[Dúvida] - Qual aditivo comprar?

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wesleysampa
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[Dúvida] - Qual aditivo comprar?

Mensagem por wesleysampa »

Olá senhores, tudo bem?
Recentemente um dos canos do sistema de arrefecimento estragou e acabei perdendo todo o líquido, e agora preciso trocar, colocar o correto. O meu carro é um Corca Classic 2007/2008 Spirit Flex 1.0, estava dando uma pesquisada em qual produto devo comprar, mas tenho dúvidas sobre qual marca é ideal, esses dias estava no Koga Koga e conversando com um dos vendedores sobre o assunto, ele disse que o produto da Radiex possui muito mais água do que aditivo e que isso esta no site do Imetro, não sei se a informação é verdade, mas pesquisando vi vários posts de pessoas reclamando desse produto.

Bom, o meu intuito é pedir ajuda a vocês, o que costumam usar em seus corsas, marcas, quantidade ideal para o modelo do meu carro, pode ser que valha mais a pena comprar o original e pagar para trocarem e fazer a limpeza, ainda não me decidi. E qual é a diferença das cores dos líquidos, o que isso muda de carro pra carro, ou não tem nada a ver?

Desde, obrigado!
Wesley Rodrigues | Tecnologia | Bit + Bit
Bange
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Mensagem por Bange »

Pelo manual do seu carro, o aditivo é o Etilenoglicol, na proporção de 35 a 50% deste produto. Normalmente se usa a proporção de 40%.

Como a capacidade total de seu sistema é de 5,4l, vc deve colocar 2,16L do produto (concentrado), e o restante (3,24L),com água (preferencialmente desmineralizada)...não recomendo o produto já diluído...faça vc mesmo a diluição na proporção 40%.

A cor é apenas um capricho de cada fabricante e quanto a quantidade de água, somente um químico ou um órgão como o INMETRO, pode atestar...por isso prefiro as formas concentradas.

De fato o INMETRO já realizou testes com diversos fabricantes, condenando uns e atestando outros...não lembro o caso da Radiex, mas um dos aprovados foi o Paraflu (ou Coolant), que é o que uso...este teste já foi feito a pelo menos 2 anos e o reprovado pode já ter se enquadrado...ou os aprovados podem ter adulterado...como saber?

Para a limpeza do sistema, saiba que sem abrir o motor, vc jamais esgotará 100% do líquido e a saída é limpar, esgotar, limpar, esgotar...com água corrente, até que o pouco que sobrou no primeiro esgotamento, fique tão diluído que não faça nenhuma diferença.

Este processo de limpeza e esgotamento, nada mais é do que vc. abrir a mangueira inferior do radiador e esgotar o líquido (com motor frio), recolocar a mangueira...repor com água, ligar o motor por uns 20min, deixar esfriar e repetir o processo até que no esgotamento, o líquido que saia seja o mais límpido possível...seja de ferrugem (se não utilizava aditivo), ou da coloração do aditivo que usava.

Quando se sentir seguro de que o sistema está limpo, e após reconectada a mangueira, ponha os 2,16L do aditivo (concentrado), e complete o restante com água (preferencialmente desmineralizada), até o nível indicado no reservatório de expansão e pronto.

Se o seu reservatório de expansão estiver sujo (encardido), vc pode tentar melhorar retirando-o e pondo um pouco de areia grossa com água...chacoalhar bem até que fique satisfatório.
wesleysampa
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Mensagem por wesleysampa »

Obrigado pelas dicas.
Li em um post só não me recordo de onde, que esse modelo de carro o aquecimento do ar quente é feito através dessa água também e que é recomendado também trocar ela, mas onde fica esse reservatório? Apenas trocando o líquido já faz essa troca ou é preciso ir em outro local?
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gtmski
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Mensagem por gtmski »

