Possuo um celta vhc 1.0 flex 2006. Ele possui o reservatório do líquido do arrefecimento acoplado no radiador. Então gostaria de saber como faço a colocação do líquido de arrefecimento, mas especificamente a sangria.
Nos fóruns da Internet só acho do celta.. Corsa.. Mas tudo com reservatório separado do radiador.
Mas no meu celta como faço, retiro o sensor de temperatura em baixo da bobina? pois o meu só tem esse sensor enbaixo da bobina. Obrigado
Como fazer a sangria do arrefecimento celta antigo
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Ajudou um pouco. Mas a dúvida é sobre a sangria mesmo do motor vhc. Pq no corsa antigo se fala muito em fazer a sangria pelo sensor de temperatura do painel. Mas o meu não tem ele. Só um tampão no lugar. O meu tem sensor apenas da ecu, que fica abaixo da bobina. Pode ser por ele? E se ficar ar dentro. Sai depois com a tampa do reservatório aberta e ligar o carro ?
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Qualquer sangria em qualquer carro, deve ocorrer pela parte mais baixa de todo o sistema, porém esta parte mais baixa nem sempre é conveniente ou fácil de proceder a esta operação (normalmente mais baixa de qualquer sistema é onde se localiza a bomba d'água), e acaba-se utilizando normalmente as mangueiras de acesso ao radiador.
Dessa forma o líquido não sai na sua totalidade, principalmente quando o motor está frio, pois a VT está fechada, e uma boa parte do volume fica retido nos vários compartimentos internos do motor.
Dentro deste cenário, qual a solução mais viável? São duas:
1 - Proceder a retirada do líquido (mesmo que não saia tudo), repor água limpa, rodar o motor por alguns ciclos de ventoinha e analisar se o líquido ficou límpido...repetir a mesma operação até que o líquido fique tão límpido quanto a água.
2 - Proceder a uma pequena sangria e ir repondo água limpa de forma contínua e lenta, este procedimento deve ser feito após a abertura da VT e deve ser bem vagaroso, de modo a que a VT não se feche (nos corsas acima de 92°C)...com isto a circulação se permanecerá constante em todo o sistema e em algum momento o líquido ficará tão límpido quando a água de entrada.
Seja pelo método 1 ou 2, é necessário se conhecer o volume total do sistema, pois quando se chegar a conclusão de que o sistema está apenas com água limpa, deve-se colocar exatamente no nível indicado (marcado no reservatório), e retirar uma quantidade de água igual ao volume a ser posto de aditivo (na forma concentrada, que é a que indico).
Ex.:
Volume total de 5 litros...40% de 5 é = 2...retira-se 2 litros de água e coloca-se 2 litros de aditivo
Volume total de 6 litros...40% de 6 é = 2,4...retira-se 2,4 litros de água e coloca-se 2,4 litros de aditivo.
Dessa forma o líquido não sai na sua totalidade, principalmente quando o motor está frio, pois a VT está fechada, e uma boa parte do volume fica retido nos vários compartimentos internos do motor.
Dentro deste cenário, qual a solução mais viável? São duas:
1 - Proceder a retirada do líquido (mesmo que não saia tudo), repor água limpa, rodar o motor por alguns ciclos de ventoinha e analisar se o líquido ficou límpido...repetir a mesma operação até que o líquido fique tão límpido quanto a água.
2 - Proceder a uma pequena sangria e ir repondo água limpa de forma contínua e lenta, este procedimento deve ser feito após a abertura da VT e deve ser bem vagaroso, de modo a que a VT não se feche (nos corsas acima de 92°C)...com isto a circulação se permanecerá constante em todo o sistema e em algum momento o líquido ficará tão límpido quando a água de entrada.
Seja pelo método 1 ou 2, é necessário se conhecer o volume total do sistema, pois quando se chegar a conclusão de que o sistema está apenas com água limpa, deve-se colocar exatamente no nível indicado (marcado no reservatório), e retirar uma quantidade de água igual ao volume a ser posto de aditivo (na forma concentrada, que é a que indico).
Ex.:
Volume total de 5 litros...40% de 5 é = 2...retira-se 2 litros de água e coloca-se 2 litros de aditivo
Volume total de 6 litros...40% de 6 é = 2,4...retira-se 2,4 litros de água e coloca-se 2,4 litros de aditivo.
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...continuando...
É comum ficar alguma parcela de ar no sistema...este ar é expulso naturalmente pela mangueirinha superior do radiador(que se liga ao reservatório), principalmente quando se aumenta a rpm do motor...mas isto só após a VT já estar aberta.
É comum ficar alguma parcela de ar no sistema...este ar é expulso naturalmente pela mangueirinha superior do radiador(que se liga ao reservatório), principalmente quando se aumenta a rpm do motor...mas isto só após a VT já estar aberta.
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Acho que interpretei mal, a sangria que eu falo.. Seria a hora de colocar o líquido (uso acdelco já diluído, pronto pra uso) na hora de colocar o líquido novo, deixo o sensor de temperatura aberto até sair o líquido. Que no caso. Seria o sensor embaixo da bobina. No meu caso não teria outro sensor. Mais acima.
Dizem que é nesse sensor que se retira o ar dos motor mpfi.. Só que o meu é vhc flex. Muda alguma coisa no sistema de arrefecimento entre eles?
Dizem que é nesse sensor que se retira o ar dos motor mpfi.. Só que o meu é vhc flex. Muda alguma coisa no sistema de arrefecimento entre eles?
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Esqueça essa história de retirada do ar pelo sensor abaixo da bobina, pois acima dela ainda tem espaço a ser preenchido pelo líquido e se vc retira o sensor, jamais o líquido irá preencher este espaço com o sensor retirado.
Também não recomento se utilizar deste artifício com o sensor do painel (para motores que o tem)...não precisa retirar nada, é só fazer o procedimento que descrevi acima.
Quanto ao líquido já misturado pelo fabricante, só o recomendo para COMPLETAR o nível...desde que o líquido não tenha baixado (sumido) do expansor, pois aí vc só estará completando e não substituindo...por outro, lado se esta ação for frequente, existe algum problema de vazamento que deve ser resolvido em definitivo.
Também não recomento se utilizar deste artifício com o sensor do painel (para motores que o tem)...não precisa retirar nada, é só fazer o procedimento que descrevi acima.
Quanto ao líquido já misturado pelo fabricante, só o recomendo para COMPLETAR o nível...desde que o líquido não tenha baixado (sumido) do expansor, pois aí vc só estará completando e não substituindo...por outro, lado se esta ação for frequente, existe algum problema de vazamento que deve ser resolvido em definitivo.
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