[PROJETO] - Instalação Ar-Condicionado na Pick Up Corsa GL 1996 EFI

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Re: [PROJETO] - Instalação Ar-Condicionado na Pick Up Corsa GL 1996 EFI

Mensagem por GustavoJunges »

Sim, a Evaporadora já foi testada e foi aprovada!! Sem vazamentos.
Só estou aguardando a montagem da Caixa a evaporadora por conta do radiador de agua quente, que na duvida vou usar da pickup, pois o que estava montado na Dona Encrenca, não me parece muito confiável e a portinhola que justamente faz o fechamento do ar quente está danificada a vedacao e também vou usar o da pickup
Somente como sistema funcionando vou montar o painel!!

So por ver ela funcionando!!


Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por GustavoJunges »

Bom dia meu amigos do Clube,

Quem acompanha a trajetória sabe que estava aguardando liberação da Chapeação para levar a Dona Encrenca (doadora) e a Pickup para iniciarmos a cirurgia de " transfusão de órgãos". :lol:

Durante a semana passada o Tio liberou espaço na oficina para iniciarmos o processo, pois querendo ou não, são dois carros.

Ontem levei primeiramente a Dona Encrenca para a retirada do maximo de peças para facilitar a vida do Chapeador. Retirei Parachoque, Paralamas, Farois e em especial, toda a parte elétrica, que será reutilizada na Pickup

Imagem

Foi no melhor estilo gaucho, com churrasco e caipira, pois é domingo afinal.

Aproveitei e fiz a limpeza de todos os Chicotes que serão utilizados, que estavam muuuuuito sujos, de anos de poeira acumulados.

Neste momento estou mais preocupado com a parte eletrica, pois a ideia é utilizar todos os Chicotes da doadora, em especial das portas dianteiras, pois na Pickup foi furado as tomadas das portas (serviço suino kkk) e na doadora, por ser completa com ate os espelhos, possui todos os pinos. Porem as tomadas das portas (parte da cabine) ficam em um chicote que se une a todo o chicote traseiro e pelo fato da doador ser completa (ate vidro, trava traseira, trava da portinhola, desembaçador e limpador do vidro traseiro etc...) possui varios fios, sendo que a pickup não tem todos estes acessórios.
Portanto o meio que vejo seria desmontar fio a fio o plug grande (sei que tem nome mas nao lembro) que tem no pe do motorista e montar na Pickup.

Uma duvida: Ao mais craques no diagrama eletrico, acredito que as funções de luz de freio, meia luz, pisca...... não mudam de posição no chicote, sendo ele da pickup como da wagon? pois deste modo não preciso alterar o chicote traseiro da Pickup, pois não tenho ideia de desmontar toda ela kkk(risos de desespero).

Alem do fato que terei que reinstalar o alarme que tenho, modulo de interface dos vidro, e varios reles que fazem algumas funções especiais (temporizador da luz de cortesia, ligar o radio com alarme....). Estou bastante preocupado com esta parte!!!!


Hoje a Pickup vai para o abate. Chega a dar dó em desmontar ela, mas infelizmente não tem outro jeito, sendo que é para uma boa causa de um belo upgrade.

Acredito que vai mais de mes pra ela voltar as ruas, ainda pelo fato que estarei em viagem na próxima semana.

Segue mais umas imagens da Dona Encrenca, a qual ficou com apenas o motor no lugar pelo fato do elevador ja estar ocupado.

Maldita longarina que teremos que alterar
Imagem
A outra
Imagem

Imagem
Imagem


E por hoje seria isto.

Boa semana a todos e sorte/paciência pra min!
:roll:


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 21 2023f Agosto 2023 09:43:05 AM Foi no melhor estilo gaucho, com churrasco e caipira, pois é domingo afinal.
Bacana esse copo feito de garrafa, o que usou para arredondar as bordas?
GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 21 2023f Agosto 2023 09:43:05 AM Portanto o meio que vejo seria desmontar fio a fio o plug grande (sei que tem nome mas nao lembro) que tem no pe do motorista e montar na Pickup.
Está falando do X6/X7?