Pelo teste do inmetro, os melhores na proteção dos metais no motor e cabeçote são o Bardahl e o Valeo Protect 100. O Delphi é feito pela mesma que fabrica o Valeo, a Peak Automotiva. Cuidado com o excesso de aditivo, pois a água destilada é mais eficiente em transferir o calor do que o monoetilenoglicol. Para trocar o líquido do aquecimento, deixe a posição de ar quente do painel interno central ligado durante o procedimento de "ligar o motor por uns 20min, deixar esfriar e repetir o processo" descrito pelo colega Bange. Particularmente eu gosto de deixar a tampa do reservatório de expansão do radiador meio aberta de um dia para o outro, sem ligar o carro, para que as bolhas de ar saiam do sistema depois de trocar o fluido. Cuidado com as tampas do reservatório de expansão que não são originais, nem sempre estão aferidas corretamente, prefira sempre as originais GM. Outro ponto interessante sobre peças originais é o próprio reservatório de expansão. O original tem alguns reforços de metal por dentro onde se faz o encaixe das mangueiras. E na hora de recolocar as abraçadeiras, veja a marca que elas deixaram nas mangueiras e as coloque na mesma posição de antes.
Bange
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Mensagem por Bange »

Sim, o aquecimento do habitáculo (cabine), é feito pela circulação do líquido do arrefecimento por um pequeno radiador embutido no painel.

Dependendo do modelo, o acionamento da válvula (que permite a circulação do líquido pelo pequeno radiador), pode ser por cabo, por vácuo (não sei se também elétrico), mas o objetivo é aproveitar o alto calor que o líquido do arrefecimento atinge ao passar por dentro do motor, para aquecer a cabine.
danielbraw
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Mensagem por danielbraw »

Bange escreveu:Pelo manual do seu carro, o aditivo é o Etilenoglicol, na proporção de 35 a 50% deste produto. Normalmente se usa a proporção de 40%.

Como a capacidade total de seu sistema é de 5,4l, vc deve colocar 2,16L do produto (concentrado), e o restante (3,24L),com água (preferencialmente desmineralizada)...não recomendo o produto já diluído...faça vc mesmo a diluição na proporção 40%.

A cor é apenas um capricho de cada fabricante e quanto a quantidade de água, somente um químico ou um órgão como o INMETRO, pode atestar...por isso prefiro as formas concentradas.

De fato o INMETRO já realizou testes com diversos fabricantes, condenando uns e atestando outros...não lembro o caso da Radiex, mas um dos aprovados foi o Paraflu (ou Coolant), que é o que uso...este teste já foi feito a pelo menos 2 anos e o reprovado pode já ter se enquadrado...ou os aprovados podem ter adulterado...como saber?

Para a limpeza do sistema, saiba que sem abrir o motor, vc jamais esgotará 100% do líquido e a saída é limpar, esgotar, limpar, esgotar...com água corrente, até que o pouco que sobrou no primeiro esgotamento, fique tão diluído que não faça nenhuma diferença.

Este processo de limpeza e esgotamento, nada mais é do que vc. abrir a mangueira inferior do radiador e esgotar o líquido (com motor frio), recolocar a mangueira...repor com água, ligar o motor por uns 20min, deixar esfriar e repetir o processo até que no esgotamento, o líquido que saia seja o mais límpido possível...seja de ferrugem (se não utilizava aditivo), ou da coloração do aditivo que usava.

Quando se sentir seguro de que o sistema está limpo, e após reconectada a mangueira, ponha os 2,16L do aditivo (concentrado), e complete o restante com água (preferencialmente desmineralizada), até o nível indicado no reservatório de expansão e pronto.

Se o seu reservatório de expansão estiver sujo (encardido), vc pode tentar melhorar retirando-o e pondo um pouco de areia grossa com água...chacoalhar bem até que fique satisfatório.
:/
Levei meu classic para fazer a limpeza do sistema de arrefecimento e pôr aditivo está semana.

Foi colocado um "limpa radiador" da radiex onde na sua embalagem dizia que era para deixar por 15 min com motor funcionando após armar o eletroventilador, mas o mecânico disse pra deixar "uma semana" e assim foi feito.

Retornando foi esgotado todo o líquido e o procedimento repetido até que a água saia limpa.

Ele encheu com água "torneira" mesmo e logo após "2 Lt" de aditivo da marca "wurth".

