[PROJETO] - Instalação Ar-Condicionado na Pick Up Corsa GL 1996 EFI

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

[PROJETO] - Instalação Ar-Condicionado na Pick Up Corsa GL 1996 EFI

Mensagem por GustavoJunges »

Bom dia Srs

Me apresentando meu nome é Gustavo, sou de Não Me Toque/RS e sou proprietário a cerca de 2 anos e meio de uma Pick Up Corsa ano 1996 EFI.
Ja fui dono de diversos carros, entre eles 2 Gol Bola (1 star), Uno 91, Astra, Jetta e hoje como segundo carro a Corsinha. Andando com ela acabei me apaixonando por ela. Sou (segundo o antigo dono) o terceiro dono dela, sendo que o ultimo estava a cerca de 12 anos com ela.
Esta ja passou por algumas transformações, desde desmontagem total, pintura completa, instalação de vários acessórios... e pois bem esta chegando o momento do tão sonhado Ar Condicionado e Direção Hidráulica, por que ninguém aguenta hoje a falta deste acessório.

Após ler quase que todos os tópicos do Clube, em especial do Fernando 4100 que é bem explicativo, porem resolvi fazer o meu, pois meu projeto é um pouco diferente.

Diferente dos outros projetos, ao nves de comprar os Kits, logo adquiri uma Corsa Wagon 97 GL com Ar e Direção, onde ficou mais barato comprar o carro do que os kits (e faltando a metade das coisas), esta será a doadora das peças.
Fiz isso com base nos comentarios do Clube, que realmente muda muuiiiiiiita coisa entre um Corsa com e sem ar.

Pelo que li em outros tópicos, o maior problema da instalação depois de é claro a troca das "pontas" da carroceria, é a questão de ligação com o modulo. Por este motivo vou alterar a camioneta de EFI para MPFI e fazer a substituição de todos os Chicotes e Modulos....

Por sorte tenho um tio com oficina mecânica e Chapeação, e um primo que trabalha com ar condicionado automotivo (meio caminho andado :D )

Estarei pegando o carro amanhã e vos atualizando conforme avança o projeto.

Primeira etapa: trazer o veiculo para a minha cidade (esta a cerca de 170km) daqui e chegando aqui, inicio a desmontagem da interna e revisão dos itens, em especial a Bomba do Ar Condicionado, verificar se falta alguma coisa

Segunda etapa: Aguardo vaga na Chapeação para mudança do Chassis

Terceira Etapa: Montagem

Conto com a ajuda dos membros para comentar suas experiências, quem ja fez este tipo de projeto, o que devo prestar atenção...

Aguardo comentários dos amigos!!

Boa sorte pra min, porque sei que não será facil!! :roll:


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1091
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Bem-vindo.
Acompanhando o tópico.
Boa sorte.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por GustavoJunges »

Boa tarde

Neste final de semana foi dado inicio ao projeto.
Fomos eu e meu compadre (que por sorte consegue um caminhão guincho com um compadre dele) no sabado busca a Corsa Wagon gl ano 97 doadora (carinhosamente chamada de Dona Encrenca :mrgreen: ) em uma cidadezinha a cerca de 200 km de onde moro.

Chegando em casa dei inicio a desmontagem, retirando o Tabelie e ja separando o que ser necessário no projeto. Trabalhei praticamente a tarde para isso, tomando cidade pra não quebrar nada.

No domingo, comece a desmontagem de toda a parte do ar que esta no cofre do motor, onde retirei toda a tubulação ( que esta toda furada) e o compressor. Este ultimo que deu um trabalho do cão pra desmontar, pois estava incrustado em anos de de sujeira, sem contar que este ar condicionado estava a no mínimo 10 anos sem funcionar.
Na parte da tarde dei inicio a limpeza do conjunto, desmontando toda a parte da caixa evaporadora e fazendo a limpeza de peça por peça, porque tava feio o negocio (notem como estava o condensador).
Fiz a limpeza do Compressor, retirando anos de barro e sujeira.

Amanha estarei encaminhando a um primo da minha esposa que trabalha na area de ar condicionado para fazer a revisão do conjunto (Bomba, Tubos e Evaporador).

Quando ao Condensador, o carro que comprei não tinha mais, portanto comprei outro por ML, ja com a ventoinha.

