)
:: Piquet ::
Mensagens: 204
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 01:42:25 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

Perguntas sem resposta:

1- Pq não tem um dreno no fundo do radiador?

2- Pq não existe um alerta sonoro se o carro atingir alta temperatura? Cara, muito difícil alguém ficar observando constantemente a temperatura do paineil. Qd vai ver, já tá fervendo tudo!
robson_rj
:: Piquet ::
Mensagens: 230
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 07:10:36 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por robson_rj »

Ae galera eu semrpe tenho dúvida nisso. Olha essa foto e do motor da minha caranga, quando fui trocar a água do radiador no mecânico o cara até fez lá, só que esqueci como ele fez para sangrar o radiador.
Resumindo nessa foto aí em baixo:
Ele pôs o líquido que limpa e deixou correndo por um tempo.

Depois colocou uma mangueira com água da torneira no reservatório onde está o circulo vermelho. Só que nesse momento ele abriu a mangueira em outro local, que eu não lembro onde era. Aí deixou a sujeira todo sair, colocou o aditivo, deixou no nível certo e pronto.

Alguém pode ver essa foto aí e dar uma dica, esse carro tem AR Cond. Onde fica essa outra mangueira que ele abriu para fazer isso ? Eu li anteriormente os posts mas me perdi rs. não tinha foto de motor e não consegui deduzir onde era.

Abs.

Imagem
Imagem
juliano.80
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Segunda-feira 20 2006f Novembro 2006 09:54:18 AM
Localização: Três Passos - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por juliano.80 »

No meu corsa o resertavório ta tão sujo que não consigo ver o nível da água. Parece que tem uma barro dentro. Alguém ja tirou o reservatório e lavou ele por dentro? Tem como fazer isso?
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Tem duas porcas que você tem que soltar, daí o reservatório sai.
Lave ele com água pura, pode usar grãos de milho pra ajudar a remover a sujeira interna. Faça isso num local apropriado, pois vai sair uma sujeira danada...
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
labas2
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 19 2007f Junho 2007 12:10:05 PM
Localização: Jaraguá do Sul - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por labas2 »

Galera, quero colocar aditivo no meu corsa, porém não tenho o manual dele, alguém sabe me dizer qual é o aditivo orignal?

valeuu
Schermach
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Segunda-feira 22 2007f Janeiro 2007 06:44:53 PM
Localização: Caçador - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Schermach »

Amigo.. preciso trocar uma ideia com vc sobre ar condicionado como faço para falar com vc...? Valew
Sempre lavo o corsa com OMO! - OMO faz OMO mostra! kkkkkk
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Moderadores esse tópico merece ser fixo. Vamos colocar uns tópicos assim aqui em Arrfecimento como fixo!
Vou até deixa-lo em meus favoritos.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
chocolatte_vtc
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Domingo 18 2009f Outubro 2009 07:07:37 PM
Localização: Vitória da Conquista - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por chocolatte_vtc »

Senhores,

Para dirimir uma das duvidas pendentes, acho que posso dar uma solução. No coletor de admissão, prox a carenagem da correia do comando de valvulas, fica o sensor de temperatura que envia a informação para o painel. Ele fica bem escondiniho e só pode ser retirada com uma chave " L " de 13mm. É um pouco chato de se achar, mas é o melhor ponto a se tirar o ar da tubulação, pois está em um ponto médio e livre de irregularidades hidroestáticas. Fazendo a sangria neste ponto é quase 100% de chance de se livrar do ar no circuito, porem só recomento a execução por quem já tem uma certa habilidade com ferramentas.
Outra forma ( melhor para motores sem a valvula termo ) e bem mais simples é desconectar o mangotezinho ( o mais fino ) que sai do radiador e vai p/ o reservatorio de expansão do lado do reservatório e colocar a ponta dele p/ baixo deixando sair a agua, tomando cuidado de ir completando o nivel de agua p evitar nova entrada de ar. Este procedimento tb pode ser usado para colocar aditivo sem ultrapassar o limite do volume do líquido.
Espero que possa ser útil.
____________________
Bruno Rodrigues
Corsa Classic 01/02 Branco Cegador " O Molão "
Devagar e Sempre
Avatar do usuário
Hanz
:: Wind ::
Mensagens: 41
Registrado em: Sábado 19 2009f Dezembro 2009 09:44:46 PM
Localização: Foz do Iguaçu - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hanz »

blz galera, desculpa desenterrar o tópico...

mas então... estava olhando esse vídeo em que o cara faz a limpeza com aquela máquina http://www.youtube.com/watch?v=SV-98Dil ... re=channel, isso parece que não é tão complicado de se fazer em casa sem a tal máquina, talvez fique um pouco trabalhoso por ter q ficar repetindo até sair toda a água suja. O mais curioso é que o cara tira água suja fervendo de dentro do motor e mete água da torneira no lugar, olhem lá para vc's verem.

Estou querendo fazer isso no corsinha, tá precisando, daí já troco o reservatório que tá bem feio (o antigo dono não parece ser muito cuidadoso).

t+
saulo.mag
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Domingo 18 2009f Outubro 2009 05:03:50 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por saulo.mag »

galera, onde fica o sensor de temperatura do corsa 1.0 97/98 sem ar condicionado?
que ferramentas preciso para removê-la para fazer a sangria do arrefecimento?
vlw
abraço a todos

aprendo mto com vcs;....
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”