[PROJETO] - Instalação Ar-Condicionado na Pick Up Corsa GL 1996 EFI

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Re: [PROJETO] - Instalação Ar-Condicionado na Pick Up Corsa GL 1996 EFI

Mensagem por GustavoJunges »

gtmski escreveu: Domingo 06 2023f Agosto 2023 03:28:02 PM Gustavo, vai usar as molas e amortecedores originais da pickup ou vai colocar os do doador? Que eu me lembre, da última vez que troquei as molas e amortecedores da pickup, as partes para versão com A/C eram de códigos diferentes.
Opa

Pelo que sei existe diferença entre os dois, mas nem sei dizer se da "Dona encrenca" ainda as molas e amortecedor são do modelo correto, na duvida vou ficar com os meus :)


Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por GustavoJunges »

Daew galera,

Vi que varios estão acompanhando o Projeto e acho bem legal, pois não é toda hora que aparece este tipo de corajoso a botar a mão na massa e fazer todas estas alterações que são necessárias para apenas instalarmos um simples sistema de Ar Condicionado e Direção Hidráulica, da forma original, em nossos Corsinhas.

Vamos as atualizações da semana:

Iniciei a semana comprando algumas peças que durante a desmontagem da Dona Encrenca, vi que estavam ruins a péssimas, são elas:

Correia dos Acessorios, alem do fato de ser bom trocar, a que estava montada estava quase partindo ao meio, pelo fato do famigerado "morceguinho" estar pegando levemente nela.
Coxim do Motor, ao retirar o Compressor do Ar Condicionado pude ver que o mesmo estava todo rachado.
Tensor da Correia de Acessórios, este estava péssimo, roncando muito o rolamento.
Mangueiro do Filtro de Ar, como vou usar a Injeção MPFI vou ter que trocar a ligação do filtro e a Mangueira ja esta remendada com fita :roll:
Micro Interruptor do Botão do Ar, outro calcanhar de Aquiles do Ar de Corsa, é o maldito interruptor que para de funcionar, não consegui outro aqui na cidade, ai tive que apelar para o Mercado Livre. Tinha um de 5A montado e agora comprei logo um de 10A.

Agora vai um duvida que tenho, sera que aquela parte dos Comandos do Ar (parte Branca, muitas vezes amarela pelo tempo e que gosta de quebrar) é a mesma para corsa com e sem ar? Pergunto isso pq a que estava montada esta toda quebrada (e acabei quebrando ainda mais) e da minha não faz muito tempo que troquei.
Acredito que ela seja predisposta para receber os comando do Ar condicionado, como Botão, micro Interruptor, luz de acionamento.
Se não for a mesma, terei que correr atraz de outra (mosca branca)
Imagem

No inicio da semana encaminhei as partes do ar, para revisão.
A parte da Evaporadora não apresentou vazamento, porem o Compressor ta feio
Imagem
Imagem
Imagem

Ele acredita que da pra restaurar. O bom que é um compressor Delphi, então todas as peças são facil de conseguir. Vamos ver no que dá.

Quanto ao Condensador e ventoinha do ar, a Dona Encrenca não tinha, então contei alguns novos, porem passaria facil dos 1000 reais, desta forma consegui um usado em bom estado com ventoinha por R$ 500,00, testado tanto a parte elétrica como vazamento.
Imagem
Filtro Secador sera trocado.

Aproveitei durante a semana para dar retirar os Chicotes das portas, que irei usar na minha e dar um trato nas peças que faltam como Portas Luvas...

Aproveitei e reativei os Espelhos Elétricos que não funcionavam, ai fiz uma limpeza no Interruptor que tava todo cheio de zinabre, onde deixei de molho no vinagre por um dia, depois escovei com uma escoda de dentes e remontei com wd 40 e volto a vida, agora so falta ver do desembaçador do espelho, pois o led nao acende, mas isso vou deixar mais pra frente.


Agora estou no aguardo da liberação da Chapeação para levar os dois Corsas e iniciar a cirurgia. :evil:

E POR HOJE É SÓ PESSOAL!