Próximo passo é aguardar vaga na Chapeação, para fazer a mudança das longarinas e logo a desmontagem da pickup.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Seja bem vindo!
O pessoal faz um bicho de 7 cabeças com a parte do módulo, mas é a parte mais fácil da instalação toda. Tendo essa 97 doadora, vai ficar ainda mais fácil pra você. Só revisa bem os chicotes antes de montar. Não se espante com a sujeira, é meio que normal em carro dessa idade.
Eu moro bem perto de você, se precisar de alguma coisa, fico a disposição. E já digo que tenho interesse nos restos mortais da injeção do EFI. :mrgreen:
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por GustavoJunges »

Bom dia,

Perfeito Fernando, tantos falam mal da injeção EFI mas a minha é só alegria!! Fiz uma revisão total nela quando peguei e até hoje não tive mais problemas.
Estou fazendo a troca da EFI para MPFI por questões do módulo. Ou existe outra forma de ligar o ar condicionado ao módulo EFI, para que faça aquela questão do aumento da rotação quando o ar está ligado? Não quero q o carro fique desligando em cada esquina com o ar ligado


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Realmente vc conseguiu fazer algo diferenciado, que somente o Leonardo de Campinas nos primórdios do clube conseguiu na Pick up dele.
Tem um tópico dessa montagem aqui no clube.
Agora é acompanharmos e vermos as evoluções.
Se os bancos e acabamentos da GL estiverem disponíveis e o Fernando 4100 não os levá-los, poderemos bater um papo sobre eles.
O Fernando tem a preferência por estar a 208 km da sua casa.
Abraço!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

GustavoJunges escreveu: Terça-feira 01 2023f Agosto 2023 07:14:04 AM Perfeito Fernando, tantos falam mal da injeção EFI mas a minha é só alegria!! Fiz uma revisão total nela quando peguei e até hoje não tive mais problemas.
Ela não tem nada de ruim, costuma falar mal quem tem carro com algum defeito e que não leva pra consertar, ou leva no tiozinho que diz "é assim mesmo".
GustavoJunges escreveu: Terça-feira 01 2023f Agosto 2023 07:14:04 AMEstou fazendo a troca da EFI para MPFI por questões do módulo. Ou existe outra forma de ligar o ar condicionado ao módulo EFI, para que faça aquela questão do aumento da rotação quando o ar está ligado? Não quero q o carro fique desligando em cada esquina com o ar ligado
Não posso te garantir sem ver o módulo, mas é quase certo que SIM, que dá pra fazer a ligação nele mesmo. Que eu lembre, apenas alguns Wind 1.0 tinham módulo diferente entre carros com e sem ar, o resto, todos contam com essa opção, bastando levar um fio até o pino correspondente no módulo e ele faz tudo sozinho, como se sempre tivesse sido assim.
Vamos conversando e debatendo, no que eu puder ajudar, pode contar comigo.
sousaman escreveu: Sexta-feira 04 2023f Agosto 2023 10:31:25 PM
Realmente vc conseguiu fazer algo diferenciado, que somente o Leonardo de Campinas nos primórdios do clube conseguiu na Pick up dele.
Eu bem que gostaria, mas não tenho coragem de violentar as longarinas do meu carro que não tem um único retoque até hoje. :roll:
sousaman escreveu: Sexta-feira 04 2023f Agosto 2023 10:31:25 PM Se os bancos e acabamentos da GL estiverem disponíveis e o Fernando 4100 não os levá-los, poderemos bater um papo sobre eles.
Eu só tenho interesse na injeção mesmo, pra um projeto paralelo. Mas tenho espaço aqui, se por acaso vocês negociarem algo, eu posso ir lá buscar e guardar aqui até o dia de levar pra SP se precisar.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1091
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Gustavo, vai usar as molas e amortecedores originais da pickup ou vai colocar os do doador? Que eu me lembre, da última vez que troquei as molas e amortecedores da pickup, as partes para versão com A/C eram de códigos diferentes.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por GustavoJunges »

sousaman escreveu: Sexta-feira 04 2023f Agosto 2023 10:31:25 PM Cara,

Realmente vc conseguiu fazer algo diferenciado, que somente o Leonardo de Campinas nos primórdios do clube conseguiu na Pick up dele.
Tem um tópico dessa montagem aqui no clube.
Agora é acompanharmos e vermos as evoluções.
Se os bancos e acabamentos da GL estiverem disponíveis e o Fernando 4100 não os levá-los, poderemos bater um papo sobre eles.
O Fernando tem a preferência por estar a 208 km da sua casa.
Abraço!
Realmente o negocio não ser facil, mas quem disse que seria? kkkkk
Gosto muito da camioneta, adoro trabalhar com mecanica no tempo livre e tenho um tio e um primo (da minha esposa) que trabalham na area, ja me facilita e muito.

