[DÚVIDA] - Motor super aquecendo com AC ligado

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Avatar do usuário
caio1996
:: Super ::
Mensagens: 67
Registrado em: Quarta-feira 17 2011f Agosto 2011 07:54:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004
Contato:

[DÚVIDA] - Motor super aquecendo com AC ligado

Mensagem por caio1996 »

fala pessoal tudo bem com vcs

peço uma ajuda para vcs, estou com um situação no carro que é a seguinte

Modelo: Corsa C HATCH 1.8 com BCM 2004

principalmente esses dias que esta fazendo muito calor, mas acho que nao deveria acontecer

andando normal com o carro, sem ligar o AC temperatura normal, nao passa dos 100ºC (so que pelo que no topico de de arrefecimento) ele nao liga o segundo estagio da ventoinha funciona somente o 1°estagio liga as 100°C e desliga quando chega a 94°C, pelo topico a 100ºC deveria estar ligado o 2°estagio por ligar as 98º (agr nao sei se é so para os Corsa B essa regra)

agr quando ligo o AC com o carro parado mesmo estando frio o carro (exceto se acabei de ligar o carro, demora um pouco) ele liga o 2° estagio da ventoinha, mas assim que começo a andar e a acelerar o 2° estagio desliga, se paro o carro volta a ligar

mas o que esta acontecendo é que com o AC ligado o carro passa dos 100°C chegando a 105°C ate mais se deixar o ponteiro do painel chega na metade, que não é o certo, principalmente com o ar ligado, e principalmente em estrada, onde ando sempre a 80 a 120KM/h (moro em Extrema) entao sempre pego rodovia, fiz uma viagem para ourinhos, 5H de viagem 120KM/h de ponta a ponta e mesmo problema, se desligo o ar volta a normalizar a temp e fica ate abaixo dos primeiro risco no ponteiro de temperatura

com o carro parado a ventoinha fica no 2° estagio e o carro nao passa dos 95° com o AC ligado e carro parado, mas se começo a andar ja começa a elevar a temperatura

fiz o acompanhamento da temperatura com o OPCOM plugado e o note no carro

Uso tudo certo, Bomba esta certa (acelerando o carro sai agua no retorno do radiador, muita por sinal), Uso somente aditivo, Motor foi retificado esta zerado, VT aparenta estar certa pq com o carro sem o AC ligado funciona normal e ficando ate baixa a temperatura em rodovia,

o que achei estranho principalmente é o 2° estagio quase nao funcionar, mesmo com a temperatura chegando a 105°C


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Já conferiu se a ventoinha está girando no sentido correto, ou seja, PUXANDO ar em direção ao motor?
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
caio1996
:: Super ::
Mensagens: 67
Registrado em: Quarta-feira 17 2011f Agosto 2011 07:54:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004
Contato:

Mensagem por caio1996 »

Fernando 4100 escreveu: Sexta-feira 17 2023f Novembro 2023 02:29:26 PM Já conferiu se a ventoinha está girando no sentido correto, ou seja, PUXANDO ar em direção ao motor?
Pior que foi a primeira coisa que verifiquei, as duas estao rodando normalmente, estou com ele a dois anos e nunca vi o segundo estagio entrar, exceto com ac ligado e carro parado

olhei hoje os reles de ventoinha que no meu caso possuem 3 reles, desmontei eles e limpei, ainda nao pude testar que nao sai com o carro, olhei o liquido de arrefecimento para saber se esta sujo e precisava limpar (fiz a uns 3 meses a limpeza) continua limpa, eu uso paraflu pronto pra uso,

estou pensando em em fazer a troca do liquido de arrefecimento, colocar os que precisa fazer a diluição, por que os pronto pra uso ja vem na proporção de 50% nao sei se isso interfere

pq nao poder usar AC nesse calor é sacanagem, e ter que ficar desligando, judia so sistema


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Ok, então veja se pode fazer mais um teste, que seria usar um outro termômetro pra medir a temperatura do motor. Pode ser que o sensor atual esteja dando leitura errada. Daí o que você vê no scanner, é o valor lido errado pelo sistema.
O líquido de arrefecimento tendo sido trocado tão recentemente e estando limpo, eu nem mexeria nisso. No máximo iria conferir se por acaso não tem ar no sistema.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
caio1996
:: Super ::
Mensagens: 67
Registrado em: Quarta-feira 17 2011f Agosto 2011 07:54:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004
Contato:

Mensagem por caio1996 »

Vou tentar, pegar aqueles medidores a laser, pra medir, mas nao acredito que esteja ruim o sensor, mas pode ser tbm, vou tbm na segunda em uma casa de ar condicionado para ver se o gas do sistema esta certo, se nao esta dando excesso de pressão

nao sei se o gás ta esquentando tanto e o condensador nao esta dando conta de resfriar o sistema e acaba passando pro radiador do arrefecimento

estou indo realizando todos os testes possíveis, se nao vejo se vou em um concessionaria para verificar como esta configurado o sistema de resfriamento, qual parâmetro esta para ativação das ventoinhas, que duvido que os "mecanicos" de hoje em dia de concessionaria vao saber mexer o tech2 e poder ver os parâmetros da injeção