Ate a próxima, Boa semana a todos!


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 07 2023f Agosto 2023 11:14:04 AM Agora vai um duvida que tenho, sera que aquela parte dos Comandos do Ar (parte Branca, muitas vezes amarela pelo tempo e que gosta de quebrar) é a mesma para corsa com e sem ar?
No Cep-Chev são códigos diferentes para as duas peças. Segue a foto de uma sem A/C 93275646 para comparação. De repente dá, não testei.

Imagem
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por GustavoJunges »

Sim, acredito que realmente com os botões montados, em especial, da parte de ar condicionado, as peças são diferentes.
Porem acredito que apenas a peça branca, seja intercambiável entre os modelos com e sem ar. Unica coisa que terei que tirar da peça quebrada é a parte do botão, que faz a ligação do ar condicionado e passar para a peça que esta montada na Pickup (sem ar).

Imagem

Estou deixando para ver esta parte quando formos desmontar e torço os dedos para que não preciso comprar outra.


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Compressor Delphi tem original novo, as vezes sai mais barato do que reparar esse aí. Mas como tem parente na área, talvez eles te ajudem.
A parte branca dos comandos do ar é basicamente a mesma em todos, é intercambiável, porém após 98 ela tem uma janelinha a mais pra acomodar o micro switch da solenóide do ar quente.

Imagem

A janelinha pro interruptor do A/C o meu 96 tinha originalmente, portanto a peça era a mesma nos carros com e sem ar.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por GustavoJunges »

Daew galera do CC,

Nesta ultima semana não tivemos muitas alterações no projeto, pois como sabem, estou aguardando vaga na funilaria para a substituição das Longarinas.

AR CONDICIONADO;

No ultimo episodio da saga, estávamos na duvida referente ao recondicionamento do compressor do AC ou a aquisição de um, pois bem, não teve jeito pro compressor antigo e tive que adquiri um novo.
Meu primo me aconselhou o uso de um Magneti Marelli e logo fui as compras.
Imagem
Imagem
Aproveitei para fazer a compra de um Filtro Secador novo.

ESPELHO ELETRICO;

Como ja havia comentado, irei aproveitar que veio junto com a doadora "dona Encrenca" os espelhos elétricos com desembaçador.

Durante a semana passa desmontei o espelho do lado esquerdo elétrico (o direito é Manual) e descobri que a lente ja foi trocada, portanto não é mais com aquecimento, então tenho que comprar duas lentes com aquecimento raras de conseguir e quando consegue é uma facada.

Alem do fato de ter que montar um motor elétrico no lado direto no espelho que esta montado na Pickup, pois pelo que vi, o manual possui todos os encaixes pra por motor elétrico.

Na semana passada quando testei o espelho esquerdo no carro, com a ligação original, o mesmo funcionou todas as funções (cima, baixo, direita e esquerda), porem a luz espia do desembaçador no interruptor do espelho elétrico não acendeu.

Alguem tem um video deste item funcionando? Pois no You Tube ou qualquer outro lugar, eu não encontrei ou ate mesmo esquema eletrico. Imagino que realmente seja um item muito raro mesmo.

FUNILARIA;

Em conversa como pessoal da Funilaria, vamos iniciar a desmontagem dos dois veiculos na semana 21/08 e estará trabalhando na substituição das longarinas apartir do dia 26/08.

Como a oficina é do meu tio, me comprometi em desmontar os dois carros (parachoques, farois, capo, paralamas e motor, alem da interna da pick up) e deixar livre para que possam fazer a "cirurgia".

Combinamos tambem de substituir toda a mini frente junto com as longarinas, pois acreditamos que seja mais "facil" kkkkkk

Durante a semana 26/08 a 02/09 estarei de viagem a trabalho, mas acredito que quando voltar a funilaria estará pronta (prazo de funileiro é complicado masssss) e poderei dar inicio a montagem do motor e interna, para ai começar a montagem do kit ar e direção.

