Será que o sensor de temperatura (vhc) - marcador painel. Ficou ruim?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
davi1234
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 02 2017f Maio 2017 07:48:52 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Será que o sensor de temperatura (vhc) - marcador painel. Ficou ruim?

Mensagem por davi1234 »

Boa Noite, meus amigos!

Troquei recentemente valvula termoestatica e bomba d'agua, mas notei a temperatura "normal" mais alta.

Antes, com ar condicionado, a temperatura ficava antes de 1/4 no ponteiro.
Agora, com ar condicionado, a temperatura fica após 1/4 no ponteiro.

Será o sensor de temperatura ou alguma peça comprada que veio com defeito?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Acho que seu motor tem apenas 1 sensor, não tendo aquele exclusivo para o painel.

Qual a razão para a troca do VT e da bomba?

Não usa aditivo no arrefecimento?
davi1234
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 02 2017f Maio 2017 07:48:52 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por davi1234 »

Bange escreveu:Acho que seu motor tem apenas 1 sensor, não tendo aquele exclusivo para o painel.

Qual a razão para a troca do VT e da bomba?

Não usa aditivo no arrefecimento?
Boa tarde!
Fiz uma revisão trocando correias e rolamentos e optei por trocar logo a bomba dagua e VT. (Como o veículo tem dez anos, fiquei com receio dela travar por conta do passado de descuido... do antigo proprietário)
Sempre usei aditivo original (2L do concentrado), mas o antigo dono não usava.
Sofri no início para fazer a limpeza. Hoje o líquido é claro e na cor rosa (padrão GM).
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

OK...

Bom, pela sua observação é óbvio que algo mudou, vamos pensar...

1 - Ar no sistema > simples e barato, basta acelerar acima de 3000RPM, após o motor aquecido (tem que sair líquido + ar pela mangueira fina que entra no reservatório de expansão). Se isto verdadeiro, o nível vai baixar um tico, aí é só completar.
2 - Bomba d'água diferente da anterior > alguns fabricantes deferem no formato das aletas da turbina e isto dá um menor volume de líquido movimentado, tornando o sistema mais lento e consequentemente vai aquecer um pouco mais.
3 - VT > embora que nova, pode apresentar problema de não abrir completamente, obstruindo a circulação normal.

Não vejo outras possibilidades para ocorrer, digamos, uma queda na eficiência após as trocas...que em tese deveria se manter na mesma situação anterior ou até melhorar...piorar, não.

Quanto ao sensor, vc não me confirmou se o seu motor (devido ao ano), tem realmente apenas 1 sensor, mas também pode ser ele sim e seria uma baita coincidência apresentar perda de suas características logo após as trocas...vai saber...
davi1234
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 02 2017f Maio 2017 07:48:52 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por davi1234 »

Bange escreveu:OK...

Bom, pela sua observação é óbvio que algo mudou, vamos pensar...

1 - Ar no sistema > simples e barato, basta acelerar acima de 3000RPM, após o motor aquecido (tem que sair líquido + ar pela mangueira fina que entra no reservatório de expansão). Se isto verdadeiro, o nível vai baixar um tico, aí é só completar.
2 - Bomba d'água diferente da anterior > alguns fabricantes deferem no formato das aletas da turbina e isto dá um menor volume de líquido movimentado, tornando o sistema mais lento e consequentemente vai aquecer um pouco mais.
3 - VT > embora que nova, pode apresentar problema de não abrir completamente, obstruindo a circulação normal.

Não vejo outras possibilidades para ocorrer, digamos, uma queda na eficiência após as trocas...que em tese deveria se manter na mesma situação anterior ou até melhorar...piorar, não.

Quanto ao sensor, vc não me confirmou se o seu motor (devido ao ano), tem realmente apenas 1 sensor, mas também pode ser ele sim e seria uma baita coincidência apresentar perda de suas características logo após as trocas...vai saber...
Boa noite, Bange!

Obrigado pelas contribuições!

Um fato curioso é que antes de fazer a manutenção, se o ponteiro subia acima de 1/4 o ar condicionado perdia eficiência (parava de gelar)
Antes ele demorava a esquentar e baixava a temperatura quando em rodovias ou quando estava muito frio (tempo). As vezes o ponteiro subia para depois de 1/4, acho que por conta de algum defeito na VT. Se o carro tivesse com muito peso subia um pouco a temperatura. O mecanico ao trocar a bomba dagua me falou que ela não estava "corroida". A bomba dagua que coloquei é URBA (mesma da anterior)
Atualmente ele está acima do 1/4 e o ar está gelando normal! Não sinto o carro "amarrado" ou "preso". A ventoinha arma nas duas velocidades. Ele chega na temperatura ideal rapidamente agora.