Imagem
GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 21 2023f Agosto 2023 09:43:05 AM acredito que as funções de luz de freio, meia luz, pisca...... não mudam de posição no chicote, sendo ele da pickup como da wagon?
Na realidade, a maioria dos terminais permanecem iguais desde que sigam determinadas condições: MPFI até 98 ou MPFI 99 em diante ou EFI. As diferenças basicamente são nos projetos dos vidros que mudaram para 99, no ABS que mudou em 97, no A/C que mudou para 99, no ALDL que passou de 10 para 16 pinos, no alarme (original) que mudou em 96 e no painel digital que entrou em alguns MPFI no final da vida. E, claro, nos MPFI 99+ mudaram muitos conectores (inclusive os grandes, X6 e X7). Posso estar esquecendo mais alguma fiação que foi alterada, talvez das travas em 96. No seu caso, como será uma mistura de EFI e MPFI pré-99, algumas coisas mudam (principalmente os terminais da ECU), mas para as funções a que se refere, pesquisei aqui no diagrama de 95 (EFI, está no Drive) e, a princípio, são iguais (terminais, conectores e cabos)
GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 21 2023f Agosto 2023 09:43:05 AM pois não tenho ideia de desmontar toda ela
É molezinha, a fiação para a traseira da pickup passa pelo esconderijo debaixo da caçamba (que se acessa por detrás dos bancos)
GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 21 2023f Agosto 2023 09:43:05 AM a doadora, por ser completa com ate os espelhos, possui todos os pinos...(ate vidro, trava traseira, trava da portinhola, desembaçador e limpador do vidro traseiro etc...)
Há uma trava da portinhola compatível com a pickup, há até um alojamento instalado de fábrica na pickup para isso. Eu peguei uma faz um tempo por uns 100 reais, acredito que ainda deva existir por aí para vender.
GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 21 2023f Agosto 2023 09:43:05 AM temporizador da luz de cortesia, ligar o radio com alarme....
Está usando aquele temporizador inteligente da Techrace? Para os retrovisores, há um módulo de tilt-down da Quantum que abaixa o retrovisor do passageiro quando engata a ré, é bacaninha. Uma coisa legal para instalar na pickup seria iluminação para a caçamba.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Ronaldo G Possamai
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 21 2023f Agosto 2023 01:52:51 PM
Localização: Cocal do Sul - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: 1999
Contato:

Mensagem por Ronaldo G Possamai »

Boa tarde instalei um ar condicionado em
Uma picape 99 modelo 2000 1.6 !
Porém eu gostaria de saber os pinos de entremeada e saída para fazer a ligação pelo módulo ecu você poderia me ajudar ?


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Ronaldo G Possamai escreveu: Segunda-feira 21 2023f Agosto 2023 02:08:38 PM Boa tarde instalei um ar condicionado em
Uma picape 99 modelo 2000 1.6 !
Porém eu gostaria de saber os pinos de entremeada e saída para fazer a ligação pelo módulo ecu você poderia me ajudar ?
Eu ou o Gustavo? Eu posso ajudar. Seria melhor que abrisse um novo tópico para não roubarmos espaço aqui o tópico dele. Já deu uma oilhada na Apostila de Elétrica? Ela casa certinho com seu carro. Inclusive o carro que serviu de base para ela foi uma Pickup 01/02. Posso adiantar que o conector A3 da ECU controla a embreagem do compressor (Cut Off), o A4 e o A5 controlam os relês de vel. min e max das ventoinhas dos carros com AC, no D3 vai o terminal 3 do pressostato triplo e no D5 vai o AC request (pedido para ligar o ar) .
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por GustavoJunges »

Bacana esse copo feito de garrafa, o que usou para arredondar as bordas?

Fiz um cortador de Garafa usando um Resistencia de forno e um Motor de prato de microndas para girar a Garrafa.


Está falando do X6/X7?

Isso, este mesmo

Imagem

Na realidade, a maioria dos terminais permanecem iguais desde que sigam determinadas condições: MPFI até 98 ou MPFI 99 em diante ou EFI. As diferenças basicamente são nos projetos dos vidros que mudaram para 99, no ABS que mudou em 97, no A/C que mudou para 99, no ALDL que passou de 10 para 16 pinos, no alarme (original) que mudou em 96 e no painel digital que entrou em alguns MPFI no final da vida. E, claro, nos MPFI 99+ mudaram muitos conectores (inclusive os grandes, X6 e X7). Posso estar esquecendo mais alguma fiação que foi alterada, talvez das travas em 96. No seu caso, como será uma mistura de EFI e MPFI pré-99, algumas coisas mudam (principalmente os terminais da ECU), mas para as funções a que se refere, pesquisei aqui no diagrama de 95 (EFI, está no Drive) e, a princípio, são iguais (terminais, conectores e cabos)

Ok, pelo que entendi então tenho que me preocupar mais com os conectores de Injeção, porem como vou trocar todo o chicote entre a ECU e o motor, acredito que não teria problema

Está usando aquele temporizador inteligente da Techrace?
Não, o proprio Alarme Positron faz esta função, top! To pensando em aproveitar e nstalar uns Leds nos pes.

Para os retrovisores, há um módulo de tilt-down da Quantum que abaixa o retrovisor do passageiro quando engata a ré, é bacaninha.
Já esta no carrinho do ML.... kkkk Junto com o restante das peças.

Uma coisa legal para instalar na pickup seria iluminação para a caçamba.
Ja tem, com interruptor que quando abre acende e um interruptor para desligar quando permanecer com a tampa aberta


Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por GustavoJunges »

Boa tarde Srs

Apenas postando as imagens de como deixei a Pickup ontem a noite.
Desmontei toda a frente entre Para choque, Chicote Frontal, Farois e algumas partes da interna como o Painel e Console.