Teria como me enviar o topico do Leonardo de Campinas? pois são tantos, que não encontrei :D

Quanto ao interior GL que comentam, seria os Bancos e Forros, isto? A estruturas dos bancos infelizmente estão quebradas, mas as capas estão em bom estado. Teriamos que desmontar e montar nos seus bancos. Já os Forros de porta em especial do motorista estão mais ruins, se quiser me chama no Whats 54 996855353 ou o nosso amigo Fernando 4100


Avatar do usuário
GustavoJunges
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sexta-feira 28 2023f Julho 2023 09:59:07 AM
Localização: Não-Me-Toque - RS
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP GL 1.6 EFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por GustavoJunges »

Fernando 4100 escreveu: Domingo 06 2023f Agosto 2023 01:00:12 PM
GustavoJunges escreveu: Terça-feira 01 2023f Agosto 2023 07:14:04 AM Perfeito Fernando, tantos falam mal da injeção EFI mas a minha é só alegria!! Fiz uma revisão total nela quando peguei e até hoje não tive mais problemas.
Ela não tem nada de ruim, costuma falar mal quem tem carro com algum defeito e que não leva pra consertar, ou leva no tiozinho que diz "é assim mesmo".
GustavoJunges escreveu: Terça-feira 01 2023f Agosto 2023 07:14:04 AMEstou fazendo a troca da EFI para MPFI por questões do módulo. Ou existe outra forma de ligar o ar condicionado ao módulo EFI, para que faça aquela questão do aumento da rotação quando o ar está ligado? Não quero q o carro fique desligando em cada esquina com o ar ligado
Não posso te garantir sem ver o módulo, mas é quase certo que SIM, que dá pra fazer a ligação nele mesmo. Que eu lembre, apenas alguns Wind 1.0 tinham módulo diferente entre carros com e sem ar, o resto, todos contam com essa opção, bastando levar um fio até o pino correspondente no módulo e ele faz tudo sozinho, como se sempre tivesse sido assim.
Vamos conversando e debatendo, no que eu puder ajudar, pode contar comigo.
sousaman escreveu: Sexta-feira 04 2023f Agosto 2023 10:31:25 PM
Realmente vc conseguiu fazer algo diferenciado, que somente o Leonardo de Campinas nos primórdios do clube conseguiu na Pick up dele.
Eu bem que gostaria, mas não tenho coragem de violentar as longarinas do meu carro que não tem um único retoque até hoje. :roll:
sousaman escreveu: Sexta-feira 04 2023f Agosto 2023 10:31:25 PM Se os bancos e acabamentos da GL estiverem disponíveis e o Fernando 4100 não os levá-los, poderemos bater um papo sobre eles.
Eu só tenho interesse na injeção mesmo, pra um projeto paralelo. Mas tenho espaço aqui, se por acaso vocês negociarem algo, eu posso ir lá buscar e guardar aqui até o dia de levar pra SP se precisar.

Neste trabalho o que realmente mais impacta é a "violetação" das longarinas, mas a minha camioneta do lado esquerdo ja recebeu um leve pancada e acabou entortando a longarina, portanto vai ser a te bom trocar.

Quanto ao modulo, vou relamente utilizar toda a eletrica da "dona encrenca", pois tem algumas coisas que a minha camioneta não tem, como os Reles em baixo do painel, referente aos eletro ventilador e acessórios, por fim acredito que seja mais viavel a substituição de toda a injeção e perifericos eletricos. Alem do mais quero aproveitar e instalar os Espelhos eletricos com desembaçador que vieram com a Dona Encrenca. :redhotevil: :redhotevil: :redhotevil:
Portanto toda a Injeção EFI sai, então se precisar de alguma peça é so me chamar 54 996855353 :wink:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”