Pois é o trabalho é grande porem acredito que irá valer a pena.


Valeu galera e aguardem os novos episodios da saga!!!

BOA SEMANA


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 14 2023f Agosto 2023 11:25:03 AM Alguem tem um video deste item funcionando? Pois no You Tube ou qualquer outro lugar, eu não encontrei ou ate mesmo esquema eletrico. Imagino que realmente seja um item muito raro mesmo.
A luz indicadora no interruptor só irá acender após o relê temporizador de aquecimento ser acionado e liberar tensão para os espelhos.
O diagrama elétrico dele pode ser encontrado no meu Drive, nos Diagramas Elétricos de 98 (também nos de 2010, mas para o seu caso o mais correto são os de 98), na página 13 daqueles, coordenada 1382, componente H25
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por GustavoJunges »

A luz indicadora no interruptor só irá acender após o relê temporizador de aquecimento ser acionado e liberar tensão para os espelhos.
O diagrama elétrico dele pode ser encontrado no meu Drive, nos Diagramas Elétricos de 98 (também nos de 2010, mas para o seu caso o mais correto são os de 98), na página 13 daqueles, coordenada 1382, componente H25
[/quote]

Obrigado,

Ja dei uma lida neste Diagrama e esclareceu minha duvida!!

Quero realmente saber se ainda funciona o sistema, para ai investir nas lentes com Aquecimento. Não irei usar muito, mas vai ser legal ter uma coisa que raramente se ve por ai!!

Mais uma pergunta, sabe me dizer se este micro interruptor do desembaçador quando acionado fica na posição "clicado" (em abaixado) ou volta posição normal (alevantado). Não sei se ficou claro kkkkk :) :( :(

Como é um rele temporizado, quero saber se funciona apenas com um clique ou se o botão fica pressionado, pois o daminha chave nao esta ficando abaixo e nao sei ao certo como funciona, pois abri o meu para fazer uma limpeza e nao sei se montei certo

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 14 2023f Agosto 2023 01:46:39 PM Não irei usar muito, mas vai ser legal ter uma coisa que raramente se ve por ai!!
Concordo. É bacana ter essas coisas no carro, ainda que de pouco uso. Na minha picape eu coloquei um monte de isolamentos acústicos originais que acho que não fazem a menor diferença, mas que não vieram com ela... por exemplo, há um isolamento acústico até na máquina dos cintos retráteis. Outra coisa foram os faróis com regulagem de altura, quase nem uso mas estão lá. Uma coisa bacana que eu quero colocar é um miolo de fechadura para o porta-luvas. Alguns Corsa GSI vinham com chave lá. É até fácil, o miolo do porta-luvas do primeiro Astra que veio para cá é a mesma peça dos Corsas B. Só precisaria fazer um furo perfeito na "capinha" que cobre esse miolo. E, claro, levar em um chaveiro.
GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 14 2023f Agosto 2023 01:46:39 PM
Mais uma pergunta, sabe me dizer se este micro interruptor do desembaçador quando acionado fica na posição "clicado" (em abaixado) ou volta posição normal (alevantado). Não sei se ficou claro kkkkk :) :( :(
Nunca vi um desses funcionando mas, pela lógica, deve ser um botão momentâneo (também conhecido como botão de pulso). Porque quem vai defiinir o tempo que o aquecimento vai ficar ligado é o relê... então não faria sentido esse botão ser do tipo pressiona-e-fica.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

GustavoJunges escreveu: Segunda-feira 14 2023f Agosto 2023 11:25:03 AM
Meu primo me aconselhou o uso de um Magneti Marelli e logo fui as compras.
Costuma ser muito bom. Lembre de esgotar o óleo que vem dentro dele e trocar por óleo novo na hora de montar.
Use o produto de limpeza específico nas demais tubulações e mangueiras antes de montar no carro.
Se puder fazer como eu fiz, teste o evaporador antes de montar no carro pra evitar transtornos depois. Monte e teste o sistema completo antes de colocar o painel de volta.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”