Nao sei explicar, é como se ele agora sempre estabilizasse depois um pouco de 1/4. Se não estou com ar, ele sobe até 3/8 e desce com os Eletroventiladores (era assim antes também). Ele agora demora a esquentar acima de 1/4 como se tivesse algo "controlando"

Não sei informar quantos sensores tem! Vou olhar amanhã embaixo da bobina e próximo aos bicos.
Pensando por alto, mesmo com o ar ligado, o carro não teria como funcionar com temperatura abaixo do que a VT manda.

Enfim, acho isso no mínimo curioso.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, nos modelos com dois sensores eu tenho mais confiança...já com apenas 1 sensor eu fico com um pé atrás, pois o mostrador do painel não indica a temperatura direto do motor e sim o que a GM programou na ECU para mostrar, pois é ela que manda informação para o medidor do painel.

Já reparei que em modelos mais novos, a temperatura fica praticamente constante, o que de modo algum reflete a variação normal de um motor.

Sugiro vc ir a uma oficina que tenha um termômetro a laser, para uma verificação com um instrumento independente do sistema do carro.

Se as leituras ficarem em torno de 95/96°C (medidos no cabeçote), estará dentro da normalidade, mesmo que o painel mostre outra coisa...já se a temperatura passar dos 98/99/100°C, aí é preocupante.

Não entendi essa sua frase... Pensando por alto, mesmo com o ar ligado, o carro não teria como funcionar com temperatura abaixo do que a VT manda.
davi1234
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 02 2017f Maio 2017 07:48:52 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por davi1234 »

Bange escreveu:Bom, nos modelos com dois sensores eu tenho mais confiança...já com apenas 1 sensor eu fico com um pé atrás, pois o mostrador do painel não indica a temperatura direto do motor e sim o que a GM programou na ECU para mostrar, pois é ela que manda informação para o medidor do painel.

Já reparei que em modelos mais novos, a temperatura fica praticamente constante, o que de modo algum reflete a variação normal de um motor.

Sugiro vc ir a uma oficina que tenha um termômetro a laser, para uma verificação com um instrumento independente do sistema do carro.

Se as leituras ficarem em torno de 95/96°C (medidos no cabeçote), estará dentro da normalidade, mesmo que o painel mostre outra coisa...já se a temperatura passar dos 98/99/100°C, aí é preocupante.

Não entendi essa sua frase... Pensando por alto, mesmo com o ar ligado, o carro não teria como funcionar com temperatura abaixo do que a VT manda.
Bange,

Realmente não expliquei meu pensamento! Permita-me dizê-lo, embora possa estar falando "besteira".
Exemplo: Se a VT esta programada para abrir acima de 92º, tecnicamente com o ar ligado, ela trabalharia no mínimo a 92º porque somente com a ventoinha (sem circulação de água) o motor iria esquentar. Daí minha suposição do motor funcionar no mínimo (depois do primeiro marcador do painel, mas dentro da faixa de funcionamento "sem ar condicionado").
Imagino que ele não teria condições de trabalhar abaixo de 1/4 se não a "VT" fecharia e o sistema iria esquentar....

É como se agora ele trabalhasse dentro da faixa (pós 1/4 até 3/8) sem ar e com o ar ligado ficando um pouco acima de 1/4 (dentro da faixa de sem ar) oscilando muito pouco para cima e um muito pouco para baixo na medida em que liga a segunda velocidade da ventoinha quando a ECU acha necessário)

É um pouco difícil de explicar para mim.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, a VT trabalha por si só e as ventoinhas funcionam em função da temperatura...tendo AC ligado ou não...

A VT, tem a especificação para abrir com 92°C +-2°C (de 90 a 94°C)...em motorizações iguais a minha (/97), a velocidade baixa das ventoinhas liga em torno de 95/96°C, e a alta com 98/99°C (esses valores não são exatos).

O que ocorre com o AC, é que ele gera um calor adicional na frente do radiador (pelo condensador), e já sabendo disso a GM programa o acionamento das ventoinhas (veloc baixa), antes de 95/96°C...não sei se abaixo de 90°C também, pois não seria coerente para o arrefecimento do motor, pois a VT estará fechada.... mas contribuiria para não permitir um rápido aumento da temperatura do condensador. A velocidade alta liga sempre aos 98/99°C.

Não vejo razão para que a GM modifique a faixa de trabalho dos Corsas, seja modelo velho ou novo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”