Pq Ventoinha só arma segundo estágio?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
RaphaelVHC
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sábado 24 2016f Dezembro 2016 07:10:47 PM
Localização: São João de Meriti - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Pq Ventoinha só arma segundo estágio?

Mensagem por RaphaelVHC »

Pessoal bom dia, estou com um problema cabeludo no meu Classic 06/07.
Um dia eu estava na linha vermelha e a temperatura passou do meio do marcador. Eu arrumei dois fios e liguei direto na bateria até chegar em casa. Levei numa oficina e o rapaz disse que o modulo que estava ruim, e o valor era 300 reais pra consertar, e fiz o conserto.
Funcionou perfeitamente até um dia desses, só que agora só está armando a segunda velocidade quando chega no meio do marcador e quando chega nessa temperatura o carro fica meio fraco, fica lento pra desenvolver...
Vi na internet que tem um tal de pino A5 da uce que faz o aterramenro do relê pra a 1ª velocidade funcionar. Minha pergunta é:
Alguem sabe como arrumar esse defeito ?
Alguem tem o esquema eletrico pra arrumar esse defeito ?
Será que se eu comprar um sensor de temperatura que arma o segundo estágio mais cedo irá funcionar ?
OBS: O ar condicionado do carro está ruim.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Seu motor é mais recente que o meu e se a filosofia for a mesma, existe um relé para a velocidade baixa e outro para a alta.
ARREFECIMENTO E AR CONDICIONADO.jpg
Relembro que todo esquema sempre mostra relés desoperados...

Terra em A4/A14, liga a velocidade baixa das ventoinhas, pois elas ficam em série.

Terra em A5, retira a ligação série das ventoinhas, que passam a funcionar em velocidade plena (ou alta).
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Leonardosm1
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Leonardosm1 »

Meu segundo estágio está armando direto, quando eu tiro o conector do pressostato do ar ela para, até com ar desligado tá armando a ventoinha, é defeito nesse sensor?

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, em primeiro lugar esse pressostato nada tem a ver com as ventoinhas...ele é um monitorador de baixa e de alta pressão do gás (valores fora da faixa especificada para um funcionamento correto), não permitindo que o AC ligue se estiver fora de faixa. Então vc deve estar com uma instalação mexida ou algo encontra-se em curto.

Em segundo, o AC nada tem a ver com as ventoinhas...as ventoinhas são para arrefecer o motor do carro...joga o AC fora que o carro continuar funcionando, mas se fizer o mesmo com as ventoinhas, pode procurar uma retifica...

O único elo de ligação das ventoinhas com o AC, é que quando ele funciona acrescenta ar quente (pelo aquecimento do condensador), na frente do radiador e pra compensar isto é que foi posta a ventoinha menor...inexistente em motores sem AC de fábrica.


RaphaelVHC
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sábado 24 2016f Dezembro 2016 07:10:47 PM
Localização: São João de Meriti - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por RaphaelVHC »

Bange escreveu:Seu motor é mais recente que o meu e se a filosofia for a mesma, existe um relé para a velocidade baixa e outro para a alta.
ARREFECIMENTO E AR CONDICIONADO.jpg
Relembro que todo esquema sempre mostra relés desoperados...

Terra em A4/A14, liga a velocidade baixa das ventoinhas, pois elas ficam em série.

Terra em A5, retira a ligação série das ventoinhas, que passam a funcionar em velocidade plena (ou alta).
Amigo obrigado pela resposta, mas acho que o problema não seria os relês pois quando o ponteiro chega no lugar que ligava o primeiro estágio eu escuto o relê armar e a carga no motor aumentar, como se tivesse algo ligando ( assim como o segundo estágio tambem ouço o relê armar e logo em seguida a ventoinha arma.


Leonardosm1
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Leonardosm1 »

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=40489 , nesse tópico que eu vi falando sobre isso e resolvi fazer o teste, quando eu fiz realmente ela parou de ficar armada, a que fica em frente ao condensador não arma junto, só a do radiador. Hoje eu limpei o conector desse sensor, tava oxidado, vou ver o resultado depois.
Bange escreveu:Bom, em primeiro lugar esse pressostato nada tem a ver com as ventoinhas...ele é um monitorador de baixa e de alta pressão do gás (valores fora da faixa especificada para um funcionamento correto), não permitindo que o AC ligue se estiver fora de faixa. Então vc deve estar com uma instalação mexida ou algo encontra-se em curto.

Em segundo, o AC nada tem a ver com as ventoinhas...as ventoinhas são para arrefecer o motor do carro...joga o AC fora que o carro continuar funcionando, mas se fizer o mesmo com as ventoinhas, pode procurar uma retifica...

O único elo de ligação das ventoinhas com o AC, é que quando ele funciona acrescenta ar quente (pelo aquecimento do condensador), na frente do radiador e pra compensar isto é que foi posta a ventoinha menor...inexistente em motores sem AC de fábrica.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O esquema não aponta conexão elétrica do pressostato com a ECU...ele abre em caso de muita ou pouca pressão do gás e retira a alimentação da solenoide do compressor...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

[/quote]
Amigo obrigado pela resposta, mas acho que o problema não seria os relês pois quando o ponteiro chega no lugar que ligava o primeiro estágio eu escuto o relê armar e a carga no motor aumentar, como se tivesse algo ligando ( assim como o segundo estágio tambem ouço o relê armar e logo em seguida a ventoinha arma. [/quote]

O fato de escutar o relé armar só significa que a bobina está boa...mas ao operar os contatos, pode haver um mau contato por oxidação ou desgaste que impedirão acionar corretamente a carga (ventoinha).

Pode estar havendo também um bloqueio parcial das ventoinhas que não rodam com baixa corrente (pois estão em série na velocidade baixa), mas acho pouco provável de ocorrer isto nas duas ao mesmo tempo...não custa averiguar...


Leonardosm1
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 06:42:07 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997
Contato:

Mensagem por Leonardosm1 »

Nesse esquema o pressostato tem 2 fios, no meu tem 4 fios


RaphaelVHC
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sábado 24 2016f Dezembro 2016 07:10:47 PM
Localização: São João de Meriti - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por RaphaelVHC »

Bange escreveu:
Amigo obrigado pela resposta, mas acho que o problema não seria os relês pois quando o ponteiro chega no lugar que ligava o primeiro estágio eu escuto o relê armar e a carga no motor aumentar, como se tivesse algo ligando ( assim como o segundo estágio tambem ouço o relê armar e logo em seguida a ventoinha arma. [/quote]

O fato de escutar o relé armar só significa que a bobina está boa...mas ao operar os contatos, pode haver um mau contato por oxidação ou desgaste que impedirão acionar corretamente a carga (ventoinha).

Pode estar havendo também um bloqueio parcial das ventoinhas que não rodam com baixa corrente (pois estão em série na velocidade baixa), mas acho pouco provável de ocorrer isto nas duas ao mesmo tempo...não custa averiguar...[/quote]

Obrigado amigo, vou olhar nessa semana ai dou a resposta aqui, tem algum esquema elétrico para que eu possa ver qual fio que vai para a ventoinha ( depois do relê de velocidade baixa )


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”