Galera, boa noite!
De umas semanas pra cá venho reparando que o líquido de arrefecimento do meu Corsa (07/07 Flex 1.0) vem baixando e uma vez por semana tenho que completar um pouco (acho que uns 150ml/semana, talvez).
Hoje parei para olhar e reparei que o líquido está vazando numa junta perto do bloco do motor. Não sei se realmente é o bloco do motor, pois não entendo muito de mecânica.
Estou colocando links de umas fotos para vocês darem uma olhada:
SEGUE:
https://ibb.co/mXYvWF
https://ibb.co/jrH0yv
Dá pra ver claramente o líquido vermelho. Eu encostei a mão e ele não está misturado com oléo. O carro está funcionando normalmente.
O que será que aconteceu?
Abraços!!
Líquido Arrefecimento Vazando pela junta do BLOCO. O q fazer?
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Duas alternativas ai: Algo do sistema de tubos ou mangueiras do arrefecimento atrás do cabeçote está quebrado vazando água. Caso tubulação está ok então está com o cabeçote empenado, vai ter que plainar
Abraços.
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Talvez não possa ser somente a troca de alguma junta?Adrianno Sakamoto escreveu:Duas alternativas ai: Algo do sistema de tubos ou mangueiras do arrefecimento atrás do cabeçote está quebrado vazando água. Caso tubulação está ok então está com o cabeçote empenado, vai ter que plainar
Abraços.
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Tem que investigar bem...pode ser por algum tampão do bloco alí por perto do filtro...o vento bate e o líquido espalha...
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Benge,Bange escreveu:Tem que investigar bem...pode ser por algum tampão do bloco alí por perto do filtro...o vento bate e o líquido espalha...
no meu olhar leigo, e após analisar bem, parece mesmo sair dali da junta do bloco. O vazamento começa alí e vai até do outra lado do bloco (na curvinha que da pra parte traseira).
Olhei bem e não consegui ver o vazamento vir de outro lugar.
Estou bem receoso, pois agora vem o medo de alguma trinca, empenamento do cabeçote ou até mesmo estar passando água pra dentro do motor.
Outras informações:
1 - O carro nunca ferveu nesses anos todos que está comigo.
2- O líquido de arrefecimento começou a baixar do final do ano passado (novembro, eu acho) pra agora.
3 - O carro está em perfeito funcionamento, sem falhar ou engasgos. A perfomance parece está OK.
4 - Olhei o óleo e não parece ter água ou outra coisa misturada. Como está faltando uns 1000km para a próxima troca, ele parece estar com a aparecia normal de óleo que já está ficando velho.
5 - Não notei presença de água no final do escapamento.
Muitas preocupações!
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Bom, ele tá espalhando pela ação do vento (normal ou da ventoinha), isso dificulta a identificação do ponto exato.
Sugiro vc dar uma boa lavada no motor (das velas para baixo), pulverizando querosene diluído e no final lavar bem só com água, deixar secar...colocar um papelão na frende da ventoinha (mais próximo ao motor), e deixar o motor funcionando por uns 30min ou mais, acelerando e mantendo em 3.000RPM, várias vezes durante este tempo...isto simula +- um uso normal.
Desligue o motor e enquanto esfria, observe bem (com uma luz), todos os pontos suspeitos...é o máximo que se pode fazer antes de partir para retirada e análise da junta/cabeçote.
Sugiro vc dar uma boa lavada no motor (das velas para baixo), pulverizando querosene diluído e no final lavar bem só com água, deixar secar...colocar um papelão na frende da ventoinha (mais próximo ao motor), e deixar o motor funcionando por uns 30min ou mais, acelerando e mantendo em 3.000RPM, várias vezes durante este tempo...isto simula +- um uso normal.
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Benge,Bange escreveu:Bom, ele tá espalhando pela ação do vento (normal ou da ventoinha), isso dificulta a identificação do ponto exato.
Sugiro vc dar uma boa lavada no motor (das velas para baixo), pulverizando querosene diluído e no final lavar bem só com água, deixar secar...colocar um papelão na frende da ventoinha (mais próximo ao motor), e deixar o motor funcionando por uns 30min ou mais, acelerando e mantendo em 3.000RPM, várias vezes durante este tempo...isto simula +- um uso normal.
Desligue o motor e enquanto esfria, observe bem (com uma luz), todos os pontos suspeitos...é o máximo que se pode fazer antes de partir para retirada e análise da junta/cabeçote.
é verdade! Não tinha pensado nessa questão da ação do vento/ventoinha sobre o local. Deve ser por isso que está mais espalhado.
Acabei de ligar para o mecânico e amanhã irei levar para ele dar uma olhada.
Quando chegar posto do veredito final.
Abs!
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Pessoal,
problema parcialmente resolvido.
O que aconteceu foi que uma peça de plástico (que fica na parte de trás do cabeçote) parecida com um cachimbo estava com o o-ring desgastado e estava vazando líquido de arrefecimento pela junta.
O líquido escorria por trás do cabeçote e ía até na parte da frente.
Vou anexar uma foto da peça.
Agradeço a todos pela ajuda.
problema parcialmente resolvido.
O que aconteceu foi que uma peça de plástico (que fica na parte de trás do cabeçote) parecida com um cachimbo estava com o o-ring desgastado e estava vazando líquido de arrefecimento pela junta.
O líquido escorria por trás do cabeçote e ía até na parte da frente.
Vou anexar uma foto da peça.
Agradeço a todos pela ajuda.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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