Líquido Arrefecimento Vazando pela junta do BLOCO. O q fazer?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
jlocately89
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Março 2015 12:01:43 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Líquido Arrefecimento Vazando pela junta do BLOCO. O q fazer?

Mensagem por jlocately89 »

Galera, boa noite!

De umas semanas pra cá venho reparando que o líquido de arrefecimento do meu Corsa (07/07 Flex 1.0) vem baixando e uma vez por semana tenho que completar um pouco (acho que uns 150ml/semana, talvez).

Hoje parei para olhar e reparei que o líquido está vazando numa junta perto do bloco do motor. Não sei se realmente é o bloco do motor, pois não entendo muito de mecânica.

Estou colocando links de umas fotos para vocês darem uma olhada:

SEGUE:
https://ibb.co/mXYvWF
https://ibb.co/jrH0yv

Dá pra ver claramente o líquido vermelho. Eu encostei a mão e ele não está misturado com oléo. O carro está funcionando normalmente.

O que será que aconteceu?

Abraços!!


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Duas alternativas ai: Algo do sistema de tubos ou mangueiras do arrefecimento atrás do cabeçote está quebrado vazando água. Caso tubulação está ok então está com o cabeçote empenado, vai ter que plainar

Abraços.


jlocately89
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Março 2015 12:01:43 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jlocately89 »

Adrianno Sakamoto escreveu:Duas alternativas ai: Algo do sistema de tubos ou mangueiras do arrefecimento atrás do cabeçote está quebrado vazando água. Caso tubulação está ok então está com o cabeçote empenado, vai ter que plainar

Abraços.
Talvez não possa ser somente a troca de alguma junta?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Tem que investigar bem...pode ser por algum tampão do bloco alí por perto do filtro...o vento bate e o líquido espalha...


jlocately89
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Março 2015 12:01:43 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jlocately89 »

Bange escreveu:Tem que investigar bem...pode ser por algum tampão do bloco alí por perto do filtro...o vento bate e o líquido espalha...
Benge,

no meu olhar leigo, e após analisar bem, parece mesmo sair dali da junta do bloco. O vazamento começa alí e vai até do outra lado do bloco (na curvinha que da pra parte traseira).

Olhei bem e não consegui ver o vazamento vir de outro lugar.

Estou bem receoso, pois agora vem o medo de alguma trinca, empenamento do cabeçote ou até mesmo estar passando água pra dentro do motor.

Outras informações:
1 - O carro nunca ferveu nesses anos todos que está comigo.
2- O líquido de arrefecimento começou a baixar do final do ano passado (novembro, eu acho) pra agora.
3 - O carro está em perfeito funcionamento, sem falhar ou engasgos. A perfomance parece está OK.
4 - Olhei o óleo e não parece ter água ou outra coisa misturada. Como está faltando uns 1000km para a próxima troca, ele parece estar com a aparecia normal de óleo que já está ficando velho.
5 - Não notei presença de água no final do escapamento.

Muitas preocupações!


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, ele tá espalhando pela ação do vento (normal ou da ventoinha), isso dificulta a identificação do ponto exato.

Sugiro vc dar uma boa lavada no motor (das velas para baixo), pulverizando querosene diluído e no final lavar bem só com água, deixar secar...colocar um papelão na frende da ventoinha (mais próximo ao motor), e deixar o motor funcionando por uns 30min ou mais, acelerando e mantendo em 3.000RPM, várias vezes durante este tempo...isto simula +- um uso normal.

Desligue o motor e enquanto esfria, observe bem (com uma luz), todos os pontos suspeitos...é o máximo que se pode fazer antes de partir para retirada e análise da junta/cabeçote.


jlocately89
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Março 2015 12:01:43 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jlocately89 »

Bange escreveu:Bom, ele tá espalhando pela ação do vento (normal ou da ventoinha), isso dificulta a identificação do ponto exato.

Sugiro vc dar uma boa lavada no motor (das velas para baixo), pulverizando querosene diluído e no final lavar bem só com água, deixar secar...colocar um papelão na frende da ventoinha (mais próximo ao motor), e deixar o motor funcionando por uns 30min ou mais, acelerando e mantendo em 3.000RPM, várias vezes durante este tempo...isto simula +- um uso normal.

Desligue o motor e enquanto esfria, observe bem (com uma luz), todos os pontos suspeitos...é o máximo que se pode fazer antes de partir para retirada e análise da junta/cabeçote.
Benge,
é verdade! Não tinha pensado nessa questão da ação do vento/ventoinha sobre o local. Deve ser por isso que está mais espalhado.
Acabei de ligar para o mecânico e amanhã irei levar para ele dar uma olhada.

Quando chegar posto do veredito final.

Abs!


jlocately89
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Março 2015 12:01:43 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jlocately89 »

Pessoal,

problema parcialmente resolvido.
O que aconteceu foi que uma peça de plástico (que fica na parte de trás do cabeçote) parecida com um cachimbo estava com o o-ring desgastado e estava vazando líquido de arrefecimento pela junta.

O líquido escorria por trás do cabeçote e ía até na parte da frente.

Vou anexar uma foto da peça.
download.jpg
Agradeço a todos pela ajuda.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”