Avatar do usuário
caio1996
:: Super ::
Mensagens: 67
Registrado em: Quarta-feira 17 2011f Agosto 2011 07:54:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004
Contato:

Mensagem por caio1996 »

Fernando 4100 escreveu: Sábado 18 2023f Novembro 2023 03:15:42 PM Ok, então veja se pode fazer mais um teste, que seria usar um outro termômetro pra medir a temperatura do motor. Pode ser que o sensor atual esteja dando leitura errada. Daí o que você vê no scanner, é o valor lido errado pelo sistema.
O líquido de arrefecimento tendo sido trocado tão recentemente e estando limpo, eu nem mexeria nisso. No máximo iria conferir se por acaso não tem ar no sistema.

ent voltando para dar uma parecer nos testes que fiz

voltei o carro com filtro normal, usava um conico da RS air filter
fiz limpeza de vela, uma delas estava com mau contato
tenho um sensor de temperatura guardado, coloquei ele como se estivesse no bloco, desliguei o do plogo e passei para ele o conector

com esse sensor liguei o carro, peguei um soprador termico e fui esquentando como se fosse a agua do carro, a ventoinha ligou no 1º estagio quando atingiu os 97° ( show de bola) mas a temperatura mostrada no painel é de 80°C ficando no primeiro risco (ja indo contra o manual "Ponteiro na região central branca: temperatura normal de trabalho") ok ate ai tudo bem, desligou o primeiro estagio com 95°,

voltei a esquentar o sensor com o soprador, ate acionar o segundo estagio, o segundo estagio do corsa com BCM (acho que essa é a regra pro novo corsa) 107°C liga o segundo estagio da ventoinha, e desliga quando chega a 100ºC mantendo o primeiro estagio

gas do AC OK, sem baixa pressao, o importante pelo que vi e nao deixar o ponteiro de temperatura nao passar da metade do marcador pois ai ele ja começa a marcar quase que real, pois fiz o sensor cehgar a 120°C e nao atingiu o marca vermelha do marcador, chegou a marcar ate o ultimo risco branco antes da marca vemelha

de acordo com o OPCOM 100°C esta mostrando 90 no painel e a 120°C ta mostrando 110°C no marcador, nao sei se tem como calibrar ou se é assim mesmo

mas ta ai, de acordo com os testes que fiz de temperatura olhando pelo OPCOM

1° estagio liga aos ~97°C
2º estagio liga aos 107°C

Corsa Hatch 1.8 Flex 2004 com BCM


Avatar do usuário
caio1996
:: Super ::
Mensagens: 67
Registrado em: Quarta-feira 17 2011f Agosto 2011 07:54:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004
Contato:

Mensagem por caio1996 »

de acordo com o manual, e normal o carro trabalhar acima da temperatura, principalmente em subidas e dias quentes (extrema so tem morro, lombada e rotatória kk) nao tem como o motor nao esquentar em excesso nesses dias extremamente quente, irei deixar tbm aqui um trecho do manual que pede para desligar o AC caso perceba superaquecimento


Se você perceber a advertência de superaquecimento e não houver indícios de formação de vapores, o problema poderá não ser muito sério. Algumas vezes pode haver excesso de aquecimento do motor quando você:

• Dirige em subida íngreme a temperaturas ambientes muito altas.

• Pára após ter dirigido em altas velocidades.

• Dirige em marcha lenta durante trajetos longos.

Se perceber advertência de superaquecimento e não houver indícios de formação de vapores, observe durante aproximadamente um minuto o seguinte procedimento:

1. Desligue o condicionador de ar (quando disponível)

2. Tente manter o motor sob carga (use uma marcha em que o motor funcione mais lentamente).

Se a advertência de superaquecimento desaparecer, continue dirigindo. Para efeitos de segurança, dirija mais devagar durante aproximadamente dez minutos. Se o ponteiro do indicador de temperatura voltar ao normal, continue dirigindo.


Cinza Verdinho
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sexta-feira 13 2023f Outubro 2023 09:34:42 AM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por Cinza Verdinho »

2° estágio da ventoinha está acionando?
Verificar o relé. Recomendo ir a um eletricista, eles sabem resolver.


Avatar do usuário
caio1996
:: Super ::
Mensagens: 67
Registrado em: Quarta-feira 17 2011f Agosto 2011 07:54:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004
Contato:

Mensagem por caio1996 »

Cinza Verdinho escreveu: Sexta-feira 29 2024f Março 2024 11:52:49 AM 2° estágio da ventoinha está acionando?
Verificar o relé. Recomendo ir a um eletricista, eles sabem resolver.
eu achei o problema recentemente, era uma vela, a vela do 4 cilindro estava com mau contato, logo a vela do cilindro mais próximo do sensor de temperatura, percebi tbm, que começou a vazar óleo na tampa de valvula no 4º cilindro, coisa que nunca aconteceu,

ja faz aproximadamente 1 mes, e ate o momento, nada subir a temperatura como estava, tudo dentro do na normalidade


FernandaAr
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 15 2024f Abril 2024 08:26:08 PM
Localização: Pirapora do Bom Jesus - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por FernandaAr »

Tenho o mesmo problema no meu corsa amarelo, estou tentando resolver junto com o meu pai.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”