Deixei o projeto o mais avançado no que eu consigo fazer. Agora é so esperar o pessoal da Chapeação dar inicio a 'cirurgia'.

Imagem

Detalhe na capinha pra nao sujar o meu banco

Imagem

Ate o próximo capitulo.


Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por GustavoJunges »

Boa tarde Galera do Clube!!

Voltando a postar novidades sobre o Projeto de Ar Condicionado e Direção Hidráulica na Pick Up Corsa.

No sabado passada quando retornei de viagem, dei continuidade a desmontagem da Corsa Wagon, onde por fim fiz desmontagem total da parte frontal, retirando o Motor do cofre.

Na mesma tarde iniciei a desmontagem do Motor do cofre da Pick Up, deixando tudo pronto para a Oficina fazer a substituição das Longarinas.

Ontem voltei a Oficina e ainda não haviam iniciado a "cirurgia" (não adianta, não conheço uma chapeação que cumpre o prazo). Porem havia ainda para desmontar o Setor de Direção Mecanica e Caixa de Ar Quente Pick up.
Ainda ontem aproveitei para substituir o corpo de Injeção, agora o motor é 4 Bicos.
Imagem

A carroceria ficou assim! Aguardando a cirurgia!!

Próximo passo é montar a Caixa Evaporadora e o Setor de Direção Hidráulico e aguardar a substituição das longarinas.
Tambem tenho o alternador que tenho que revisar, pois os rolamentos estão ruins

Imagem


Ate o proximo capitulo!


Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por GustavoJunges »

Daew Galera do CC!

Para quem acompanha a saga da Pick Up Corsa, vamos atualizar sobre as novidades do projeto!

Na ultima semana a chapeação terminou o trabalho referente a transferência das Longarinas e valeu muito a pena a espera :)
Veja ai como ficou.

Lado direito:
Imagem
Imagem

Lado esquerdo:
Imagem
Imagem

Fico praticamente imperceptível onde foi feita a emenda.

Aproveite neste final de semana para iniciar a montagem do cofre do motor, onde montei a manta nova na parede corta fogo e o setor de direção hidraulica.
Imagem

Aproveitei tambem para iniciar a montagem da Caixa evaporadora e esta deu trabalho, em especial ao encaixe e vedação. Ainda não terminei, pois vou comprar daquelas fitas com uma especie de borracha/espoja com uma fase colante + cola de parabrisas. Não quero que chova pra dentro
Não tirei fotos desta parte do processo.

Proximo passo sera o encaixe do motor, porem antes preciso tirar um vazamento que o mesmo tem desde o momento da compra, que segundo o mecanico esta na parte de uma especie de mancal do virabrequim (fica atras do volante) e este trabalho so podia ser feito com o motor fora, entao vamos aproveitar.
Imagem
Imagem

Sim, falta dar um trato no motor, vou tentar fazer antes de encaixar o mesmo!!

Como havia comentado no capitulo anterior, revisei o alternado. Eu mesmo desmontei e troquei os rolamento.
Acredito que em algum momento uma mangueira hidraulica rompeu ou vazou e acabou encharcando o o alternado de oleo. Olha foi um desafio limpar. Não ficou 100% limpo mas melhorou bastante. Agora resta saber se funciona.
Imagem
Imagem

A ideia para esta semana é montar o motor e fazer ela funcionar. Depois levar ela pra casa e na garagem fazer o restante das alterações e funcionamento do ar condicionado e restante da eletrica.

Uma pergunta para quem ja fez esta alteração (imagino que deve ter um topico sobre mas se alguem que tiver a resposta pronta facilita), quanto a alteração de 1 para 4 bicos, para a parte eletrica funcionar, preciso apenas altera o chicote do lado direito e o modulo? O restante do chicote posso usar o mesmo?

Pois como explicado acima, a ideia é levar ela rodando ate na minha casa ( que fica a poucas quadras) e la finalizar a alteração da eletrica e afins.

Por hoje é isso!

Boa semana


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Trampo da bexiga, mas tá ficando bom
GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 18 2023f Setembro 2023 11:17:23 AM
Uma pergunta para quem ja fez esta alteração (imagino que deve ter um topico sobre mas se alguem que tiver a resposta pronta facilita), quanto a alteração de 1 para 4 bicos, para a parte eletrica funcionar, preciso apenas altera o chicote do lado direito e o modulo? O restante do chicote posso usar o mesmo?
A princípio sim, mas não posso dar uma resposta plena sem analisar completamente cabo por cabo do conector do EFI para o do MPFI pré-2001. Porque os cabos da ECU não vão só para o motor, tem muita coisa que vai para o habitáculo também.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”