Até aí digamos que tudo bem, mas ao chegar em casa fui ler o rótulo da embalagem que havia tirado uma foto. Para minha surpresa o aditivo embora seja orgânico é "pronto para uso" e "monoglicol" e no manual pede "etilenoglicol".

Concluo que dessa forma foi colocado água com um pacote de refresco de morango hehehe, porque, o sistema não estará com os benefícios devidos.

O que devo fazer?
Vou lá e digo o que ele fez e peço pra colocar o produto concentrado?
Faz diferença significativa o monotilenoglicol do etilenoglicol?
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Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, em primeiro lugar, o que está escrito em manuais, bulas de remédio e rótulos, é pra ser seguido...caso contrário alguma consequência tem...pra melhor ou pra pior e só um engenheiro projetista, químico ou médico, poderá dizer.

No caso de monoglicol (ou mono etileno glicol) e etileno glicol, ambos são usados pela indústria automotiva para o mesmo propósito, ou seja, o de dar proteção corrosiva e alterar os pontos de congelamento e ebulição (em relação a água ura), nos líquidos do sistema de arrefecimento...tem os mesmos propósitos mas NÃO devem ser misturados entre si por razões químicas.

A indústria automotiva está ultimamente dando preferência ao monoglicol no lugar do etilenoglicol, por razões de longevidade:
Etilenoglico > 1 a 3 anos
monoglicol > 3 a 5 anos

Assim, o problema reside na diluição de cada um com a água, pois em menores proporções sua eficácia fica comprometida e em excesso é como um calibre 12 para matar um coelho, além do custo claro...

Não sei como calcular a proporção que encontra-se agora no seu carro para o devido acerto... para que vc não perca o dinheiro já investido, sugiro vc entrar em contato com o SAC da Wurth e expor o problema...certamente eles lhe darão suporte.
danielbraw
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Mensagem por danielbraw »

Bange escreveu:Bom, em primeiro lugar, o que está escrito em manuais, bulas de remédio e rótulos, é pra ser seguido...caso contrário alguma consequência tem...pra melhor ou pra pior e só um engenheiro projetista, químico ou médico, poderá dizer.

No caso de monoglicol (ou mono etileno glicol) e etileno glicol, ambos são usados pela indústria automotiva para o mesmo propósito, ou seja, o de dar proteção corrosiva e alterar os pontos de congelamento e ebulição (em relação a água ura), nos líquidos do sistema de arrefecimento...tem os mesmos propósitos mas NÃO devem ser misturados entre si por razões químicas.

A indústria automotiva está ultimamente dando preferência ao monoglicol no lugar do etilenoglicol, por razões de longevidade:
Etilenoglico > 1 a 3 anos
monoglicol > 3 a 5 anos

Assim, o problema reside na diluição de cada um com a água, pois em menores proporções sua eficácia fica comprometida e em excesso é como um calibre 12 para matar um coelho, além do custo claro...

Não sei como calcular a proporção que encontra-se agora no seu carro para o devido acerto... para que vc não perca o dinheiro já investido, sugiro vc entrar em contato com o SAC da Wurth e expor o problema...certamente eles lhe darão suporte.
Bom hoje fui na oficina fazer o pagamento e ele me falou que os representantes da wurth recomendam usar dessa forma.

Mas ainda fico com pé atrás e farei como o amigo comentou. Entrarei em contato com o SAC do fabricante.

Obrigado pela ajuda!
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Bange
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Mensagem por Bange »

Olha, nem na forma concentrada (supondo que ele não percebeu que já estava diluído), o procedimento é este...

Na forma concentrada, para se obter 40% de aditivo e 60% de água, o volume do produto gira em torno de 2 a 2,4 litros (depende se o carro tem ar quente), já na forma diluída vc colocaria 100% do aditivo (sem água)...e isto daria em torno de 5,4 a 5,8 litros (depende se tem ar quente).

Seguramente se a Wrth recomendasse o procedimento que ele executou, isto estaria descrito na embalagem e vc mesmo constatou que o que foi colocado foi o da forma já diluída.
danielbraw
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Mensagem por danielbraw »

Desta forma terei que procurar outra oficina, porque, trabalhando assim fica sem crédito.
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