Ok, vou fazer o meu último pedido pra tentar elucidar a coisa.
Preciso que vc faça umas medidas com o motor frio, da seguinte forma:
Sem desconectar nada, apenas com a chave ligada (motor não)
1 - Tensão da bateria
2 - Tensão em cima do sensor do painel
Ligue o motor e deixe em ML
3 - Tensão da bateria
4 - Tensão em cima do sensor do painel
Desligue o motor, desconecte o fio do sensor (não deixe o fio encostar em nada), ligue apenas a chave (motor não)
5 - Tensão da bateria
6 - Tensão no fio desconectado do sensor
Ligue o motor e deixe em ML
7 - Tensão da bateria
8 - Tensão no fio desconectado do sensor
Observação: é importante que o motor esteja frio e que as medidas sejam feitas o mais rápido possível para que o aumento da temperatura não influa nas medidas...prepare tudo antes...a estimativa é não ultrapassar 3 minutos para todas as medidas (eu levei 2).
Qual a Temperatura do Motor Correta?
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- :: Millennium ::
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Vou fazer esses testes e te aviso aqui
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Então Bange, ainda não consegui fazer os testes pq vou precisar de outro multímetro, mas resolvi fazer um teste diferente: desligar as ventoinhas e andar...
Com o carro em movimento constante a temperatura fica um pouco de nada abaixo do 90, quase nada mesmo, já se parar ela começa a subir rápido e eu tenho que ligar logo, 2° estágio continua em 95° e o carro sempre abaixa a temperatura até 90°. Então percebi que trocar o sensor não altera nada pq com carro em movimento sem ventoinha ligada ele fica quase igual, e com as ventoinhas, em um congestionamento ele mantém 92° que já é uma temperatura dentro da faixa... vi uns vídeos no youtube de vários corsas e na maioria dos videos ficam igual o meu, na mesma faixa de trabalho do meu.. tô super confuso viu kkk
Com o carro em movimento constante a temperatura fica um pouco de nada abaixo do 90, quase nada mesmo, já se parar ela começa a subir rápido e eu tenho que ligar logo, 2° estágio continua em 95° e o carro sempre abaixa a temperatura até 90°. Então percebi que trocar o sensor não altera nada pq com carro em movimento sem ventoinha ligada ele fica quase igual, e com as ventoinhas, em um congestionamento ele mantém 92° que já é uma temperatura dentro da faixa... vi uns vídeos no youtube de vários corsas e na maioria dos videos ficam igual o meu, na mesma faixa de trabalho do meu.. tô super confuso viu kkk
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Consegui fazer os testes hoje, segue os valores.
Sem desconectar nada, apenas com a chave ligada (motor não)
1 - 12.18
2 - 9.27
Ligue o motor e deixe em ML
3 - 14.40
4 - 9.65
Desligue o motor, desconecte o fio do sensor (não deixe o fio encostar em nada), ligue apenas a chave (motor não)
5 - 12.34
6 - 9.92
Ligue o motor e deixe em ML
7 - 14.45
8 - 10.46
Sem desconectar nada, apenas com a chave ligada (motor não)
1 - 12.18
2 - 9.27
Ligue o motor e deixe em ML
3 - 14.40
4 - 9.65
Desligue o motor, desconecte o fio do sensor (não deixe o fio encostar em nada), ligue apenas a chave (motor não)
5 - 12.34
6 - 9.92
Ligue o motor e deixe em ML
7 - 14.45
8 - 10.46
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Observo algumas diferenças...
1 - A tensão de sua bateria, quando motor ligado, na realidade é a tensão do alternador...está acima dos 13,8V do regulador original...me parecendo ser um regulador do tipo Fiat. Mas até aí tudo bem em termos de alimentação, só que suas ventoinhas irão trabalhar muito bem com esta alimentação, executando um trabalho melhor do que o normal, ou seja, melhoram a performance do arrefecimento forçado.
2 - A tensão em cima do sensor está correta, pois existe no painel um regulador de 10V, que alimenta tanto o sensor da temperatura como o medidor de combustível. Quando fiz a avaliação no meu carro, notei que a leitura nr 8, iniciava com +- 10V, mas a medida que o carro aquecia, esta tensão ia diminuindo, chegando a uns 7,5V (não correlacionei com a temperatura).
Estou viajando e qdo retornar vou apurar isso melhor e correlacionar com a temperatura do painel e também com a tensão de acionamento das ventoinhas...se vc puder fazer o mesmo, a gente compara depois.
1 - A tensão de sua bateria, quando motor ligado, na realidade é a tensão do alternador...está acima dos 13,8V do regulador original...me parecendo ser um regulador do tipo Fiat. Mas até aí tudo bem em termos de alimentação, só que suas ventoinhas irão trabalhar muito bem com esta alimentação, executando um trabalho melhor do que o normal, ou seja, melhoram a performance do arrefecimento forçado.
2 - A tensão em cima do sensor está correta, pois existe no painel um regulador de 10V, que alimenta tanto o sensor da temperatura como o medidor de combustível. Quando fiz a avaliação no meu carro, notei que a leitura nr 8, iniciava com +- 10V, mas a medida que o carro aquecia, esta tensão ia diminuindo, chegando a uns 7,5V (não correlacionei com a temperatura).
Estou viajando e qdo retornar vou apurar isso melhor e correlacionar com a temperatura do painel e também com a tensão de acionamento das ventoinhas...se vc puder fazer o mesmo, a gente compara depois.
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Certo, vou fazer isso então
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